65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, outubro 17, 2009
Caso de ambulância!
O blog do advogado Cleber Tinoco (Campos em Debate) levantou uma questão cujo debate não pode estar encerrado: o custo dos serviços de ambulâncias no município de Campos. Ainda deve-se lembrar que o governo federal tem em vigência o programa SAMU que parece que por aqui não teve interesse. Veja abaixo as duas postagens do Cléber Tinoco sobre o assunto:
“Aluguel de ambulâncias - outras dúvidas”
“No dia 10/Ago, como divulgamos, o diário oficial publicou o primeiro extrato contratual de locação de ambulâncias, mas o valor envolvido não era o mesmo do polêmico contrato de mais de R$ 13 milhões, conquanto o número do processo de licitação (pregão presencial 045/2009) seja o mesmo. Na verdade, o prazo da primeira locação foi de 30 dias e o valor contratado, de R$ 1.158.300,00 (um milhão, cento e cinquenta e oito mil e trezentos reais), com pagamento imediato, importância suficiente para comprar, pelo menos, 20 ambulâncias do modelo Fiorino. Sucede que, segundo o site da Prefeitura (1, 2, 3), as primeiras 25 ambulâncias chegaram a Campos apenas no final do mês de setembro, data em que o prazo da primeira locação (30 dias) provavelmente já havia expirado. Diante disso, algumas questões precisam ser esclarecidas: a) quanto, afinal, será gasto com a locação de ambulâncias e a terceirização de motoristas? b) quando chegaram as ambulâncias da primeira locação de 30 dias a Campos e quando começou a execução do contrato? c) qual a razão para terem sido firmados 2 contratos de igual natureza com prazos distintos?
Postado por Cleber Tinoco às 10:01".
"quinta-feira, 15 de outubro de 2009"
“Terceirização das ambulâncias...”
VEÍCULOS - QUANTIDADE - VALOR UNITÁRIO -
FIORINO - 35 - R$ 50.000,00 - R$ 1.750.000,00
SPRINTER - 15 - R$ 100.000,00 - R$ 1.500.000,00
F4000 - 6 - R$ 140.000,00 - R$ 840.000,00
TOTAL - 56 - R$ 4.090.000,00.
“Depois de haver realizado pesquisa de preços de ambulâncias, percebemos que os valores que estimamos anteriormente estavam muito acima dos valores de mercado. O nosso erro, portanto, não se deu apenas quando deixamos de computar as 6 ambulâncias UTIs, mas também quando superestimamos as ambulâncias modelos FIORINO e SPRINTER. Por isso, resolvemos refazer os cálculos, agora tomando como referência valores um pouco acima do praticado no mercado. Bom, considerando que cada FIORINO custasse aos cofres públicos R$ 50 mil, enquanto cada SPRINTER e F4000 fosse adquirida por, respectivamente, R$ 100 mil e R$ 150 mil, então teríamos um resultado de R$ 4.090.000,00 (quatro milhões e noventa mil reais). Este, portanto, seria o valor para comprar as 56 ambulâncias, conforme tabela acima.
Descontado o valor para compra das ambulâncias dos R$ 13.899.600,00 (treze milhões, oitocentos e noventa e nove mil e seiscentos reais) que serão gastos com ALUGUEL e a terceirização da mão-de-obra, sobrariam R$ 9.809.600,00 (nove milhões, oitocentos e nove mil e seiscentos reais). Esta é, pois, a quantia a ser despendida com a terceirização dos 224 motoristas (4 para cada ambulância), o equivalente a R$ 3.649,40/mês com cada um deles, aí incluídos todos os encargos trabalhistas. E se, por hipótese, a empresa contratada pagasse a seus empregados R$ 800,00, mais R$ 200 vale-alimentação e outros R$ 200 a título de vale-transporte, a despesa que ela teria com cada motorista seria de aproximadamente R$1.634,92/mês, já computados os encargos trabalhistas (faça a simulação aqui), porém o Município pagaria, como visto, R$ 3.649,40 por cada motorista.
Por outro lado, caso a Administração firmasse contratos administrativos temporários e remunerasse cada motorista com R$ 800,00, mais vale-transporte de R$ 200,00 e vale-alimentação também de R$ 200,00, gastaria em torno de R$ 1.473,33 por mês, já computados 13º salário, férias e INSS. Neste caso, a despesa total com motoristas durante os 12 meses seria de aproximadamente R$ 3.960.320,00 (três milhões, novecentos e sessenta mil, trezentos e vinte reais), os quais somados ao valor para compra das ambulâncias daria algo em torno de 8 milhões de reais.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
E tem mais Roberto, meu tio era funcionário da Prefeitura como motorista de ambulancia, foi demitido e agora foi chamado de novo, quando chegou lá queriam que ele desse um sumiço na carteira de trabalho e tirasse uma nova.Por que isso?
Caro professor,esse calculo de 50.000(cinquenta mil)para os modelos fiorinos ja estão com redução de impostos,o que as prefeituras e estados tem direito a descontos no caso de compras para ambulancias ou eu estou enganado e não tem direito a compra com isenção de impostos?
Este caso das ambulâncias, esta no mesmo patamar do da merenda escolar, fiz uma estimativa e por alto e cheguei a conclusão que cada criança atendida pelo município consumirá R$80,00(oitenta reais por dia de merenda escolar) este cálculo já esta sub-estimado podendo o valor ser bem maior. O que estão fazendo com o nosso dinheiro é um crime. O futuro das novas gerações de nossa cidade esta comprometido, pois este dinheiro deveria ser usado, de forma equilibrada pensando no futuro desta cidade.
Mas pelo visto irá financiar a próxima campanha para o governo do estado.
Passou da hora de nossa gente dar um basta nisto tudo.
Professor, apreciei o post com números e cálculos; interessante, mas a bem da seriedade do seu blog, deveria incluir licenciamento, manutenção e combustível das ambulâncias, que por rodarem muito, após o 1º ano apresentam defeitos que demandam revisões semanais.
obrigado pela oportunidade de contribuir, vamos fiscalizar e com discernimento.
Eu fico me perguntando por onde andam os veradores que foram eleitos para entre outras coisas, fiscalizar o executivo? E também sumidos a dupla que algum tempo atrás, em nome da moralidade com a coisa pública, cancelaram o concurso público. O que andam fazendo essa gente? Comendo no cocho, comendo no cocho com seus parentes e amigos?
CAMBADA!
Em tudo se coloca angu no caroço, vcs estao apenas se atendo ao valor bruto. O comentario do Evandro é o mais sensato. Deviamos primeira parar e analizar os numeros é o que esta incluido. No caso da merenda não é apenas esse o servió, as empresas vencedoras fazem armazenamento, distribuiçao, contrataçao de pessoal e ainda fazem a cozinha dentro das escolas.
A 80 reais por criança por dia, contrata o melhor restaurante de Campos e manda entregar o buffe. Nem festa de casamento se calcula este valor por pessoa... rs...
Por que será que as grandes empresas preferiram terceirizar os seus setores de transporte?
A Petrobras, maior empresa do Brasil terceiriza o seu setor de transporte.
Só espero que nesse contrato, assim como os que a Petrobras faz, tenho o compromisso de renovar a frota a cada 2 anos.
Renato.
Alguém saberia dizer se legalmente é possível a PMCG terceirizar a mão de obra do motorista de ambulância, mesmo havendo a crianção do cargo e concurso anterior específico para essa área?
Obs.: O concurso ainda está dentro do prazo de validade! As pessoas pagaram inscrição, estudaram, buscaram a qualificação exigida pelo edital, foram aprovadas nos exames teórico e prático e aguardam ser concovados, pois há carência real desses profissionais.
Queria saber do anônimo das 6:58, de onde ele tirou essa conta de que cada criança consumirá R$ 80,00 por dia em merenda escolar. Ele diz que esse valor é um crime, mas não mediu o absurdo que falou. Está certíssimo criticar, mas até mesmo para isso é preciso saber sobre o que se está falando. Não se trata de defender o governo, mas a falta de informação desse cara é ridícula. O valor da merenda por cada criança, será de R$ 3,66 (três reais e sessenta e seis reais)por dia. A imprensa cansou de falar sobre esse valor, só ele que não viu.
Retificando o comentário que postei como anônimo, das 11:38 PM:
O prazo de validade do concurso expirou no mês passado, mas continuo indagando:
Juridicamente é possível haver contratação de terceirizados, mesmo existindo o cargo ocupado por concursados no quadro de servidores do município???
Em outras palavras, a PMCG tem funcionários concursados para motorista de ambulância. Mesmo assim pode ter terceirizados para desempenhar a mesma função???
Acredito que não seja possível, mas caso alguém saiba da questão jurídica, por favor nos informe.
Obrigado.
Postar um comentário