Atualizado às 12:48: Veja como e para que a idea da turma de Quissamã pode ser utilizada, em praças públicas, observando a foto e a nota, na prestigiada coluna do Ancelmo Gois, que saiu na edição de ontem de O Globo. Nela, o jornalista chama a atenção para o uso generalizado que o celular tem na nossa sociedade, mostrando um catador de papel pegando uma carona numa tomada, pendurada num poste de uma praça para carregar seu celular. Uma coincidência que a rede virtual da internet mostra em termos de sugestões ao poder público. Para ver a imagem abaixo em tamaho maior clique sobre ela.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, junho 09, 2009
Carregador solar de celular
Alunos do Núcleo Avançado do IFF Fluminense em Quissamã que funciona em parceria com a prefeitura local desenvolveram um carregador solar para celulares. O projeto com base ecológica foi desenvolvido por três alunos do curso de Eletrotécnica, Ana Arzelina Barreto Rangel, Aristóteles Amorin dos Santos e Tatiana Magaldi dos Santos, a partir da orientação dos professores Alcemir Gama de Oliveira, Anthone Mateus Magalhães Afonso e Sérgio Inácio da Rosa.
O projeto utiliza placa de captação de luz solar que é transformada em energia elétrica armazenada em baterias e depois disponibilizada em tomadas comuns que servem para carregar celulares ou ainda ter outra utilização. O uso generalizado de celulares gera demandas para uso de tomadas que assim poderiam ser utilizadas em locais públicos.
Mais que uma invenção propriamente dita, o mecanismo permite a divulgação de soluções ambientalmente corretas por parte dos alunos. Assim, os alunos do IFF em Quissamã vão desenvolvendo o espírito de inovação aliado a busca de soluções ambientalmente corretas para demandas simples da população.
PS.: Foto Ascom do IFF.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Prof. Roberto Moraes e amigos do blog:
Ótima iniciativa, principalmente se a mesma estiver ao acesso da população, pois todos sabemos que tais "células" são de alto custo e inacessíveis ao cidadão comum.
Se esta tecnologia puder ser barateada, tornará as possibilidades de geração de energia acessível a todos.
Obrigado pela atenção.
Painéis brancos para captação de luz (energia térmica)? Stefan–Boltzmann neles!
Ao Rafael:
Os idealizadores do crregador informam que o painel de captação é preto. A foto contra a luz é que passou a idea dele ser branco.
Ao professor Isaac:
Os idealizadores pensaram exatamente isto, a adoção da idea em espaços públicos. Como o celular é cada vez mais utilizado por toda a população que muitas vezes se vêem pauros por falta de carga na bateria, uma tomada carregada pela energia solar resolveria seu problema.
Sds.
Postar um comentário