quarta-feira, maio 06, 2009

Movimento “saia Gilmar”

O blog acata e divulga a proposição do Marcos Oliveira: “Olá Prof. Roberto. Tudo bem? Se me permite uma sugestão, seria interessante seu blog abordar um pouco mais aspectos da política nacional e não apenas regional. Quer um exemplo de assunto que está rolando nos "bastidores" da Internet? Visite o Blog http://www.saiagilmar.blogspot.com/ Um abraço. Marcos”.
PS.: Atualização às 23:54: Manifestação de 300 pessoas e 5 mil velas em frente ao STF em Brasília. Veja foto abaixo.

3 comentários:

Marcos disse...

Valeu Prof. Roberto!
Abs.

Marcos disse...

O resultado do movimento em Brasília, agora à noite (da Folha On Line):
"Um protesto pela renúncia do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, reúne cerca de 300 pessoas em frente à sede da Suprema Corte, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
Os manifestantes espalharam 10 mil velas pelo chão da praça dos Três Poderes.
O movimento afirma que a postura de Mendes no comando da Corte não representa o significado de Justiça. Argumentam que o presidente do STF atua a favor dos ricos, como na concessão do habeas corpus em favor do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, que foi preso durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
Os manifestantes espalharam 10 mil velas pelo chão da praça, além de faixas pedindo a saída de Mendes. Eles também estão pintando os rostos com as cores verde e amarelo --uma alusão aos "caras pintadas" que protestaram e pediram o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo, atual senador pelo PTB de Alagoas.
Mendes está no prédio do STF e participa da cerimônia do lançamento do Anuário do Judiciário, uma publicação que segundo o Supremo reúne o perfil dos homens e mulheres mais influentes do sistema de Justiça nacional. Os gritos de guerra dos manifestantes de "fora Gilmar" foram ouvidos durante o discurso do presidente do STF sobre o lançamento da revista.
Entre os manifestantes estavam políticos, magistrados, estudantes e servidores públicos. Algumas caravanas de Goiânia (GO) e de outros Estados próximos de Brasília também participam do protesto. O juiz Jorge Moreno, da Comarca de Santa Quitéria (MA), afirma que o excesso de poder de Mendes impede a consolidação da democracia. "É complicado quando uma pessoa assume uma postura autoritária e centralizadora", disse.
Um dos líderes do Movimento de Olho na Justiça, Pedro César Batista, disse que a intenção é pressionar o Congresso Nacional pela aprovação de um impeachment para destituir Gilmar Mendes da presidência do STF.
"O comportamento dele [Mendes] é parcial e antiético, e seus vínculos e sua história não são condizentes com os de um magistrado. Ele parece mais um parlamentar, não tem condição moral para ser presidente da Corte", afirmou Batista."

Anônimo disse...

Roberto,

A sugestão, ou melhor, o apelo de que seu blog não se restrinja ou, não se atenha ao regional, me parece pertinente.

Creio que vem de proposta sincera para ampliar o escopo das preocupações deste espaço privilegiado de informação e de formação de pontos de vista local.

É que, todos nos, desta ponta do estado, carecemos de desbravar novos horizontes, para além da atual precariedade de idéias e, ainda mais, das miseráveis práticas políticas hegemonicas que aqui prosperam e imperam.


Luciana Portinho