65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, julho 20, 2009
Trem/metrô de superfície ou passagem a R$ 1?
A um custo de R$ 30 milhões inferior aos cerca de R$ 40 milhões que a PMCG deverá gastar este ano com o programa da passagem a R$ 1 real, a Prefeitura de Macaé garante que até 2012 estará implantando o sistema de transporte de massa que espera tirar 15 ônibus das ruas no horário de pico no transporte na área urbana da cidade.
O projeto prevê o uso da antiga linha férrea, num percurso de 26 quilômetros, em que serão usados dois vagões com capacidade de transportar 660 passageiros simultaneamente. O percurso cruzará 15 bairros dos mais populosos do município. A velocidade estimada para o trem é de 35 Km/h que deverá levar cerca de 40 minutos para ir da primeira até a última estação.
A solução não é barata, mas diante do crescimento populacional ainda maior de Macaé e ao transtorno que já é nos dias atuais o trânsito nos horários de rush na a´rea central, não há como não se considerar como uma tentativa de avançar no transporte de massa. Num futuro talvez, mais adiante, não é difícil imaginar que toda esta região pudesse não só pensar nesta solução como transporte urbano, mas também para deslocamento em direção à capital ligando Campos-Macaé-Itaboraí-Rio de Janeiro.
A interligação permitiria de forma mais segura e rápida, o atendimento de um fluxo de pessoas que certamente terão que fazer esta ligação, por conta dos projetos industriais que estão sendo projetados. Bom que a discussão da implantação de boas políticas públicas pudesse orientar os debates que invariavelmente seguem por outros trilhos.
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10 comentários:
Não acredito que esse projeto em Macaé venha a solucionar toda a questão do trânsito na cidade.
Estão tratando o transporte por trilhos de maneira isolada, como se fosse o paraíso, a solução de todos os problemas no deslocamento diário que há em Macaé. Mas até o momento não vi nada sobre integração com o sistema rodoviário já existente, etc.
E não será por acaso que o prefeito pretende inaugurar "a salvação da lavoura" em ano eleitoral.
O transporte sobre trilhos realmente é uma opção iteressante, especialmente para vianges intermunicipais na região.
Mas não acho que seria viável como transporte urbano em Campos. Macaé usará uma trecho de linha férrea que está totalmente conservado (se não me engano, ainda em operação, com transporte de cargas), enquanto Campos poucos trechos preservados com extensão considerável (principamente se considerarmos a exensão territorial do município).
Ou seja, os custos incluiriam a recuperação/construção de trilhos, o que não é o caso de Macaé. Esse ponto, aliás, é crítico. Não é por acaso que aquela loucura de trilhos passando por cima da 28 de março, proposta nas eleições passadas, foi jogada ao chão quando se abordou pela primeira vez a viabilidade financeira.
Em Campos isso não é viavel...
PQ ia comtemplar alguns bairros da cidade..
E a passagem a 1 real está sendo uma boa,as empresas renovando as frotas(até que enfim né?!),estamos vendo a cidade mesmo na crise cheia de gente nas ruas...
Campos não precisa de trem,precisa de boa qualidade no transporte público!
Também acho que vale mais a pena organizar e investir no transporte rodoviário. Sai mais barato (não dá para comparar valores da passagem subsidiada de Campos com a implantação do VLT em Macaé, já que os objetivos são muito diferentes e a implantação de VLT em Campos com certeza custaria MUITO mais que R$30 milhões).
Vejam o exemplo de Curitiba: conseguiu estruturar um sistema de transporte muito eficiente (modelo para várias cidades do mundo) apenas com ônibus. Só agora, depois de três décadas e a população chegando a quase 2 milhões de habitantes que se cogita o uso de transporte ferroviário, o que é natural, já que se tornou uma grande metrópole.
Na verdade, gostaria de saber o que as Empresas de ônibus fizeram com os quase 5(cinco) milhões de rais que já receberam da PMCG? Na certa não foi na compra de veículos novos. Será que parte desta quantia foi entregue a alguem fora do setor e com muito poder? Esta é sem dúlvida nenhuma a mais nova lavanderia da cidade, superando até mesmo o FUNDECAM de Empresas falidas.
Colaborem na campanha "
" ABAIXO OS ANÔNIMOS, E OS VERMES CONCEITUAIS."
CAROS ANÔNIMOS, OU TALVEZ ANÔNIMAS; SE TIVESSE REALMENTE CERTEZA DE QUALQUER AFIRMAÇÃO QUE FAZEM OU AINDA, DE HAVER QUALQUER LÓGICA OU RAZÃO EM SEUS COMENTÁRIOS, COLOCARIAM A CARA NA RETA E DEIXARIAM DE VEZ A INSIGNIFICÂNCIA DA VIDA SUBTERRÂNEA. MAS NÃO TENHO ESPERANÇAS DESTE FATO ACONTECER, VOCÊS POBRES ALMAS DE SUB-EXISTÊNCIA APÓCRIFA, NÃO TEEM CERTEZA DO QUE SÃO OU AINDA DE QUEM SÃO E ACREDITO NEM FILHOS DE QUEM SÃO ! O CERTO É QUE ANDAM NAS SOMBRAS DE ALGUM IDIOTA, DESPROVIDO DE DOUTRINA, IDEOLOGIA OU AINDA DE ALGUM OBJETIVO MESMO ELE, FRIO E INDÍGNO.
MELHOR SERIA QUE SIMPLESMENTE DESAPARECESSEM DA BLOGSFERA, NÃO TEEM REALMENTE NADA EM SUAS INCURSÕES QUE SOME OU ACRESCENTE !
E, COMO DIRIA A MINHA PROFESSORA DE CATECISMO: VÃO SE FULLTHERE, BANDO DE FILHOS DE UMA DIGNÍSSIMA DAMA DA RUA !
Pedro Valentim
Também acho que essa não é boa
alternativa para Campos. Se voltar
a circular trem novamente pela Av.
28 de março, por exemplo, será um
caos total! Por onde circulariam as bicicletas? Pelo asfalto no meio dos carros?
Respondendo ao anônimo que perguntou sobre o dinheiro das empresas:
Longe de mim defender as empresas, pois também sofro com o péssimo serviço no dia-a-dia, mas desde o início de 2007 (com os os problemas das pontes e explosão do transporte alternativo) que os problemas o setor não têm como causa principal o desleixo dos empresários. Concordo que a renovação da frota poderia estar num ritmo mais acelerado, mas é só comparar a situação de agora om a de alguns meses atrás. As empresas estavam quase falidas, com salários atrasados e demissões em massa.
Os fatos são os seguintes, e me baseio em duas matérias recentes do Monitor e do que tenho visto nas ruas e conversado com cobradores:
1- Quatro empresas já colocaram nas ruas ônibus novos ou seminovos (ano 2005, 2006): São João, Tamandaré, Progresso e Conquistense.
2- A Brasil alugou ônibus da empresa Unimar para aumentar os horários enquanto não
adquire novos veículos.
3- As contas estão saindo do vermelho e os salários estão sendo colocados em dia, inclusive com benefícios trabalhistas que não eram pagos há vários meses.
4- A Tamandaré, que tinha demitido20% dos funcionários nos últimos dois anos já contratou 70 pessoas.
A Progresso (que tinha abandonado várias linhas de que tem a concessão) também contratou 70 e vai contratar mais 80.
5- Uma "melhoria" com um efeito péssimo: para aumentar os horários algumas empresas estão colocando microônibus que usavam só para turismo, mas nenhum aceita estudantes e os poucos que aceitam idosos limitam a dois ou três.
Lembrando que isso tudo em apenas DOIS MESES do projeto!
Um cobrador da Conquistense, por exemplo, me disse que a empresa comprou 5 novos carros (operava até semana passado com apenas 6) há mais de um mês, e o primeiro só começou a rodar semana passada, pois o processo não é rápido, os ônibus demoram a chegar, tem que regularizar, pintar com as cores da empresa, etc.
É por isso que os recalcados que estão acostumados com safadeza (e até participavam) esperneiam, falam mal e arrancam os cabelos, porque estão vendo que o projeto está dando certo e, a médio pazo, a realidade do trasporte coletivo em Campos será muito diferente do que tem sido nos últimos anos.
QUERO TREM DE PASSAGEIROS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES.... QUERO ANDAR DE TREM EM CAMPOS!!! QUERO TER O PRAZER DE VIAJAR DE TREM ENTRE RIO / MACAÉ E CAMPOS CONTEMPRAR AS BELEZAS JAMAIS VISTAS POR MUIIIITOS QUE SE DIZEM CAMPISTAS E NUNCA FIZERAM O TRAJETO DO TREM... VEJAM OS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO, COM TRENS DE PASSAGEIROS PARA TODO O LADO, AQUI NO BRASIL TEMOS O EXEMPLO DA VALE DO RIO DOCE QUE MANTÉM ATÉ HOJE TRENS DE PASSAGEIROS LIGANDO VITORIA À MINAS, SÓ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO É ESSE ABSURDO... DEPOIS DE TER UMA LINHA PRONTA, NÃO TER O TREM DE PASSAGEIRO... ISSO É TERCEIRO MUNDOOOOO...QUAL O IDIOTA QUE PREFERE A MANIPULAÇÃO DOS ONIBUS DO QUE O TRENSPORTE DÍGINO DE PASSAGEIROS POR TREM???
QUERO TREM DE PASSAGEIROS DE VOLTA EM CAMPOS SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Professor, é impressionante a quantidade de pessoas que têm que usar os dados para garantir a "boca". Muitos dos que comentaram esse tópico não visavam qualquer alternativa para a situação caótica do trânsito de Campos, mas em defender o estelionato que é a passagem a R$ 1,00 (tenho a convicção de que o repasse é uma fonte desvio de recursos do chamado Fundo Municipal de Transportes).
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