"A Faculdade de Medicina de Campos (FMC) vai proporcionar aos seus alunos a oportunidade de intercâmbio nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa. O primeiro passo para concretizar a parceria com o International Institute Of Educacion, entidade que promove a integração das instituições de ensino superior no mundo, foi dado durante a participação do diretor da FMC, Nélio Artiles, no Brazilian International University Managers Tour, realizado no final de maio nos Estados Unidos. Durante uma semana, Nélio Artiles, único representante do Estado do Rio no evento, visitou universidades em Stanford, Berkeley, São Francisco e Califórnia, assistiu a conferências e fez contatos com dirigentes de instituições do Brasil e estrangeiros.
Dentre as novidades que trouxe do evento, está a possibilidade de desenvolver programas que beneficiem os alunos em áreas como inglês médico, além de estágio em serviços hospitalares, instalação de programas de informática específicos para a área acadêmica e cursos à distância com universidades de vários países.
— A conversa já avançou desde que cheguei dos Estados Unidos, na semana passada. Recebi, inclusive, um email da reitoria da universidade que visitamos em Stanford, demonstrando interesse em realizar várias parcerias. É muito importante esse contato, essa integração, sobretudo levar o nome da nossa escola e o nome de Campos, de forma positiva, para fora do país — disse o diretor da FMC.
Segundo Nélio Artiles, que também preside o Fórum Interinstitucional dos Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), o intercâmbio, programa que deverá ter início a partir do próximo ano, vai permitir também que universitários de outros países passem temporadas estudando na FMC.
— Essa troca de experiências é fundamental. Pode parecer clichê dizer isso, mas no mundo globalizado não podemos pensar de outro jeito. Temos que estar integrados, inteirados, inseridos nesse novo processo que torna vital a troca de experiências, de culturas — definiu".
2 comentários:
Parabéns, professor Nélio Artiles!
São iniciativas como esta que contribuem fortemente para uma melhor inserção da comunidade universitária no mundo real.
É preciso um enorme esforço local para remeter o destino da cidade para alem de uma visão provinciana, largamente predominante.
Sucesso na empreitada!
Parabéns, Dr. Nélio!
Parabéns... a sua equipe de trabalho!
Postar um comentário