domingo, agosto 23, 2009

Eleição de deputados em 2010

A corrida para 2010 vai ficar mais clara com o fechamento do prazo de filiações, em outubro próximo, porém, uma análise preliminar é possível fazer das possibilidades dos candidatos locais. Para a Câmara Federal: Arnaldo Vianna (PDT), Pudim (PR) e Chico Dangelo (PT) concorrem à reeleição. Outros pré-candidatos na pauta: Paulo Feijó (PR), Andral (PV), Makhoul (PSDC) e Sérgio Diniz (PPS). Para a Assembléia Legislativa ( Alerj): João Peixoto (PSDC) e Wilson Cabral candidatos à reeleição. Claudeci (PSL), Davi Loureiro (PR), Magal (PRB), Betinho Dauaire (PR), Mocaiber ou Altamir Bárbara (PSB), Marcos Bacellar (PTdoB), Renato Barbosa (PT), Hélio Anomal (PT). Análise para a Câmara Federal: Ao contrário do que dizia uma pesquisa que circulou pela cidade, no início do ano que mostrava um espaço para a disputa para a Câmara dos Deputados, esta nominata que se apresenta, mostra num jargão de jóquei, muita gente correndo na mesma raia. Estes são os casos de Makhoul, Sérgio Diniz, Andral e de certa forma, Chico Dangelo e Paulo Feijó. Destes, só os dois últimos têm votos fora. Considerando o quadro, é possível identificar que seria menos difícil, os candidatos desta faixa terem mais votos para estadual do que para deputado federal.
Só para ter uma ideia, dos cerca de 210 mil votos válidos, na eleição passada para deputado federal em Campos, só Pudim e Arnaldo tiveram 130 mil votos. Se forem acrescidos os 13,6 mil de Alexandre Cardoso (PSB), os 6,6 mil de Eduardo Lopes (PSB), os 4,8 mil de Chico Dangelo (PT) e 4,3 mil votos de Silvio Lopes seriam 160 mil votos. Outros 43 mil votos foram dados a diversos outros candidatos de fora da região. O quadro para 2010 pode não ser muito diferente mesmos que estes primeiros tenham uma redução dos seus votos no município. Façamos as contas: num total de cerca de 220 mil votos válidos, é possível estimar 50 mil votos para candidatos de fora. Se Pudim e Arnaldo alcançarem 110 mil votos (20 mil a menos que em 2006) já somariam 160 mil votos, o que determinaria uma sobra de apenas 60 mil votos a serem divididos entre Paulo Feijó (PR), Chico Dangelo (PT), Andral (PV), Makhoul (PSDC) e Sérgio Diniz (PPS). Assim, só quem tiver votos fora, em boa quantidade, poderia ter alguma esperança. Análise para Alerj: A parada é dura, mas dependendo da raia (partido ou coligação) que se concorre pode ser decisivo. Dificilmente, os dois mais votados passarão perto da votação que tiveram em Campos em 2006: Wilson Cabral (PSB) 41 mil votos e Claudeci (PMDB) 26 mil votos.
Em todo o estado Wison Cabral teve 47,6 mil votos. Claudeci não eleito teve 28,9 mil votos, enquanto João Peixoto (PSDC) conseguiu se leger com apenas 20,5 mil votos, sendo 13,8 mil em Campos.
Para este ano, consta que Peixoto possa ter dificuldades, porque o PSDC está querendo fechar com Cabral e isto traria problemas para ele que ficou com o casal Garotinho nas eleições do ano passado. Consta inclusive, que Peixoto entregará seus cargos na prefeitura e assumiráos cargos no governo estadual na região. Nas eleiçoes de 2006, Paulo Albernaz pelo PMDB teve 14,4 mil votos, Ilsan (PDT), 12 mil, Renato Barbosa (PHS) 11,4 mil, Nildo Cardoso (PSDB) 10,7 mil e Magal (PL) 9,6 mil. Betinho Dauaire (PTdoB) teve 6,1 mil votos em Campos e 16,4 mil votos em todo o estado. A eleição para deputado estadual nos grandes partidos/coligações tende a exigir algo em torno de 32 mil votos. No PT, o último eputado eleito teve 32,5 mil votos. Já nos partidos menores as possibilidades de eleição, com baixas votações, aumenta muito. Em 2006, os que foram eleitos com menos votos foram: Marcelo Freixo (PSol) 13,5 mil votos, Mario Marques (PSDB) 19,7 mil, João Peixoto (PSDC) 20,5 mil, Waldeth do INPS (PL) 20,9 mil votos. Pelo que está exposto, há hoje, mais chances, dependendo do partido ou coligação, para os candidatos da região, na disputa para deputado estadual que para federal. A conferir!

43 comentários:

Anônimo disse...

Que tristeza!
Números pra cá, números pra lá e a infeliz constatação que tudo pode ficar como está, ou seja, nada.
O que estas figuras carimbadas tem feito para nossa região? Vale a pena votar nelas mais uma vez?
Está chegando a hora de dar o troco para essa gente toda! Diga não! Nossa única arma!

Lúcia disse...

Caro prof. Roberto, quanto ao partido do governador Cabral (PMDB) como ficaria a nominata? outro ponto que couso-me estranhesa foi a não citação do atual sec. de governo Roberto Henriques. Este caminha com o casal Garotinhos ou com Cabral?
e Nelso Nahim? atualmente no PMDB.
Deixo pra vc essa análise, se possível responda-me.
abraço!

Anônimo disse...

Faltou na lista de pré canditatos a deputado estadual o nome de Roberto Henriques. Que sabidamente será o candidato apoiado pela prefeita Rosinha e pelo ex-governador Garotinho. Portanto, a meu ver, um candidato com alto potencial para se eleger.

Renato

Anônimo disse...

Estive em uma reunião com o Deputado Federal Indio da Costa a 1 mês atrás, onde ele lançava em Campos um nome diferente desses para Dep. Estadual aqui em Campos.
O nome é forte em Guarus, Três Vendas, Morro do Coco e São Francisco.

Anônimo disse...

EU LI BEM?
MOCAIBER?

Desses de Campos,para alerj só 2 se elegem..

Anônimo disse...

Acredito que também faltou na lista Professora Odete. Que possui grande chance de crescer, não só na região.

Ps.: Magal não é do PMDB?

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Como os comentarios anteriores já disseram, o nome do sec. Roberto Henriques fora desta lista não dá uma base real de candidatura.
cmo parece a dupla "Pudim /Roberto" vai ser empurrada pelo casal Garotinho.
Abraço.

Anônimo disse...

Roberto, procure se informar melhor.

Pelo que me consta Makhoul não está em partido algum, ainda.

Anônimo disse...

Garotinho não irá declarar campanha a ninguem,aliás ele que voltar ao palácio guanabara.
Pudim dessa vez...
Nem Rosinha vai apoiar ngm...
Lembrando também que Wilsom Cabral só foi eleito pq recebeu apoio de Mocaiber,acho que dificilmente se reelege.

William Nascimento disse...

Parabéns pelo blog.
Eu vi pelos arquivos que você escreve esse blog faz tempo.
Gostei muito!!
Eu também tenho um blog.
www.planoterra.blogspot.com
Felicidades!!!!!!

Anônimo disse...

Mocaiber, Roberto Henriques e Altamir Bárbara é brincadeira! Estes aí nunca mais ganham nada na vida, aliás, Roberto Henriques nunca ganhou eleição.
Estes outros citados, inclusive pelos comentários anônimos, os únicos que se salvam são: Sérgio Diniz, Andral Tavares e Renato Barbosa.

Anônimo disse...

Boa análise!

Gostaria de acrescentar(se possível):

Garotinho não será candidato ao Governo do Estado.Ele sai como candidato a Deputado Federal.

Isso mexe diretamente com Pudim e com Feijó. Sendo que o quitute sai candidato a Deputado Estadual. Isso reflete em Loureiro.

Além disso, Wilson Cabral foi eleito "por causa" de Mocaiber. De onde sairão os votos do 1º?

PS.: Garotinho e Mocaiber precisam garantir "imunidade parlamentar".

Anônimo disse...

davi loureiro é candidato declarado a federal.

Anônimo disse...

Caro Roberto, sou militante do PMDB de Campos, e de mudança para o PR, te dou nomes mais precisos, ai vão eles:

Estadual: Roberto Henriques (com o apoio da maior parte do gov)e Nelson Nahim

Federal: Davi Loureiro, Pudim e Feijó.


Esses são os que vão brigar para ganhar, o restante é pra fazer legenda no PR.

Anônimo disse...

Respondendo a um post anonimo, Garotinho está sem imunidade desde 2002, e está por opção diga-se de passagem. Ele poderia ter se candidatado a Senador que ganharia com folga.

Quem não deve não teme

Anônimo disse...

Diante deste quadro alarmante, poderia surgir alguma coisa nova, como você Roberto Moraes
É uma candidatura que vai de encontro ao que o povo de nossa cidade necessita.

Luciana Soares Marques disse...

Sinceramente,não votarei em nenhum desses.
Basta!!!!!!
Renovação é o que precisamos...

Anônimo disse...

João Peixoto (PSDC)-Tem cances de se eleger por buscar partido com candidatos de menor expressão para fazer legenda.
Wilson Cabral-Foi deputado de proveta e não terá mais a força da máquina de Mocaiber.
Claudeci (PSL)- Deixou seu legado eleitoral pulverizar e tem pouca chance de se eleger.
Davi Loureiro (PR) Muita chance por ser homem de confiança dos Garotinhos.
Magal (PRB)- Não deve nem correr Betinho Dauaire (PR)-Um candidato de boa aceitação e com bom desempenho na última eleição.No PR pode subir como pode descer.
Mocaiber-Dificilmente terá palanqu e condições eleitorais.
Altamir Bárbara (PSB)- Faz parte de um tempo romantico do parlamento mas sem chances.
Marcos Bacellar (PTdoB)-Não deve concorrer.
Renato Barbosa (PT)-Se candidata de olho na municipal de 2012,não para vencer.
Hélio Anomal (PT)Sem chance.
Arnaldo Vianna (PDT)Pode ser eleitopor ser de oposição ams terá dificuldade.
Pudim (PR)-Vai depender de Garotinho seu resultado.Sua fidelidade pode gerar frutos.
Chico Dangelo (PT)- Só ex prefito Godofredo pode responder sobre sua vitória
Paulo Feijó (PR)-Saiu mal da oposiçaõ e entrou pior na ala governista.Perde.
Andral (PV)Um nome representativo mas sem densidade eleitoral.
Makhoul (PSDC)-Teve seu momento e deixou passar.
Sérgio Diniz-Um nome sempre respeitado mas não para vencer uma eleição.
Vamos continuar acompanhando.Parbéns pelo artigo.

Anônimo disse...

Garotinho ganhar com folga para o Senado, é uma piada!
Para o Senado, serão duas vagas, uma é de Piciani, e a outra de Lindemberg.
Tenho quase certeza que ele (Garotinho) vem como deputado Federal, puxando até outros candidatos com sua votação. Além disso,ele não vai encarar Sérgio Cabral e Gabeira nessa disputa.
Mas, o que falta em nossa cidade, é uma candidatura à Alerj,ou à Câmara de deputados, independente de Garotinho e Arnaldo, talvez nomes como Sérgio Diniz e Renato Barbosa, e porque não Roberto Moraes.

Anônimo disse...

Pessoas ligadas ao grupo do ex-governador disseram, que Garotinho também conversou com o advogado Claúdio Andrade. Se ele não ganhar na disputa para a OAB, pode ter seu nome lançado para deputado estadual, com apoio de Garotinho. Claúdio Andrade é jovem, honesto, com boa oratória, com grande potencial de votos nos jovens e nos advogados. Tudo que Garotinho precisa em uma nova liderança para levantar o PR.

Anônimo disse...

"Quem não deve não teme"

O que é Habeas Corpus Preventivo

Todo mundo que joga tranca sabe o quanto é bom guardar um coringa na mão para garantir uma canastra quando se tem um monte de 3 vermelho na mesa e seu oponente está na iminência de bater.

Pois bem, no direito processual penal o habeas corpus pode ter a mesma função desse coringa salvador. Você está na iminência de ser preso? Pois ponha o seu Habeas Corpus Preventivo na mesa e garanta seu direito de ir e vir.

"saudade não tem idade"

Logo após a Polícia federal deflagrar a operação Telhado de Vidro, que prendeu empresários e secretários e afastou o prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, o ex-governador Anthony Garotinho deu entrada no Tribunal Regional Federal (TRF) com um habeas corpus preventivo.

"Quem não deve não teme"

Caro anônimo(6:30 PM), concordo com você!

Anônimo disse...

o Anônimo das 06:53PM resumiu bem, só não concordo muito com o caso de João Peixoto, que é uma incognita, fraco de voto e sempre se elegeu nas beiradas por optar por partido pequeno, por manipular o partido, da mesma forma que seu seguidor Kelinho tem feito que por sinal quase causou a perda na ultima eleição, haja visto ser essa uma pratica antiga em Campos, haja visto que Zé Claudio sempre fez isso com a mão, colocando henrique como presidente do partido, D. Penha como cabeça de chapa e o rstante so candidatos para fazer legenda para ela ganhar. É isso que João Peixoto faz, Kelinho etc. Renato Barbosa para mim se perdeu, se limitou quando sempre bateu em Arnaldo e depois ficou com ele. Na politica local eu votaria em Sergio Diniz, Rogério Matoso por achar independencia nos dois, que o resto não confio em ninguém ou é pau mandado. Outro que nunca teve mandado que poderia merecer o voto da população é o blogueira Roberto Moraes. Helio Anomal, se perdeu, assim como Mackoul, quanto a Odete foi voto de revolta, não pertence a ela, foi o mesmo caso que aconteceu com Mackoul. É a prova que o povo cansou dessa corrupção que começou com garotinho em 88 e nunca mudou, o grupo até hoje é o mesmo é so fazer o retrospecto. Quando garotinho saiu e entrou Sergio Mendes ele tinha sido presidente e era do grupo, garotinho volta e deixa arnaldo, seu médico de confiança, depois entrou campista que foi eleito deputado federal com a ajuda de garotinho, o unico que não foi do grupo que cmeçou com garotinho la atras foi mocaiber, mas que aprendeu tudo com arnaldo que aprendeu com garotinho que aprendeu com brizola e por ai vai. O Povo clama por mudança, a curriola é a mesma, só que os figurantes principais que mudam, pq o restante são os mesmos. Tem DAS 1 do governo passado até o nove, terceirizados do governo passado, enfim, nada mudou.

Anônimo disse...

HABEAS CORPUS PREVENTIVO

Censurou o texto sobre HABEAS CORPUS PREVENTIVO de Garotinho.

A tentação de ter o poder de censurar é muito forte.

Roberto Moraes aprendeu com a Folha da Manhã!

Anônimo disse...

Pô Roberto, tá comendo mosca ou tb tá boicotando a prof. Odete pré-candidata a dep. estadual pelo P.C. do B.
Teve 28.000 votos na ultima eleição p prefeito, esta tendo o espaço da TV e rádio do partido na região Norte e noroeste(espaço que muito peso pesado da região não tem em seu partido)e vem fazendo um bom trabalho de base junto as comunidades.
Roberto seu blog é oque tem de melhor na região, na politica a informação é tudo, se informe melhor, não ver que a prof Odete é forte candidata nas próximas eleiçõesé brincadeira de mau gosto.
abçss prof. Roberto.
P.S.: Parece até que vc esta no mesmo time dos jornais locais, boicotando a prof. Odete

Anônimo disse...

Sérgio Diniz tudo bem, pois ele é uma grande pessoa, foi um ótimo deputado e vereador. Mas citar Rogério Matoso... acho que o anônimo fez sem querer... Rogério Matoso é o que? Quem é Rogério Matoso? O que ele representa? O que Rogério Matoso faz na Câmara de vereadores? Quais são suas propostas? O que ele defende?Fala sério, Rogério Matoso não! Ele foi eleito por um grupo, o de Arnaldo, e já está na base de apoio da Prefeita. O rapaz foi rapidamente cooptado por Garotinho, além disso, sua mãe é aquela "brilhante" ex-sercretária de Promoção Social de Mocaiber, que bancou, com muito dinheiro, pois foi muito cara a campanha de vereador do filho. Rogério Matoso é farinha do mesmo saco, além de ser amigo fiel do filho de Garotinho, o que por si só já o impediria de rezar em cartilha diferente.
Precisamos de gente nova, não necessariamente em idade, mas principalmente em pensamentos e ideais.
Roberto Moraes deveria pensar à respeito, pois com certeza estariamos muito bem representados.

Toma Ferro disse...

Mocaiber não ganha nem p síndico de prédio,Feijó ta morto c farofa,Dr Wilsom não tem mais a máquina da prefeitura na mão,Roberto Henriques n tem 5000 votos,é um louco,João Peixoto é um analfabeto...Gente ninguem merece esses nomes né?!

Punccinello disse...

na moral e esperança na democracia faz um bom tempo, discutir política é que ném discutir futebol, não dá em nada. só distrai.
Na verdade o povão esquece que a democracia se basea em administradar o bem público em prol dos interesses particulares.
Eles trabalham para as corporações, e não são ladrões. Por que estão dentro dentro do sistema e não a margem, como eu.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 8:37 PM, meu voto, assim como o de muitos a Profª. Odete foi pela busca de mudança e não de revolta. Inclusive, estava quase votando na rosa no 1º turno e Odete conquistou meu voto após o primeiro debate.

Ao anônimo das 10:16 PM essa é a lógica meu caro, boicote. Por isso o PT campista chegou ao ponto em que se encontra hoje.

Anônimo disse...

Eu concordo, acho Rogerio Matoso sim, a propriA folha da manha em matéria com o presidente do pps, sergio mendes citou bem o caso do vereador, que vota coerente, se não concorda não vota vom o governo. A família desse rapaz tem uma estoria, independente da mae ter feito certo ou errado e ser amigo do filho de garotinho não é nada demais, num cidade onde todos se conhecem, é fácil voce ser amigo do filho de sergio diniz, do filho de arnaldo, do filho de garotinho e do filho de marcos bacelar e se bobear namorar (Fotça) a filha de sivaldo abílio, campos é muito pequeno não olhe por esse lado

Luciana Soares Marques disse...

E por que não Roberto Moraes ?
Ai ,a coisa muda...Assim eu voto.

Anônimo disse...

AO ANONIMO DAS 08:37 O VOTO DA PROF. ODETE NÃO É SÓ REVOLTA, É SIM A REVOLTA COM A BANDALHEIRA QUE SE ENCONTRA NOSSA POLITICA E TB O DESEJO DE MUDANÇA.
MUDANÇA JÁ!!!!!!!!!
PROF. ODETE SIM!!!!!!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Quem garante que esses an´~onimos aqui não é a mesma pessoa? Palavras boas, ouras nem tanto, mas como saber quem é quem?
E olha... o que na politica anõnimos!!!! Por que, hein? 28 comentários! Com 4 identificados e o restante anônimos!

Por quê.
Posta isso para mim, Roberto, por favor!

Anônimo disse...

Movimento "Vem candidato, Roberto Moraes!"
A Hora é essa!

Anônimo disse...

Já está mais que provado que nenhum deles fará algo pelo povo. Só manter seus salários e privilégios. Procurem outros candidatos!!!
Já está na hora do voto ser facultativo.E eles procurarem um emprego.!!

Anônimo disse...

Que saudade de quando chegava o calendario eleitoral e vimos nome como de amadeu chacar,alberto dauaire,paulo albernaz este ultimo antes de se bandiar para o lado de garotinho depois se arrependeu,aluizio de castro,o luis morgade que disputava os votos para estadual,danilo kanifis,d'janir azevedo,lele,sergio diniz com apoio do sogro zeze barbosa,rockfeler que foi estadual,altamir que melancolicamente se entregou ao "encantos" da rosinha,alair ferreira,walter silva sadi bogado,e agora joao peixoto,wilson,que diferença.

Anônimo disse...

A cachorrada continua latindo....

Anônimo disse...

Rogério Matoso é piada, não consegue construir sequer uma frase na Câmara. Fraquíssimo.

Anônimo disse...

Como aluna do IFF e reforçando a idéia do anônimo 12:19 PM:

Movimento "Vem candidato, Roberto Moraes!"
A Hora é essa!

Unknown disse...

o nome roberto henriques traz coerencia sujeito firme, em campos ninguem faz oposiçao com tanto juizo como roberto h. nao se fere ferindo. tras a luz o discurso inflamado e impessoal , sabe fazer historia ...acho que ele caminha ´´ par e passo`` rumo a alerj.

neto de castro disse...

o povo de cardoso moreira esta com o deputado joão peixoto o amigo de todas as horas do municipio

Anônimo disse...

Roberto, Andral é candidato a Deputado Estadual - 43.015

Anônimo disse...

EU SÓ SEI QUE EU ESTOU CANSADA DESSE BLÁ BLÁ BLÁ COMO SE NÃO HOUVESSE UM GRUPO GRANDE DE PESSOAS QUE DESEJASSEM E QUE DESEJAM QUE A POLÍTIC TENHA UM NOVO PERFIL.. LAMENTO QUE O BLOG NÃO TENHA CITADO COM O NOME DA PROFESSORA ODETE QUE É SEM DÚVIDAS A NOSSA ESPERANÇA. PROFESSORA ODETE É CANDIDATA À DEPUTADA ESTADUAL E TEM MEU VOTO. UFA!

Anônimo disse...

professor roberto, professora odete é candidata a deputada estadual.
blog bonito! mas cite a professora odete que merece e muito ...
obrigado