65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, julho 09, 2009
Lá as pessoas enriqueceram e envelheceram, aqui não!
O Brasil está envelhecendo com uma rapidez maior que muitos países desenvolvidos. Em 2025 o país terá duas vezes mais habitante, com idade superior a 60 anos (inclusive este blogueiro, assim espero!) que hoje, quando já são de 19 milhões de pessoas, segundo o IBGE. A previsão para 2050 é de 70 milhões de pessoas com mais de sessenta anos.
Segundo especialistas, isto gera um enorme desafio a ser superado. Estes avaliam que o fato pode contribuir para uma crise socioeconômica porque o ritmo de crescimento é muito mais acelerado aqui, onde se tem estruturas mais deficientes, do que nos outros países.
Nesta linha de raciocínio, estes mesmos especialistas, afirmam que por aqui as políticas públicas para esta faixa da população já são e serão ainda mais importantes do que nos países desenvolvidos onde há mais e melhores condições a serem oferecidas aos idosos. Dizem eles: lá, eles enriqueceram e envelheceram. Aqui não!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Enqto o governo não entender q o importante é termos uma infra-estrutura digna, com saúde, educação e saúde de primeiro mundo... isso nunca vai acontecer.
Roberto,
Também espero chegar lá. Minha mãe tem mais de 90 anos. Sei o quanto sofre por falta de políticas públicas quanto a esse fator.
É de bom alvitre que tenhamos políticas públicas que ampare os idosos. Não o que se se faz, ou seja, politicagem, em troca de votos.
Acho que esses que procedem dessa maneira irão arcar com seus atos. Aqui ou acolá.
E haja cálculo atuarial para segurar a seguridd social...rs
Postar um comentário