65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, outubro 14, 2009
Japão terá um milhão de pessoas com 100 anos em 2050
Hoje no Japão quase 23% dos habitantes têm mais de 65 anos. Em 2050 passará dos 40%. Segundo matéria do jornal O Globo, nenhum país do planeta terá população tão idosa quanto a do Japão.
Hoje a expectativa de vida é de 79 anos para homem e 86 para mulheres, isto junto da taxa de natalidade só de 1,25 filhos por mulher fará segundo estudos demográficos o Japão chegar à metade do século com 37 milhões a menos.
Os japoneses estão deixando de te filhos devido ao custo de vida e a dificuldade de criar um filho. Por questões culturais, boa parte das mulheres que decidem ter filhos tem de deixar o emprego, isso tem levado as mulheres a retardar o casamento e, segundo a reportagem, quando decidem mudar, em torno dos 40 anos, já está tarde para tentar a gravidez.
A demografia é uma área de estudo cada vez mais exigida nos dias atuais em função das mudanças em todo o planeta. De uma parte da geografia ou da economia, a demografia hoje é essencial nos estudos e nas estimativas da previdência e de uma série de outras políticas públicas.
Este caso do envelhecimento da população japonesa e do aumento da estimativa de vida mexe com as oportunidades de negócio, especialmente do lazer e do divertimento, cada vez mais voltados para a chamada terceira idade. Não ficam de fora deste público, os mega-eventos mundiais como é o caso da Copa do Mundo e das Olimpíadas projetados para 2014 e 2016 em nosso país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário