65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, agosto 01, 2009
Professor vê ficção se tornando realidade
Recebi do professor do curso de Engenharia de Automação do IFF, Eugênio Naegele, um e-mail comentando a notícia da preocupação de que os robôs e as máquinas assumam cada vez mais atividades, antes exclusivas dos humanos, assim como, os riscos decorrentes destes usos que teriam potencial para perturbações sociais profundas:
“Roberto, sei que seu blog não tem a finalidade principal de tratar das questões daevolução tecnológica, mas como comento sempre com meus alunos que os filmes deficção tendem a se tornar realidade em breve e eles não acreditam muito, segueo link de uma reportagem que li no G1 notícias da globo esta semana que até amim impressionou, O filme de referência é a série do “Exterminador do futuro”, ou se formos um pouco atrás do grande clássico "2001- Uma odisséia no espaço" de Stanley Kubrick. Se achar conveniente coloque no blog.
Abraço, Eugenio Naegle”.
Eu não sei não, mas vejo que há muita coisa no limiar de grandes e profundas mudanças. Nem sempre é muito simples identificá-las quando as mesmas estão em curso. Porém, quando vejo a divulgação das pesquisas em neurociência que consideram que o uso de chips, nos cérebros poderão alterar comportamentos e reparar doenças em humanos, aliada a esta nova, do avanço da autonomia dos robôs, não tenho como não considerar que há algo a caminho... Clique aqui e leia a matéria do portal G1 enviada pelo professor Eugênio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário