terça-feira, junho 09, 2009

Boa análise sobre a questão do blog da Petrobras

Elafoi feita pelo jornalista e publicitário Hayle Gadelha em seu blog: "Blog da Petrobras X Mídia: quem tem medo de quem?" "Vamos colocar claro uma coisa: a Mídia não pode ter medo da informação, tem que ter medo da manipulação da informação. Se a Petrobras criou o seu blog Fatos e Dados para manipular informações, tem que ser não apenas criticada, mas denunciada. Se, ao contrário, ela criou o blog para combater possíveis manipulações, para dar mais transparência e maior alcance às informações da empresa, ela tem que ser aplaudida. Fui conhecer o blog da Petrobras e, sinceramente, não vi nada além do necessário. Um blog simples e objetivo, que defende e promove a empresa. A Folha de hoje tem reportagem dizendo que "Estatal omite dados antigos na internet". Mas notei que o blog se apresenta assim: "Neste blog, apresentaremos fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Leia, comente e divulgue para seus amigos". Por que tanta reação contrária, então? Há dois motivos, na minha opinião. O primeiro, é político. A Mídia na verdade quer combater tudo que está associado ao Governo Lula. O segundo é de luta pela sobrevivência. A Mídia tradicional ainda não sabe como reagir aos novos meios surgidos com a internet, e parte para o desespero. Se o jornalista quer assegurar a divulgação em primeira mão de sua reportagem ou entrevista, isso, obviamente, pode ser discutido. Como disse o Ministro Franklin Martins, "é uma questão de 'conversar' com a empresa para que o conteúdo seja divulgado depois da publicação das matérias, não antes". Acho que o bom relacionamento é possível e hoje a própria coluna (excelente) Toda a Mídia da Folha dá um exemplo, ao apresentar link para o blog Fatos e Dados em notícia sobre a participação de Sérgio Gabrielli no Roda Viva. O que a Mídia conseguiu de fato foi propaganda gratuita para o blog".

Nenhum comentário: