65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, novembro 21, 2009
BR-101 no ES: lá o estado está agindo melhor!
Quem chamou a atenção do blog foi o Thiago Viana em comentário de nota abaixo. Pelo destaque que o assunto merece, resolvemos trazer o assunto para a capa do blog. A matéria foi publicada na edição deste sábado no jornal A Gazeta, do vizinho estado do Espírito Santo.
Lendo a reportagem é possíel deduzir como um governo de estado mais eficiente e articulado pode intervir, de maneira mais eficiente, no processo de concessão coordenado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) e assim melhor atender à população.
No caso de nosso estado, tanto o governo passado - que preferia brigar a conversar e, assim se negou a discutir, seja uma alternativa de consórcio com os municípios, seja um melhor desenho da concessão - quanto o atual de Cabral, que também desconsiderou este assunto, mesmo com todo apelo de nossa região, deixaram que hoje amargássemos uma concessão que só trará resultados em longo prazo.
A matéria da jornalista Rita Bridi se inicia com a seguinte informação:
"BR 101: duplicação mais rápida e sete novas praças de pedágio"
"O governo estadual bateu o pé e conseguiu mudar importantes regras no jogo da concessão do trecho da BR 101 que corta o Espírito Santo: as primeiras duplicações da rodovia serão feitas em dois anos. Em até 20 anos, sai todo o percurso. O trecho central, o de tráfego mais intenso e perigoso, entre Safra, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul, e João Neiva, no Norte, será duplicado nos primeiros cinco anos de concessão. O investimento total será de R$ 2,3 bi."
Se tiver interesse em se aprofundar no assunto clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
não foi o governo federal que privatizou?
Grande Diferença. A Daqui está programada para finalizar em até 2021, um ano a mais.A duplicação Rio Bbonito Casimiro acontece a partir de 2010.
Postar um comentário