65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, agosto 13, 2009
Ensino médio inovador
O Ministério da Educação (MEC) está concluindo os detalhes de uma proposta de mudanças no Ensino Médio considerado a etapa final do Ensino Básico no Brasil.
Em reunião na semana passada com os reitores dos Institutos Federais (IFs), o MEC apresentou os princípios que vão reger as mudanças neste nível de ensino:
- Programa para apoio técnico e financeiro à promoção experimental de inovações pedagógicas em escolas públicas estaduais;
- Construção de uma nova organização curricular inovadora e flexível, com itinerários diversificados, que fomente as bases para uma nova escola de Ensino Médio;
- O trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura como eixos constituintes do Ensino Médio unitário, tendo o trabalho como princípio educativo.
- Ensino Médio entendido como etapa final do nível da Educação Básica, com a finalidade de promover o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores;
- Superação da estruturação do currículo por disciplinas fragmentadas e valorização da interdisciplinaridade;
- Organizar, para troca de experiências, uma Rede Nacional de Intercâmbio de Escolas Públicas de Ensino Médio Inovador.
Na oportunidade também foram apresentadas algumas propostas que serão anunciadas no mês que vem pelo ministro Fernando Hadad:
- Carga horária do curso com, no mínimo, 3.000 (três mil horas);
- Centralidade na leitura enquanto elemento basilar de todas as disciplinas, utilização, elaboração de materiais motivadores e orientação docente voltados para esta prática;
- Estímulo as atividades teórico-práticas apoiadas em laboratórios de ciências, matemática e outros que apóiem processos de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento;
- Fomento de atividades de artes de forma que promovam a ampliação do universo cultural do aluno;
- Mínimo de 20% da carga horária total do curso em atividades optativas e disciplinas eletivas a serem escolhidas pelos estudantes;
- Atividades docentes em tempo integral na escola;
- Projeto Político Pedagógico implementado com participação efetiva da Comunidade Escolar;
- Organização curricular articulada com os exames do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Médio (ENEM).
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Um comentário:
Nenhuma proposta de modificação da educação será realmente válida sem uma efetiva valorização do professor.
Boa parte das últimas mudanças, como por exemplo, a aprovação automática só serviu para piorar o ensino. Quem é professor e atua em sala de aula sabe da quantidade de alunos que chega ao Ensino Médio e mal sabe COPIAR o nome, imagina o resto.
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