65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, outubro 15, 2009
Reprecificar?
A declaração do empresário Eike Batista publicada ontem, em alguns jornais, de que o "Rio será reprecificado" é uma declaração formal do compromisso com a especulação que já opera na cidade maravilhosa. Ela vem no bojo das articulações e patrocínios a projetos simbólicos, que nada têm de generosidade ou "mecenato" e sim, a simples e eficiente especulação.
A despoluição da Baía de Guanabara, seu projeto para a Marina da Glória e o projeto de ligação por trem suspenso do também seu Hotel Glória, até o Aeroporto Santos Dumont, são acessórios nas negociações junto a agentes públicos.
Nesta linha, o empresário acena para a aquisição de grande quantidade de imóveis no centro do Rio, desde que o prefeito Eduardo Paes se comprometa efetivamente, com o projeto de transformar a avenida Rio Branco numa via de pesdestres.
Só assim foi possível saber de onde surgiu esta ideia, que mesmo simpática, pela valorização da urbe contra os carros, parece ter por detrás interesses tão grandes quanto a altura do Pão-de-Açúcar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Me diz uma coisa Roberto, por que você tem tanta raiva de empresário?
Esse empresario nao prega prego sem estopa...eh = ao Gerson, o importante eh levar vantagem certo! E ainda tem gnt q acha q somos tao ignorantes q nao percebemos... Vah catar kokinhos anon das 1:13!
POR CAUSA DISSO AI- VEJA: Vale a pena ver o Blog do Dr. Cleber de novo nesta tarde. Pelo q escreve o doutor, alguem ta lavando a égua. Engraçado, q antigamente aos sabados o coronel ia pro radio e mandava ver, todo mundo era ladão , e agora? cadê a oposição? parece q só tem o Dr. Cleber nesta terra? VAMOS ACORDAR GENTE
Em qual mundo não existe interesse financeiro?Por detrás de qualquer transformação urbana,há o interesse do lucro.Não vejo pecado.Quem vai gastar sem retorno?China,USA,Brasil...o mundo é movido pelo dindim.
Postar um comentário