65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, junho 29, 2009
Alerj fará audiência pública amanhã para analisar pedágios e concessão na BR-101
Da Ascom da Alerj:
“A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para Fiscalizar e Acompanhar o Processo de Concessão e Obras da BR-101 vai realizar uma audiência pública nesta terça-feira (30/06), às 11h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, que fica no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. A reunião tem como objetivo avaliar os investimentos feitos pela concessionária Autopista Fluminense na rodovia e os impactos causados aos municípios próximos”.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Glauco Lopes (PSDB), a ideia é reunir a empresa responsável pela BR-101, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e prefeitos, vereadores e moradores para avaliar os impactos positivos e negativos com o início da cobrança de pedágio. "Queremos saber como o pedágio impactou na realidade de quem convive com ele. Já que muitos moradores e proprietários rurais passam por essas praças diversas vezes por dia, na maioria delas para trabalhar" destacou Lopes.
O trecho da BR-101 que vai da ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo, com 320 quilômetros, passou a ser administrado pela Autopista Fluminense em 14 de fevereiro de 2008. Em agosto, após os primeiros seis meses do contrato, a concessionária passou a oferecer os serviços de atendimento ao usuário. Até agora quatro das cinco praças de pedágio estão em funcionamento. As duas localizadas em Campos dos Goytacazes e a de São Gonçalo iniciaram a cobrança em fevereiro. Em maio foi a vez da de Casimiro de Abreu entrar em funcionamento. Ainda não há previsão de quando a última, entre os municípios de Rio Bonito e Silva Jardim, entra em operação. A tarifa em cada pedágio é de R$ 2,50”.
PS.: Atualizado às 17:20: Segundo a sempre bem informada jornalista Jô Siqueira a Alerj acaba de adiar a referida audiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Professor Roberto Moraes, a Alerj acabou de informar que esta audiência foi cancelada. Nova data será divulgada posteriormente
Postar um comentário