65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, junho 28, 2009
Reunião do Núcleo de Pesquisa em História Regional (NUPEHR)
O blog recebeu por e-mail da Rafaela Machado a informação que segue resumida abaixo. A instalação do núcleo é uma ótima medida. O blog deseja que o Núcleo produza ações para além das que já são desempenhadas pelas instituições de ensino, pesquisa e outras instaladas na região e que possa conseguir dar visibilidade a assuntos, ainda demasiadamente escondidos, em estantes públicas, ou escritórios particulares e individuais:
“A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira, 25 de junho de 2009, 14 horas na FCJOL com cerca de 25 pessoas presentes. O encontro tratou de delimitar as necessidades para o prosseguimento do Núcleo e a pauta para a próxima reunião. O primeiro a falar foi o presidente da Fundação Jornalista Oswaldo de Lima, Avelino Ferreira, e depois o diretor do Arquivo Público de Campos, Carlos Freitas. Feito isto, iniciou-se o debate entre os participantes”.
Ficou resolvido que para a próxima reunião devemos todos olhar o regulamento, que segue em anexo, para aprová-lo, ou não, no próximo encontro. É muito importante também, estabelecermos a Coordenadoria, nem que seja provisória. Devo lembrar que devemos compor uma diretoria de pelo menos um coordenador, um vice-coordenador e um secretário.
Foi levantado pela professora Neila Ferraz que para que o Núcleo tenha visibilidade, o mesmo deve contar com um considerado número de professores doutores, para que dessa forma, seja mais fácil a obtenção de financiamento.
No momento, o Arquivo Público Municipal cedeu um espaço no site da instituição para a divulgação de artigos com os conteúdos das pesquisas e disponibilizou uma sala para as atividades do Núcleo de Pesquisa.
Para, além disso, devemos delimitar as possíveis linhas de pesquisa. A professora Sylvia Paes propôs trabalhar com a questão do indígena em Campos e Neila Ferraz com administração pública, entre outros. Em anexo mandarei também uma listagem com alguns temas levantados que devem ser "arrumados" em linhas de pesquisa.
Ficou resolvido que as reuniões acontecerão mensalmente e que a próxima realizar-se-á provavelmente no dia 13 de agosto, quinta-feira, no auditório da FCJOL, mas ainda confirmaremos a data e o local.
Devo lembrá-los da importância do Núcleo para a história da nossa região, bem como do incentivo dado pelo mesmo às pesquisas em temas diversos. A continuidade do NUPEHR depende de todos nós”.
Att.Rafaela Machado".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário