65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, julho 02, 2009
Petrobras planeja ilha artificial para apoiar exploração do pré-sal
Informações sobre como a Petrobras planeja trabalhar a exploração na camada pré-sal que fica mais distante do continente do que as atuais rservas:
"Uma espécie de ilha artificial com heliporto, armazéns e alojamentos tende a ser a solução para o sistema de transporte de pessoas e cargas leves para o pré-sal. Inédito na indústria do petróleo, o modelo que consiste num ponto de apoio está em estudo na Petrobrás, e seguirá soluções logísticas observadas na indústria de aviação civil e em centros de distribuição de grandes redes de varejo.
A expectativa é que o “hub” seja totalmente implantado até 2015, quando o pré-sal terá 11 plataformas de produção. A opção logística mais plausível para resolver o problema de distâncias superiores a 300 km será mesmo criar plataformas modulares a mais de 250 km de distância da costa. Seriam hubs com vários módulos.
A princípio, os trabalhadores fariam o percurso da costa até o hub concentrador a bordo de confortáveis navios de até 300 passageiros. De lá, seriam distribuídos para os vários campos do Pré-sal.
Este esquema seria acoplado ao Sistema de Proteção Marítima da Marinha do Brasil. Seria mais eficaz e produtivo que um dos módulos do hub fosse da Marinha. Para tal, Petrobras e Marinha precisam trabalhar e pesquisar conjuntamente as alternativas para a Produção e para a necessária Defesa do Pré-sal".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário