65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, outubro 06, 2009
A vida econômica pela internet no Brasil e sua relação com o município
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que há no Brasil 32,5 milhões de contas bancárias que usam os serviços na internet. Aproximadamente 26% do total de contas ativas e inativas.
O item mais comprado pelo brasileiro na internet ainda é o livro com 17%, depois saúde & beleza com 12%, informática 11%, eletrônicos com 9% e eletrodomésticos com 6%. Há hoje no país mais de 13,2 milhões de consumidores virtuais, sendo que 19% deles têm mais de 50 anos e 24% têm ensino fundamental e médio apenas, o que demonstra a entrada de novas classes sociais no mundo virtual.
Assim, cada vez mais, o comércio local tende a ficar espremido a materiais de primeira necessidade. O caso do comércio de Campos, ainda hoje, o maior empregador do município, depois do poder público tem assim desafios que não são de hoje, e que começaram com a massificação da venda de eletrodomésticos para grandes redes varejistas que por aqui aportaram e que agora ameaçam também o setor de supermercado.
Ainda sobre a ampliação da forma de pagamento em compras virtuais, a grande expectativa é que o serviço de pagamento móvel com o uso de celulares supere em muito o uso da rede bancária. No país há hoje 160 milhões de usuários de telefones contra 126 milhões de contas bancárias.
PS.: A partir de informações do Valor Econômico.
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