65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, setembro 23, 2009
Renato Barbosa: gosto pela eleição!
Renato Barbosa como político se notabilizou pelo gosto pela participação nos pleitos eleitorais como convém a quem se dispõe atuar na representação popular. Em cerca de quinze anos de militância partidária mais intensiva, ele participou de seis pleitos. Uma a cada dois anos e meio.
Desde 1996, o blog só não tem conhecimento da participação dele como candidato nas eleições de deputado em 1998. Em 1996, Renato Barbosa concorreu pela primeira vez a vereador, mas o primeiro mandato só foi obtido na eleição de 2000.
Daí em diante, ele participou de todas: 2002, 2004, 2006 e 2008, quando retomou o mandato perdido em 2004. Neste ano, apesar da boa votação, o seu partido na época o PHS, não conseguiu atingir o quórum eleitoral mínimo.
Nos dias atuais, atuando duplamente como técnico da Petrobras e vereador, Renato Barbosa se organizava para ser novamente candidato, ano que vem, a deputado estadual.
Esta sua característica destemida de enfrentar as urnas e ampliar o contato com os eleitores lhe trazia alguns embates, mas também lhe conferia resultados. Porém, verdade seja dita que, em meio aos embates próprios da política partidária, ele tinha tanto disposição e determinação para o conflito, quanto para a recomposição que pode ser comprovada, pelo seu elevado percurso partidário.
Renato era pouco afeito ao enquadramento partidário, seus aliados em sua ampla maioria eram seus aliados independente do partido que estivesse filiado.
Nesta trajetória estive junto e em disputa com ele. No presente, depois de tentarmos um acordo caminhávamos, no mesmo partido, para mais uma disputa. A aliança e o rompimento fazem parte tanto da trajetória de Renato Barbosa quanto das nossas vidas.
De toda a sorte, o que não pode ser retirado do político Renato Barbosa, ao contrário de muitos, ele tinha gosto e prazer pelas disputas eleitorais, que na verdade é o que estabelece na prática, a representação política, razão de ser da vida e do sistema político.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Que surgiu nos últimos tempos, era o melhor nome para governar esta cidade. Uma pena...
Caro Roberto,
Uma outa parte do vereador Renato Barbosa fica também exposta: Um político com mandato perdendo sua vida na estrada,poderia exercer o direito de licenciar-se da estatal e no entanto escolheu o duplo oficio. Louvo sua atitude e fica o exemplo na nossa memória.
Obrigada.
Seria o próximo prefeito!
Postar um comentário