domingo, julho 05, 2009

“Bom de pedal”

Na cidade que já foi junto com Joinville, SC, a maior consumidora de bicicletas do país, que tem um trânsito na área central caótico, um transporte coletivo deficiente, que é uma baita planície e que tem muita gente com problemas de saúde que bem poderiam ser reduzidos com atividades físicas, é bom ver a iniciativa do Sesc Campos. Desde ontem, todos os sábados, até o último do mês de agosto, no dia 29 de agosto, o Sesc Campos está organizando e coordenando dentro da programação intitulada “Urbanidades" o projeto 'Bom de Pedal'. O objetivo é o de incentivar a prática da utilização da bicicleta como ferramenta de transporte urbano. A proposta é a de passeios ciclísticos envolvendo as diversas faixas etárias, saindo sempre do Sesc aos sábados, às 17 horas. As inscrições podem ser feitas na hora ou previamente, no setor de Esporte e Lazer do Sesc, de 3ª à 6ª das 12h ás 21h. A participação é gratuita. O blog já tocou no assunto ao se referir a experiências de implantação de ciclovias em outras cidades do país. Um deles foi da cidade paulista de Sorocaba que tem 66 quilômetros de ciclovias e teve o assunto abordado junto de outros temas em outubro de 2007. (Veja aqui). Além disso, o blog tomou conhecimento através do professor Luciano D´angelo, outro adepto e estimulador do uso de bicicletas e de políticas públicas para o setor, que a professora Fátima Pereira, do curso de Edificações/Estradas do IFF, desenvolve uma pesquisa, no mestrado em Gestão da Cidades na UcamCampos, sobre o tema para sua dissertação. Neste processo, junto com um grupo de pessoas interessadas têm se reunido para pensar um seminário para aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Enquanto isso, o blog também soube que alunos do curso de Arquitetura do IFF (ex-Cefet), do Isecensa e da Fafic também andam discutindo e projetando alternativas sobre o tema. Por tudo isso, o projeto do Sesc é uma ótima alternativa para a gente propor que todas estas instituições e mais, a Prefeitura de Campos possam desenvolver, planejar e implantar políticas públicas para o tema. Estas políticas têm custos baixos quando comparados a muita coisa que vem sendo feita por aí. Aliás, uma das propostas de campanha previa: “construção de ciclovias nas principais avenidas de acesso ao centro cidade” (confira aqui) poderia deslanchar usando esta provocação como partida. Assim, enquanto as pessoas e instituições se organizam vamos ao “Bom de pedal” saindo aos sábados às 17 horas do Sesc Campos, que está de parabéns por mais esta boa iniciativa.

6 comentários:

Prof. Isaac Esqueff disse...

Professor Roberto Moraes e amigos do Blog:

Como profissional de Educação física, há tempos venho defendendo a necessidade da preparação, ampliação e interligação de todos os bairros a uma rede de ciclovias como forma de minimizar os problemas do caótico trânsito e em contrapartida, promover a melhoria da qualidade de vida da população através da prática do ciclismo profilático.

É uma pena que tal tese não seja defendida e acolhida pelas secretarias competentes, pois os impactos negativos continuam a incidir no trânsito conturbado e na saúde cada vez mais abalada de nossa população.


Parabéns ao Sesc pena iniciativa.


Abraços a todos.

Bike Sem Limites disse...

Sem dúvida que a iniciativa é louvável e deve ser apoiada, mas não podemos nos ater apenas a construção de ciclovias - que, aliás, é de suma importância - para melhorar os problemas de trânsito da cidade. A educação de motoristas e ciclistas são fundamentais para que as pessoas se sintam seguras ao sair pelas ruas com as suas bicicletas.
Outro ponto fundamental diz respeito a cultura que valoriza demais o automóvel. Só para ilustrar cito dois exemplos:
1- Recentemente ao adentrar no estacionamento de um determinado banco, fui informado pelo funcionário que eu não poderia colocar a minha bicicleta no estacionamento. Com alguma conversa consegui prendê-la junto a grade frontal pelo lado de dentro.
2- Há poucos dias um colega entrou com a sua bicicleta no estacionamento de um shopping center da cidade e também foi proibido de lá deixar a sua bicicleta até que a discussão chegou ao gerente que a muito custo permitiu que a bicicleta ficasse junto ao seu próprio carro.

Espero que atitudes como o projeto Bom Pedal deem frutos e ajudem a sociedade a valorizar o uso da bicicleta.

Um abraço.

Um "cicrista" disse...

Como cidadão e principalmente como ciclista exijo, como pagador de impostos, que façam ciclovias em Campos em suas principais ruas. Mesmo vendo que há uma mobilização mesmo que embrionária dessa vontade nas grandes cidades, devemos nós também da terra dos goitacás exigir uma posição dessa prefeitura e não ficar aguardando a próxima falsa promessa de um próximo prefeito. Crescem muito a quantidade de carros na cidade como também a falta de educação no trânsito de todos seus participantes(inclusive ciclistas e pedestres), mas não é por isso que os ciclistas tem que ser cerceados, empurrados para a calçada ou na contra-mão nem muito menos fechados, aguardando a boa vontade de uma prefeitura em limitar uma faixa como ciclovia.
Além disso, neste desestruturado trânsito de Campos, usar a bicicleta, além de não poluir, fazer bem à saúde é o meio mais rápido de ir e voltar ao trabalho/escola/casa na hora do rush.

Clinio Amaral disse...

Posto aqui, novamente, um comentario que fiz quando da exposiçao das promessas da campanha de Rosinha Garotinho, por julgar oportuno em face do assunto exposto, que é a criaçao de ciclovias na cidade:

Clínio said...
As propostas são muito boas. Espero que não fiquem apenas no papel. Com relação à ciclovia, é um item fundamental para o deslocamento de milhares de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte primeiro, mas há que vir, com a ciclovia, uma campanha de conscientização para que os motoristas mal educados respeitem os ciclistas. Quanto ao projeto de urbanização que inclui a dragagem do canal Campos x Macaé, por que nao aproveitar e investir na sua navegação? Aliás, Campos dispõe de recursos hídricos suficientes para a adoção do transporte marítimo, mesmo que em pequenas proporções ou fins turísticos como um passeio de barco para São João da Barra ou São Fidélis... Seria realmente um atrativo!

José disse...

Prof.,

Adoro bicicleta e gostaria que a minha cidade tivesse mais ciclovias. Hábito saudável, faz bem o coração e outras coisas mais...

Um "cicrista" disse...

Lendo o comentário do rapaz do "Bike sem Limites" venho aqui acrescentar outra reivindicação deveras útil e que venho sofrendo na própria pele: a necessidade de bicicletários ou mesmo um ponto de estacionamento para bicicletas em bancos, centros de compras e shoppings.
Quando vou a uma padaria ou a um banco (principalmente), tenho que inventar um lugar para prender minha bicicleta nos postes. Se precisar no Itaú ou no BB então nem em poste dá para prender.
Bicicleta é meio de transporte, sim!!!