65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, julho 25, 2009
Rodovia Macaé-São João da Barra
Ontem no Açu, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes(*), quando acompanhava a comitiva do ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, que veio conhecer o projeto do grupo empresarial EBX, comentou, mas não quis entrar em detalhes, sobre um projeto alternativo, para reduzir o impacto (já comentado aqui no blog) do aumento de fluxo de trânsito na BR-356 com o início do funcionamento dos empreendimentos na localidade do Açu, no município de São João da Barra.
O que o blog sabe é que está sendo avaliado e deverá ser apresentada até o final do ano a autoridades do estado, a proposição de uma PPP (Parceria-Público-Privada) para a construção de uma rodovia entre Macaé e São João da Barra em primeira etapa.
Na segunda etapa a ligação se estenderia até São Francisco do Itabapoana com aproveitamento da ponte inacabada e interligação com o litoral do Espírito Santo em Presidente Kennedy.
A rodovia que está sendo projetada seria uma via “especial” com canteiro central como corredor de logística com acesso ao aeroporto da Petrobrás. Ela seria em sua grande extensão litorânea e, de certa forma, paralela à BR-101.
Seu projeto pode ser uma alternativa à estrada federal, mas deverá encontrar resistências por conta de impactos ambientais e ainda, da própria concessionária da BR-101. Resta saber se o projeto é para valer ou mais uma especulação semelhante à ligação ferroviária entre Campos e Macaé.
PS.: Atualizado às 19:58.
*PS.: Atualizadoàs 12:16 de 26-07-2009: Corrigido o nome do secretário estadual de Transportes a partir do comentário do José Vitor abaixo.
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3 comentários:
Sem a duplicação da BR 101 todo o emprerendimento do Porto do Açu fica comprometido. Simplesmente a rodovia, como se encontra hoje, não comporta mais tráfego.
Essa notícia de se construir outra estrada Macaé-São João da Barra, em se confirmando, fará com que a Autopista Fluminense também tenha ingteresse na dupliocação imediata da BR 101, até mesmo como forma de manter e aumentar o seu fluxo, pois, do contrário, perderá tráfego para essa futura rodovia macaé-São João da Barra.
Pelo q tudo indica o Porto do Acu terah o msm caminho do Porto de Santos, sendo construido sem suporte de infra-estrutura basica; acabarah tendo alta marginalidade,populacao desassistida,aumento do consumo de drogas,prostituicao, sei nao...mas tah caminhando p/ isso, mto bla-bla-bla e pouca acao social...
Enquanto isso a prefeita de sJB
coloca curso de mandarim....
Ela acha q algum chinês q vier
para cá ñ fala inglês? Ela estaria
fazendo mais pelo seu povo se co-
locar curso de inglês e cursos
técnicos.
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