65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, setembro 30, 2009
Baixada Digital e sua possível extensão para o interior
Os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis através de um programa da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia passaram a dispor desde ontem, de internet banda larga sem fio e gratuita.
Ontem foi inaugurada a primeira fase do Programa Baixada Digital com investimentos segundo seus organizadores de cerca de R$ 3 milhões. Com o programa já passou a ser possível captar sinal nas cidades, usando apenas uma antena wireless para se conectar.
O Baixada Digital tem previsão de atender, no total, cerca de 2,7 milhões de pessoas com internet sem fio gratuita. O projeto que conta com a responsabilidade técnica da Universidade Federal Fluminense (UFF) têm à sua frente, o professor Franklin Coelho, nosso conhecido aqui na região, desde que atuou, em 1998, na elaboração do Plano Estratégico para Campos.
Franklin que foi também subsecretário estadual de Planejamento tem desenvolvido diversos projetos de políticas públicas, e nesta linha atua no projeto Piraí Digital, que entregou um computador a cada aluno recentemente.
Ainda junto da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, o economista e professor, Franklin Coelho há pouco tempo informou ao blog que atua neste projeto com uma perspectiva ousada e ampla, de estendê-lo também ao interior do estado com a instalação de espinha dorsal de comunicação (backbone). Acompanhemos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Em São João da Barra, a prefeita fez tanta propaganda da internet a rádio, eu coloquei, gastei com instalação, aparelho, antena,etc, 685,00 reais, até hoje não funcionou e ninguém da prefeitura dá uma explicação!!!!!!
prof roberto essa é imperdível
http://super.abril.com.br/blogs/superblog/199610_post.shtml
Alguém viu se a matéria fala sobre a necessidade de cadastramento, com longas filas para usar o serviço?
Porque se fosse em Campos, certamente seria necessário.
Seria interessante se fizessem o mesmo aqui em campos. afinal, nossa cidade merece e carece desse tipo de serviço.
Esta faltando oque para d'rosinha colocar internet gratis para população,temos em carapebus,rio das ostra,rio de janeiro,sera que o lobe da via cabo ou net ou velox oi e forte,com tanto dinheiro.
Professor, perdoe a minha ignorancia mas gostaria que voce detalhasse qual a vantagem desse projeto. Na minha casa o acesso à internet é limitado já que pagar sessenta e tres reais a velox por exemplo fica complicado e a discada ninguém aguenta. Ouvi dizer que São João da Barra e Quissamã já é gratuito. Será verdade? Um abraço.
professor boa noite,meu nome e paulo eu moro em duque de caxias,gostaria de saber que aparelho eu preciso para pegar o sinal do baixada digital em minha residencia,moro ha 1km do centro
kraa essa informação esta muito vazia,ñ se tem detales sobre como funciona , eles falam que lançou e pronto. E aí, é só isso.aqui em são joão de meriti a cobertura é total, e minha placa e antena wireless ñ capta nada. sera q ta com ssid escondido...
Gente, olha só o babadinho:
Aquí em Campos, tal benefício não vai rolar, simplesmente pelo fato de que a principal empresa (aquela que leva o nome de uma grande escola na Salvador Correia), possuir estreitas ligações com pessoas ligadas à PMCG, o que poderia refletir em prejuízos para a referida empresa.
Assim sendo, é melhor deixar que este serviço seja particular mesmo, pois além do que seria democrático com a viabilização da internet gratuita em nossa cidade, estão os interesses pessoais do grupo político dominantes.
Ai ai, estou pink com tudo isso!
foi lancado somente no centro de caxias e alguns bairros proximos , em sao joao de meriti ainda vai abrir por estes dias, conversei com o pessoal da faetec de vilar dos teles ,e eles ja desligaram o velox a cabo e esta sõ esperando inaugurara rede wireless
inclusive sou antenista e cobro 299 com material incluso.deixando tudo pronto
Moro em Nova-iguaçu em um dos bairros com internet gratuita,
gostaria de saber quais as especificações da antena que devo
comprar para acessar de casa.
blz então antenista , nos resta esperar então , ja q somos privilegiado por cobertura total em são joão. se é 20 dias de testes, falta muito pouco he he !!!
acho até q tem uma antena deles aqui no morro do pau branco, ja pensou!!! moro aqui he he . viva baixada digital
gostaria de saber se a rede vai estar disponivel em todos os bairros de nova iguaçu? e que tipo de equipamento devo comprar?
Moro perto do centro de Duque de Caxias mas não consigo conectar, a minha rede acha o sinal mas nada acontece!!
Bom dia!
Moro perto do centro de Deuque de Caxias,mas não consigo conectar,tenho a antena e todo o resto,todavia não dar em nada!!
Postar um comentário