65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, setembro 28, 2009
Comitê para discutir o Pré-Sal no estado
Como desdobramento do Seminário "O Rio de Janeiro e o pré-sal: impactos do novo marco regulatório", realizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio e a Comissão de Minas e Energia da Alerj no legislativo fluminense foi decidida a criação de um Comitê de Análise Estratégica das Potencialidades do Rio na Economia do Petróleo e Gás Natural (PetroRio).
A proposta teve como objetivo reunir empresários, gestores públicos e membros de organizações para levantar informações e discutir questões relativas à exploração de petróleo na camada do pré-sal.
Na avaliação dos presentes, o PetroRio poderá analisar desde o impacto econômico e fiscal gerado pela exploração da camada e como formar mão-de-obra para atuar nessa cadeia produtiva até a infraestrutura logística necessária para desenvolver o setor e as formas de fomentar a inovação tecnológica.
Já era tempo do estado se organizar melhor para um planejamento de como aproveitar melhor as oportunidades de correntes da exploração de novas jazidas do pré-sal no litoral fluminense. Os estados de São Paulo e Espírito Santo já vêem tomando decisões estratégicas importantes em termos de implantação de indústrias e setores de logísticas, não só no litoral, mas no interior destes estados de forma aproveitar de forma mais ampla a movimentação da economia a partir da cadeia produtiva do óleo e do gás.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário