65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, outubro 24, 2009
Transporte ferroviário na região: abandono e alternativas
O blog tocou no assunto ao abordar em nota aqui, nesta semana, o lucro obtido em nivel nacional, pela FCA (Ferrovia Centro Atlântica) que opera o ramal local que antes pertencia à RFFSA. Na edição deste domingo, a matéria principal do caderno de Economia do jornal O Globo é sobre o assunto e o ramal local é abordado, com uma entrevista com o engenheiro, ex-superintendente local da RFFSA, Nilson Macedo. Abaixo alguns trechos da longa matéria do jornal que estará nas bancas neste domingo:
PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.
Assim como o blog também já havia comentado, a matéria informa sobre a possibilidades do uso da ferrovia como acesso e transporte para o Porto do Açu. Fala inclusive que a ferrovia pode ser "alugada" numa espécie de aluguel para ser usada como "direito de passagem". A reportagem nada cita sobre o uso do trem para transporte de passageiros, entre Campos e Macaé, antes aventada como hipótese. Porém, como novidade em uso de transporte de cargas a reportagem diz:
"No Norte Fluminense a ANTT aponta ainda como alternativa a entrada da Valec na malha local. A estatal tem a concessão Transoceânica, incluída no Plano Nacional de Viação em maio de 2008, ligando o litoral norte do Rio à malha ferroviária do Peru, passando pr Goiás, Rondônia e Acre até chegar a Boqueirão da Esperança, na fronteira do Brasil, com 4.400 quilômetros".
PS.: Atualizado às 23:56.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Temos uma ferrovia sucateada e abandonada, na qual poderia ser colocada todo o transporte de carga pesada que danifica as nossas rodovias e causa diversos acidentes, precisamos colocar o desenvolvimento da nossa região nos trilhos.
Postar um comentário