65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, outubro 05, 2009
Consumo de líquidos não alcoólicos no Brasil
Uma pesquisa feita com 1.500 pessoas de até 55 anos analisou os hábitos de consumo dos líquidos não alcólicos no Brasil. Através dela se identificou que depois da água, o líquido mais ingerido é o refrigerante (19%), depois os sucos (18%) e as bebidas lácteas (12%). Em seguida o café (10%) e por último os chás (3%).
Ainda segundo a pesquisa, em média o brasileiro consome 2 litros de bebidas não acoólicas por dia, em 80% dos casos, bebe em casa e em companhia da família. Os produtos diet ou light líquidos, ainda equivalem a apenas 10% do consumo total.
A pesquisa foi denominada como "Liquimetric" e foi realizado pela GfK, empresa de pesquisas GfK de origem alemã. A GfK está instalada desde 1987 no Brasil, mais precisamente em São Paulo e é a quarta maior empresa de pesquisa do mundo, estando hoje presente em mais de 60 países nos cinco continentes.
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