65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, setembro 26, 2009
Mais mortes na BR-101 envolvendo caminhões
Mais um choque frontal entre dois caminhões com duas mortes. Por coincidência passei, pouco depois do acidente, por volta das 16 horas, em direção ao Campus de Bom Jesus do IFF. Tivemos que usar a via alternativa.
Há cerca de meia hora voltando para Campos vimos que a carreta maior tombada no acostamento, ainda estava no local sendo guardada pela Polícia, provavelmente para evitar saques à carga que vejo agora que era de sandálias havaianas.
É inquestionável que a estrada precisa urgentemente de melhorias e ampliação. Muitos sabem do meu esforço, desde 2000, na luta pela duplicação que o aumento do fluxo, especialmente o pesado, de caminhões, está a exigir neste trecho da BR-101.
Mais ainda, não há como sustentar este fluxo crescente de veículos e caminhões cortando a área urbana da cidade. Por isso, o traçado de Ibitioca ao quilômetro 14, próximo à Dical, é urgente e não sendo cabível o traçado, que se estuda por dentro da cidade.
Porém, tudo isso não elimina a necessidade de maior rigor com o controle dos caminhões de carga que, pelas estatísticas, se percebe, está presente em grande parte dos acidentes, especialmente os de maior gravidade.
Há indícios fortes que o caminhão que matou o vereador Renato Barbosa avançou a pista contrária onde pegou seu Fiat. Este caso de hoje, de uma ultrapassagem indevida, em local perigoso, redundou em outro choque frontal envolvendo caminhões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Roberto,
Numa matéria num jornal local na data de hoje fala que a OHL, Empresa administradora da BR 101 trecho Rio x Espirito Santo, solicitou um aumento, haja visto a não conclusão das praças de pedágios. Ora, pq eles não solicitam uma diminuição da taxa haja visto que em 3 dias morreram 4 pessoas por falta de duplicação? Isso, na nossa região, onde não temos informações do que acontece de Silva Jardim para cima, lógico que numa proporção menor, que já é duplicado e tem o divisor entre pistas, que por sinal não vejo a necessidade de privatização daquele pedaço. Não aguento mais ser feito de otário, ninguém diminui meu IPVA, colocam tx de iluminação (colocado por mocaiber no final do Governo a pedido da Equipe de transição.)mas me deixam nas escuras nas ruas.
O sentimento de umpunidade é tão grande que ontem, por conta de uma licitação de carros Pipa no Prédio da Prefeitura, pessoas envolvidas em esquema de corrupção no governo anterior "brigavam" para ganhar, entre eles os "Mac Center", e para piorar, comentava-se a boca pequena que quem ganhou não estava qualificado.Ora, a Procuradoria tem que desqualificar e punir quem não esta qualificado no edital. concordam?
Na verdade o que vejo é que nós só temos deveres e nunca direitos, afinal, somos assaltados pelo Poder público a toda hora e nada acontece.
Temos que parar de ver o interesse de forma individual e passar para a coletiva. É dificil num município que tem meios de comunicação que ao invés de informar a população, ela omite, leva a mensagem que lhe convém.
Aconteceu em nosso município a inversão proporcional dos papéis, afinal vejamos: A Folha da Manhã NUNCA viu nada de errado nos Governos Arnaldo, Campista e Mocaiber, não existia nada de errado, sempre omitindo informações, só com manifestações quando se atrasava a cota de anúncio, que era gorda por sinal. Por ua vez, existia o O DIÁRIO, um excelente fiscal do povo, via e achava furo que ninguem achava, até que se inverteu a estoria, O DIÁRIO incorporou a antiga FOLHA DA MANHÃ e VICE VERSA. Isso tem que acabar onde o interesse pessoal está acima do coletivo.
Infelizmente politicamente estamos entregues a duas correntes: De um lado: Arnaldo, Abdu, Bacellar, Dante, Ilsan, Odisseia e outros e do outro: Rosinha, Garotinho, Feijó, Pudim, Nahim, Papinha entre outros. Não adianta falar, mas a verdade que não tem ninguém com independência política, alguém contra os dois grupos. Não adianta dizer que Odisseia será pois ela coordenou a camanha de Arnaldo e foi eleita pelo esquema então não é independente. Quero ver surgir alguém sem vicios e que nunca participou de nenhum dos dois grupos, para ai eu voltar a ter uma esperança, mínima que seja, pois até hoje, me sinto em Bagdá, só que os Ali Babá daqui tem muito mais de 40 ladrões.
Caro Roberto,a sua luta(pela duplicação) é o desejo de milhares de pessoas que trafegam diariamente pela BR 101,embora more em São Gonçalo,vou constantemente a Campos e sou testemunha do imenso aumento do trãnsito pelo qual vêm passando esta estrada,principalmente o de caminhões chamados de BI-TRENS,que deveriam trafegar em baixa velocidade,mas nem sempre é isso que acontece,dificultando muito as ultrapassagens,exigindo que alguns motoristas mais abusados façam manobras perigosas para não perderem tempo,não são poucas as vezes em que se tem que sair para o acostamento para que não se colide de frente e aumentar esta triste estatistica de acidentes ao qual vitimou o vereador RENATO BARBOSA.Quantos mais terão que morrer para que as nossas "AUTORIDADES" acordem e vejam a nessecidade da urgente duplicação desta rodovia da morte?Será que precisará morrer alguém de importância superior ao de um simples vereador?Não,isso não vai acontercer,sabe porque?Porque eles não passam nela,eles passam por cima dela voando em seus jatinhos ou em jatinhos fretados pagos com o nosso dinheiro.Há mais ou menos dez anos ia-se do Rio a Campos em pouco mais de 2:30 hs,hoje não se faz por menos de 4:30 hs,a não ser que seja louco,correndo risco de vida e colocando a vida de outros em risco.
O que eles acham que vai acontecer quando todo o complexo do Açú em São joão da Barra começar a operar?Até onde "eles"irão esperar aumentar o fluxo nesta estrada para começar a duplicar,se com simples reparos feitos pela concessionária,por muitas vezes perde-se tempo precioso em vários trechos,fechando uma mão e liberando outra,formando aquela fila interminável,aí seja o que Deus quiser,é um festival de irregularidade,todos querendo tirar o atrazo.
Se Deus quiser eu não precisarei passar por todo o transtorno NESCESSÁRIO por causa da duplicação,até la ja estarei morando em nossa tranquila e calma Gargaú.Tranquila e calma até quando não se sabe porque o progresso está aí mesmo.
Vamos ter fé amigo Roberto,só nos resta rezar por nossas vidas e por nossas vítimas,infelismente.
É lamentável tudo isso ...
A duplicação é mais do que necessária ...
Massss, vms combinar, a maioria dos caminhoneiros não respeitam nada, nada msm! Sei de casos ateh de "pegas" entre eles nas rodovias.
Parece ironia, mas tenho um primo caminhoneiro e ele sempre me disse que, esses que colocam versículos Bíblicos ou frases do gênero nas traseiras dos caminhões, são os piores!!!!
Eu msm jah presenciei um desses pegas. Estava voltando de Cabo Frio quando me deparei com 3 carretas uma do lado da outra, muito mal deu pra eu parar o carro no acostamento e as deixarem passar, o que mais uma pequena Uno poderia fzr diante de 3 carretas???
=(
Isto não é exclusividade de nossa região.
Entre Porto Alegre e Rio Grande, onde fica localizado o porto do mercosul, a estrada também é simples como a BR-101 (sem duplicação), paga-se um pedagio de R$6,80 em 5 praças, e ocorrem acidentes da mesma gravidade...
O Brasil é assim mesmo, quem paga nunca ganha nada...
sds
A maioria dos acidentes na BR-101 envolve caminhões, agora que morreu uma pessoa importante estão colocando a culpa no caminhoneiro. Está na cara que todos os acidentes envolvendo caminhão a culpa é deles. Quem é doido de bater com um caminhão. Os taxistas também quebram todas as regras de trânsito, é incrível logo os profissionais do trânsito que deveriam ser os modelos.
Enquanto não houver uma fiscalização de velocidade e uma conscientização por parte dos motoristas pode duplicar a pista com com duas três, cinco faixas para cada sentido... As mortes vão continuar acontecendo.
A duplicação é importante e virá. O que não aguento é o sensacionalismo que é feito em cima de acidentes de transito. O cheiro de sangue pulsa a impressa em todo Brasil
Postar um comentário