65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, maio 13, 2009
OHL também ganha concessão da BR-101 no Sul
Começou nesta terça-feira, a cobrança de pedágio no km 159 da BR-101, na cidade de Porto Belo (SC). Por lá carros de passeio pagam R$ 1,10. Quem administra o trecho é a concessionária Autopista Litoral Sul, da Construtora OHL, o mesmo grupo que opera a concessão da BR- 101, nos 320,1 quilômetros da BR-101 entre o Rio e o Espírito Santo.
Por lá estaria prevista a construção de um anel rodoviário, chamado de Contorno de Florianópolis, para separar o tráfego urbano da rodovia na região. Mas a data para início e conclusão das obras ainda está em discussão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Este pedágio na BR-101 no sul do país é a segunda praça a entrar em funcionamento. A primeira foi em Garuva. A previsão é de que até o fim de junho, também devem entrar em funcionamento as praças de Araquari, no norte catarinense, e em Palhoça, na Grande Florianópolis, num total de quatro pontos de cobrança só no estado de Santa Catarina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Professor, por que só ´tem praças de pedágios até a divisa e nenhuma no Estado do Espírito Santo?
Porque o trecho concedido foi entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa com o estado do Espírito Santo.
Este trecho do ES até a divisa com a Bahia teve sua concessão adiada a pedido do governo estadual, mas consta que o fato poderá ocorrer até o início do ano que vem.
Professor,
Para seu conhecimento, a concessão Autopista Litoral Sul foi outorgada em fevereiro de 2008, tendo como objeto a exploração do Lote 7 do Programa de Concessões Rodoviárias Federais, o no mesmo período da concessão da BR-101 RJ.
O prazo da concessão é de 25 anos, encerrando-se em fevereiro de 2033. Esta concessão administra 382,3 Km, contendo 5 praças de pedágios bidirecionais, por onde estimamos (dados de proposta) que trafegarão aproximadamente 365.000 veículos-equivalentes por dia.
Fonte: www.ohlbrasil.com.br
VAMOS PESQUISAR, PROFESSOR !!!
o cronograma de duplicação da BR 101 no RJ está atrasado. De Rio Bonito a Rio Dourado deve estar concluido em 3 anos e ainda nem começaram as obras!
Postar um comentário