65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, agosto 26, 2009
“E o contorno de Campos?”
Este texto abaixo foi postado como comentário desta nota publicada na última segunda-feira. Como foi postada anonimamente, o blog não tem como confirmar as informações nela contidas. De toda forma, com esta ressalva, e ainda entendendo, que de qualquer forma ela serve ao debate é que se tomou a decisão de trazê-la a este espaço:
“E o contorno de Campos?"
"Segundo um funcionário da Auto Pista Fluminense, já está decidido à mudança do projeto. O Contorno será feito pela estrada dos Ceramistas, passando pela RJ 216, pelos bairros da Penha e do Jóquei, até o entroncamento da Avenida Alberto Lamego com a BR 356, onde será construída uma ponte sobre o Rio Paraíba, fazendo a ligação com uma estrada estadual do outro lado do rio.
Essa opção foi escolhida pela concessionária por ser a mais econômica para ela. Porém, sem se preocupar com o fato que essa alternativa atravessa uma área urbana densamente povoada.
Será que essa solução é a melhor para o município e para a população, principalmente da região que será cortada por essa rodovia? Em uma analise superficial, essa proposta somente transfere o transito rodoviário de uma área urbana da cidade para outra, sem resolver uma questão que é extremamente importante que é separar o transito urbano do rodoviário.
E quanto ao uso de estradas estaduais e municipais, além de ruas e avenidas da cidade, pela Autopista Fluminense, que não foram privatizadas. É Legal?
O valor do pedágio não foi calculado prevendo a construção de um novo contorno? Como vai ser aproveitado para a construção do contorno rodoviário de Campos, vias já existentes, mesmo que seja necessário fazer melhorias, o valor do pedágio não deveria ser reduzido?”
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6 comentários:
Olá Roberto,
Triste situação dessa pessoa que acredito ser gente de bem e se obriga em não poder assinar o próprio nome por medo de represálias. Deve existir um lugar onde denúncias e questionamento são feitos e são considerados.
Mas como levar a sério as pessoas de uma país que é reprentado por uma escória corrupta e estupida como Brasil é. Acreditar como...devemos ficar como essa pessoa..anônima e acovardada por esses sistema baseado na ignorância do poder.
Selena Sartorelo
Prezado Roberto,
E voce tem dúvidas de que nossa cidade irá brigar para mudar esta idéia? Não vai mesmo. To aqui pensando a Presidente Kennedy entupida de carros. Pior, alguns condomínios que estão sendo construído na saída para Grussaí estão enrolados. Coitado de quem investiu lá. Não seria mais facil, ou mais prudente, abrir a estrada a partir do Posto Policial no início da Ceramista e sair em Martins Lage? Bom, mas Campos é Campos e o que é errado...aqui pode ser certo.
é isso
Bem, falando biblicamente, tudo o que é feito sem consulta ao Senhor e que na frente o motivo é o dinheiro em si, ou que ´motor da coisa é o dinheiro, não dá muito certo.
Por isso que eu digo. Feliz o Governo cujo Deus é o SENHOR. Ele sabe o princípio, o meio e o fim. Quantas vezes fazemos as coisas pela lógica humana? Ah.. e só dá zebra. Mas quando fazemos pelo princípio bíblico, dá tudo certo.
Bom, que haja verdade e transparência visando o bem, o certo, o honrado. É só isso que tenho a dizer.POis fora disso é só dor de cabeça.
Acredito que o anônimo tenha os seus motivos para não se expor, principalmente em uma cidade que o que fala mais alto não é o interesse coletivo e é comum as represálias daqueles que tem os seus interesses contrariados.
Lembro que há alguns meses atrás, essa noticia foi motivo de debate neste blog. E se não me falha a memória, esse traçado já foi apresentado e com apoio do atual governo municipal. Sugiro ao blog que resgate esses postados, para colaborar nesse novo debate.
Outra questão. Porque a Autopista Fluminense não vem a público esclarecer essa questão? Pelos prazos previstos no contrato de concessão, essa obra já não devia ter sido começada? O prazo previsto para entrega desse contorno não é de três anos após a assinatura do contrato?
Essa mudança é ainda neste século?
Sim, pq. da maneira que anda (não anda) essas obras...
Tenho guardado todos os comprovantes de pagamento do pedágio. Qualquer dia desses vou até a prefeita cobrar dela o meu dinheiro pago uma vez que ela arrecada uma parte do pedágio e nada mas justo que ela devolva a quem pagou, ou pelo menos que ela não gaste esse dinheiro que é do contribuinte em besteiras.
Devia p.ex. melhorar a subida da ponte com o nome dela, pois aquilo ali perto do mercado parece até cena da novela das 8:00hs na Índia.
A outra ponte nunca mais que resolve o lado de Guarús e por aí vai...
Caro Roberto,
Seu blogo dispensa comentários, em função da qualidade e alto nível dos temas.
Apesar de democrático, contudo, como são postados comentários com pouca informação.
Se isso foi bom no processo de concessão ou não é outra história, mas a Autopista foi contratada para primeiro fazer o contorno e, muito tempo depois, duplicar esse trecho que nos interessa. Por isso, parece que estão tentando buscar alternativas de antecipar essa obra e onerar o mínimo possível o usuário (eu estou falando isso porque já assisti apresentação pública - acho que na ACIC - desse tema por parte da Autopista). Talvez isso explique a razão de pensar em utilizar vias existentes e traçados simplificados. Contudo, ao contrário do que foi dito por alguns desinformados de plantão, na ocasião foi abordado que esse novo traçado para o contorno seria dotado de apenas dois ou três acessos de entrada/saída, de forma a não permitir a caracterização de via urbana como acontece hoje com a BR-101 em Guarús. Se essas pessoas participassem mais e acompanhassem as coisas da cidade, certamente falariam menos besteiras. Mas, apesar de não ser profeta, já antevejo que quando isso estiver concluído você receberá visitantes reclamando que o novo traçado do contorno permite poucos acessos aos bairros da cidade. É isso. Parabéns mais uma vez! Abraços,
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