No belo balneário da região dos Lagos foi estruturada uma experiência piloto, com todas as etapas do cadastramento biométrico, que visa já nas eleições de 2010, ter cerca de quatro milhões de eleitores em todo Brasil cadastrados para a utilização da nova tecnologia que exige a digital de um dos dedos do eleitor para o reconhecimento de sua identidade.
Em Búzios o TRE do Rio está realizando desde o dia 15 de junho e vai até 14 de julho o cadastramento de todos os eleitores do município hoje em número de 20.124 eleitores. Segundo planejamento do TSE, a expectativa é de que até a eleição de 2018 todo o eleitorado brasileiro esteja cadastrado, eximindo assim, o eleitor da apresentação do título de eleitor, ou qualquer outro documento, no dia da eleição.
A cada dia aperfeiçoa-se e eliminam-se paulatinamente algumas das formas de burla no sistema de captação de votos. Resta agora aguardar fórmula capaz de evitar a compra de voto. Ou melhor, a sua entrega.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, julho 02, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário