O presidente de Honduras, Manuel Zelaya havia convocado um plebiscito para referendar sua proposta de estender o mandato presidencial por mais quatro anos. O Congresso foi contra. O Tribunal Constitucional declarou o referendo ilegal. Nesta crise um grupo de militares prendeu neste domingo o presidente de Honduras numa "aparente" tentativa de golpe de estado, pouco antes de o país iniciar um plebiscito para tentar reformar a Constituição. O presidente foi preso em sua residência e levado pelos militares para a base aérea nos arredores da cidade.
Agora a notícia mais nova que chega é que o presidente Zelaya foi transportado em avião militar hondurenho e sob a guarda dos militares que o depuseram para Costa Rica "onde se encontra salvo e salvo na qualidade de "hóspede" do país".
Segundo o blog do Noblat: "o avião aterrisou há pouco mais de uma hora no aeroporto Juan Santamaría. Também o blog informa que o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, manifestou sua preocupação com a situação em Honduras e pediu respeito aos ritos democráticos. A Organização dos Estados Americanos convocou uma reunião de emergência. Há tanques nas ruas da capital de Honduras e as emissoras de rádio pedem que a população se mantenha em casa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário