65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, junho 05, 2009
Polícia Civil marca atuação com a Operação Alta Tensão!
Há que se destacar o fato de toda o desenrolar da Operação Alta Tensão ter sido desenvolvida pela Polícia Civil do estado, sempre muito questionada. Num procedimento, mais comumente visto em operações da Polícia Federal, os policiais civis comandados pelo delegado Ivailson Sardinha cumpriram um bom trabalho.
Aliás, não se pode deixar de registrar o comando discreto do delegado com atuação basicamente técnica, que, pelo que se percebe vem desde o desenrolar do inquérito até a operação desta sexta-feira.
Quem acompanhou mais de perto a mega-operação, destaca a sua organização, sem lances de pirotecnica, mas aparentemente, com a segurança que a população deseja ver por parte daqueles que têm a responsabilidade de zelar pelo que é público, em todas as suas nuances, inclusive, a da boa gestão da coisa pública.
Quanto aos detidos e denunciados, por lei, após os depoimentos e a apresentação das provas e contraprovas poderão se defender das acusações a que estão sendo submetidos. Particularmente, eu lamento a existência dos desvios que estão sendo divulgados.
Lamento ainda pela sequência de escândalos e acusações sobre malversação de recursos públicos em nossa Campos dos Goytacazes. Eles estão se sucedendo num processo que parece não ter fim. Sinto tristeza em ver a oportunidade da existência do petróleo e dos royalties conquistados se esvaírem pelos dedos de nossos gestores.
Porém, não há como deixar de ter esperança em ver outros servidores públicos cumprindo o seu papel de fazer valer a lei, mesmo que o seu cumprimento seja mais adiante relaxado. O caráter pedagógico destas ocorrências podem não produzir mudança de valores em nossos conterrâneos, mas podem fazê-los enxergar que o Controle Social é um outro valor importante a ser perseguido como forma de fazer as pessoas trabalharem corretamente. Sigamos em frente!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Professor,
quero te dar os parabéns pelos três últimos parágrafos desta postagem. Ela reflete o que muitos campistas de bem, de caráter, desejam.
Que não haja mais corrupção, não haja mais desvios de recursos, para contas escondidas em paraísos fiscais, ou nos bolsos ou em paredes de apartamentos.
Queremos sim, que os recursos sejam bem investidos, em programas de responsabilidade e justiça social.
Em projetos de saneamento, drenagem, irrigação das lavouras, asfaltamento de estradas vicinais, melhoria das redes públicas de ensino, saúde.
Melhoria de atendimento nos serviços de transporte. Respeito as leis, e ao cidadão de uma forma geral.
Há muito tempo atrás eu fiz um comentário sobre a vinda do governador capixaba Paulo Hartung. Disse na oportunidade que se tivessemos homens como os quatro capixabas que citei, Campos não estaria nessa situação, estaria certamente, trezentos anos à frente de seu tempo. Mas infelizmente, a facilidade com que os royalties brotavam nos cofres públicos, fez com que algumas pessoas perdessem completamente a noção do que é certo e do que é errado.
Trilharam o caminho errado...
Pena que a Justiça seja tão lenta....
Só espero que ela comece a agir mais rápido, e um dia possamos ouvir da polícia que o dinheiro perdido está sendo devolvido aos cofres públicos.
Desejo que o senhor continue o seu trabalho, vendo as coisas por um ângulo, enquanto nós do outro lado enxergamos as coisas sobre outro prisma, mas que com diálogo, e com a observância das leis, possamos criar uma terceira via, que nos agrade, mas agrade principalmente, àqueles a quem os governos devem trabalhar, por uma Campos melhor, o povo.
Abraços e saudações....
Em meio a mais um lamentável episódio de operação policial em nossa cidade para promover a prisão, ao menos que temporária, de pessoas envolvidas em acusações de malversação de dinheiro público, surge um movimento, liderado pelo cientista político da UENF, Dr. Hamilton Garcia, visando criar um Observatório Social para que a sociedade saia da figura de mero espectador e avance rumo ao controle efetivo dos atos dos políticos para que nosso município não mais seja capa destas vergonhosas manchetes policiais.
O Dr. Hamilton Garcia está liderando a criação deste importante movimento através da análise acurada de movimentos semelhantes já criados por outros municípios de nosso país que também passaram por escândalos políticos, como o Município de Ribeirão Bonito - SP, que acabou criando o AMARRIBO, importantíssimo movimento de controle social que serve de modelo para municípios como o nosso.
A idéia principal do movimento é concentrar ações da sociedade organizada em prol do efetivo controle externo dos atos administrativos visando coibir a corrupção e, concomitantemente, buscar identificar as principais necessidades da comunidade para impor uma política participativa em prol do desenvolvimento e da melhoria de qualidade de vida dos cidadãos municípes.
Assim, acredito que nossa sociedade pode e deve contribuir de forma efetiva para evitar que novas operações policiais desta natureza se repitam diante dos olhos dos filhos de nossa Planície Goytacá, bastando que nós, os pais legitimados deste importante movimento, estejamos unidos e efetivamente atuantes na defesa dos reais interesses de nossa sociedade.
O Prof. Dr. Hamilton Garcia está organizando a 1ª Conferência de Controle Social em nossa cidade, a ser realizada provavelmente no dia 24/06/2009, às 18:30 horas, no auditório do IFF (antigo CEFET), que contará com a presença de importantes representantes de outros movimentos criados pelo nosso pais, sendo certo que a participação de todos nós representará a nossa imediata resposta contra esta maléfica prática de corrupção que se alojou de forma descarada em nossa cidade.
Portanto, é hora de mobilização e não de simples espectação.
Postar um comentário