65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, novembro 10, 2009
Blecaute atinge Campos e outros 4 estados
As primeiras informações dão conta de problemas em Itaipu, como noticia o portal G1, aqui. Não foram dadas maiores informações sobre o que teria ocasionado o problema ou previsão de retorno do fornecimento. Além do Rio, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais encontram-se totalmente ou parcialmente sem luz.
Atualização 23:19: Do portal IG, o presidente de Itaipu, Jorge Samek, diz ser a causa mais provável da interrupção problemas ocasionados por chuvas ou raios. As 5 linhas de transmissão de Itaipu teriam apagado simultaneamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Realmente professor, que problemão...ainda bem que a Petrobrás vai gerar mais energia do que Itaipu no próximo ano.
10/11/2009 - 22h25
Pane em Itaipu causa apagão em nove Estados
Do UOL Notícias
Em São PauloAtualizado às 23h42
Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 22h desta terça-feira (10). Segundo informações da assessoria do Ministério de Minas e Energia, o apagão que atingiu novo Estados foi causado por uma pane na usina hidrelétrica de Itaipu.
Apagão em vários Estados do país deixaram cidades no escuro, como Santos, no litoral paulista
Veja mais fotos do apagão que atinge o Brasil
Foram afetadas as cidades de São Paulo, Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco.
Já a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirma que houve apagão em cinco Estados do país devido a um problema na usina de Itaipu, no Paraná, de acordo com informações do canal de TV a cabo BandNews.
Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo.
Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. Relatos de moradores apontam falta de luz em várias regiões da cidade, no ABC Paulista e no interior e litoral do Estado.
O metrô de São Paulo interrompeu o funcionamento e estava parado por volta das 22h40. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, só estão com energia na capital paulista os locais onde há geradores. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, não há registro de ocorrências na cidade.
"Estava um caos para pegar ônibus, pois está sem metrô. Estava parecendo seis horas da tarde. A cidade está totalmente escura, sem semáforos, na rua só vemos a luz das velas nas casas. Não tinha nem táxi na rua, está todo mundo preso em casa", conta o jornalista Rodrigo Araújo, que estava na av. Paulista no momento do apagão.
Há relatos ainda de que a pane atingiu algumas operadoras de celular.
Também falta luz em partes do Rio de Janeiro e na cidade de Recife. No Centro-Oeste, Campo Grande também foi afetada pelo blecaute.
No Rio de Janeiro, o problema prejudica a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização.
O Estado do Rio Grande do Sul não foi atingido e, segundo a Companhia Estatal de Energia Elétrica, um problema em Itaipu gerou um apagão acima do Paraná, em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.
Seguundo o jornal paraguaio "La Nación", o fornecimento de energia elétrica ficou interrompido no país por cerca de 30 minutos entre 21h13 e 21h43 (horário local), e já está normalizado.
*Com informações da Folha Online e da Agência Brasil
O enterro político da senhora Dilma Rousef foi determinado com a ocorrência desse vexatório Black-out, demonstrando como o Brasil está oriundo a um sistema energético arcaico e terrivelmente centralizado a Itaipú.
É preciso repensar com relação a medidas cabíveis que possam superar as discrepâncias atuais do sistema energético brasileiro.
Tenho dito!
Vocês acreditam que o causador foi, verdadeiramente um "vendaval" nas linhas de transmissão?
Se assim for, estamos entregues ao "deixa como é que está pra ver como é que fica".
Outras fontes, atribuem o apagão a fatores mais explicativos como:
"O jornal norte-americano The New York Times estampou a notícia do apagão brasileiro em seu site. Com a manchete "As duas maiores cidades do Brasil são atingidas por blecautes", o texto diz que houve uma enorme falha de energia, que varreu as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, deixando milhões de pessoas no
escuro.
Segundo o material, uma das causas atribuídas ao blecaute teria sido uma pane na hidrelétrica de Itaipu, que atravessa a fronteira do Brasil com o Paraguai. "Os
problemas com a barragem causaram uma perda de 17 mil megawatts de energia, resultando na queda de energia em grandes partes do Rio de Janeiro, São Paulo e
vários estados".
Fonte: http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/34/34022-apagao-no-brasil-foi-causado-por-hackers/index.html
Ainda segundo o texto, o apagão ocorreu três dias depois da exibição do "CBS 60
minutos", programa de notícias que informou que várias interrupções de energia no
Brasil foram causadas por hackers."
Enquanto o blackout atinge o Brasil, há pessoas que sofrem de blackout mental, como a "Rosângela" "Jumentinha".
O blackout deve ser sanado, assim como deve ser nanada a referida comentarista, com seu banimento do blog.
Torcemos para que isso se efetive e que a seriedade do Blog seja restaurada, pois a credibilidade do mesmo está arranhada com postagens sucessivas da alienada comentarista.
Amigos do Blog:
A imagem do Brasil e do Rio de Janeiro estão tremendamente arranhados com relação a ocorrência do Black-out, internamente e externamente.
O caos, principalmente no Rio de Janeiro foi tremendo, visto que a maior preocupação da população é a segurança.
Para um país que orgulhou-se recentemente em ter tido o Rio de Janeiro escolhido para sediar as olimpíadas de 2016, fica uma grande interrogação com relação a viabilidade e confiabilidade técnica do sistema elétrico brasileiro diante de uma pane que literalmente, colocou o Brasil às escuras.
E há aqueles que insistem em crêr que há luz no fim do túnel. Eu, pessoalmente, achedito há luz sim, desde que a forma de se fazer política em nosso país seja repensada, para que o futuro seja realmente iluminado.
Abraços a todos.
O Governo afirmando que o apagão foi causado por tempestades na região de Itaipú, sendo que ao verificar imagens de satélite em tempo real, nota-se que na hora do apagão, não haviam núvens na região de Itaipú ou possibilidades de tempestades na referida região.
Chupa essa manga agora Brasil!
Tô até adivinhando pra daqui a pouco:
"Pessoal, estava eu tomando meu café, orando, quando ví a imagenm do Senhr que disse: Brasil é energia e Campos é a cidade de Jesus Cristo, o Cristo Vivo, vivo com muita luz, luz na oração, luz no jejum, luz na fé, luz nas orações e na esperança.
Jesus é lindo, sua palavra é verdadeiramente verdadeira, viva o todo poderozo e que não nos deixe faltar luz e passar dias nas trevas.
Palavrinha: luemjef
Luz em Jesus é força
amém."
Poxa Roberto Moraes, vamos providenciar o banimento definitivo da Jumentinha Rosângela, ok.
Abraços.
Ai ai genten...
Dizem que o apagão foi iniciado por uma "Jumenta" que derrobou uma das torres de transmissão de Furnas.
Esta "jumentinha" estaria pastando nas proximidades da torre e ao aproximar-se da mesma, achando que o som emitido por um transformador era "macumba", deu um coice na torre de transmissão e desencadeou uma série de eventos que culminaram com o blackout de ontem.
Assim não dá!
Assim não pode!
ui ui...
tô indo-me...
A culpa do apagão é do descaso histórico-político dos Governos que até o momento, não se atentaram para a necessidade de investimentos em fontes de energia alternativas como a energia nuclear, heólica e hidrogênio.
Num país que caminha à passos de tartaruga, só nos cabe ficar às escuras do progresso tecnológico.
So falta vir algum desses que fizeram a bizarra cartilha em que nao se deve dizer coisas do tipo: "a situaçao está preta" - passando a falar: "a situação está pouco favorável" (e bizarrices do tipo) e agora dizer que "nao se deve falar "blackout", e sim, "out-afro-descendente" ou "out pouco favorável" rs.
Apagão com calor é dose, né?
"Blecaute atinge Campos e outros 4 estados"
Isso que é mania de grandeza: pelo título, chegamos à conclusão de que Campos é também um estado e não um município.
Postar um comentário