quinta-feira, novembro 05, 2009

"Falta de respeito na 134ª Delegacia Legal

O blog recebeu por e-mail a seguijnte reclamação de Jorge Pinheiro: "Olá Roberto. Venho denunciar a falta de repeito com a população campista na delegacia do centro, a 134 DP. Minha namorada foi assaltada em plena luz do dia, mais ou menos as 12:00 h, entre as ruas 21 de abril e Carlos de Lacerda na saída do Unibanco. Na hora não havia naquela região nenhum policial militar e guarda municipal. Fomos para a delegacia as 13:05 h e eles trataram a gente pior do que cachorro. Parece que eles estão ali fazendo um imenso favor para nós. A começar pela falta de estrutura do local e poucos funcionários no atendimento. Saímos de lá as 20:00 h. Acho que eles estão pensando que ninguém ali trabalha, estuda ou tem alguma outra ocupação. A demora é imensa. Tinha pessoas lá que chegaram de manhã para fazer uma ocorrência de manhã e já era noite e não tinha sido atendida. Funcionários lendo jornal, batendo papo, e a população esperando para ser atendida. Roberto, fiquei indignado com toda aquela situação e espero nunca mais voltar lá."

20 comentários:

Anônimo disse...

Prezados,

Os servidores Públicos têm que saber que a população não é culpada pelo descaso do governo de Cabral.

Se ganham mal, se não trabalham em um lugar adequado,poxa nós não somos culpados, reivindiquem, façam greve, lutem, mas por favor não descntem na população que já sofre tanto.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha.

Não estou aqui para fazer propraganda para político nenhum, mas lembrem vocês, que no governo anterior existia um convênio com a UERJ para utilização de profissionais capacitados (Psicólogos,Assitentes Sociais, Pedagogos), sei que eram todos de indicação política, isso eu não posso negar, mas pelo menos o atendimento era bem melhor do que o de hoje.
Não sou fã do ex-governador Garotinho, mas era um programa que tinha tudo para continuar a dar certo (Programa Delegacia Legal), substituiam os policiais por formandos da UERJ, Estácio, Universo,... e é claro por indicações políticas tb, levando mais policiais civis para as ruas, ao invez de estarem sentados de conversas fiadas nas delegacias.

Profª Oliva Queiroz disse...

Olá, Roberto!!
Infelizmente, o atendimento da 134ª é péssimo mesmo. Dirijo uma escola que ,em maio, foi arrombada. Pra registrar a ocorrência fiquei das 8:30 às 22:15. Isso porque a viatura da PM me levou até lá pra adiantar o atendimento e seis pessoas que estavam na minha frente desistiram, senão teria saído de lá de madrugada!
E realmente é assim, batem papo, lêem jornais, conversam tranquilamente ao celular.
Somos atendidos com um descaso tão grande que parece que estamos pedindo favor!!
Enquanto o ladrão se safa, a gente é que fica preso!!

Anônimo disse...

Caros colegas do BLOG,

A poucos dias estava eu na praia de Santa Clara, praia de SFI num bar acompanhado da minha esposa, num evento musical na avenida principal.

Tinham uns 4 policiais militares dando cobertura ao evento , entre eles um cabo que é um grande amigo de minha família.

Ocorreu um desentendimento no interior de um bar, e surgiu uns disparos de armas, graças a Deus tudo foi contornado e o indivíduo que fez os disparos conseguiu fugir do local.

Uns 10 minutos depois o indivíduo voltou com mais 2 traficantes da região de SF e ameaçou pessoas dentro do bar e eu, presenciando o fato, fui chamar os policiais, principalmente o meu amigo (Cabo) e mostrei de longe os 3 que estavam armados dentro do bar.

Para a minha surpresa sabe o que o mesmo me falou!!!!!!

Infelizmente ele disse que nenhum dos 3 policiais iriam fazer nada, e nem queriam fazer nada, que era para fingir que não ocorreu nada que depois tudo iria voltar ao normal.

Disse que não era má vontade, mas que se prendessem os indivíduos em flagante armados, teriam que os acompanhar até a Delegacia de Campos, aguardarem quase 8 hs para serem atendidos e lavrar o flagante, pois é uma morosidade muito grande por parte dos Inspetores e delegados.
E dizendo eles, estmos cansados, daqui a 2 horas esteremos saindo de serviço, vc acha que iremos perder o nosso domingo dentro de uma delegacia por cusa de vagabundos!!!!

Fiquei pasmo com o ocorrido, que ponto que estamos vivendo, se isso acontece aqui em SFI, imaginem em outros lugares.

Nem os policiais militares estão suportando os atendimentos nas delegacias, evitando cumprir os seus trabalhos para não terem que ficar perdendo seus dias de descanso.

Isso é uma vergonha para o Governo do nosso Estado.


Acorda Cabral.

Anônimo disse...

Isso é normal.

Ontem fui vítima de um furto no interior do meu veículo atrás do Banco Itaú da lapa, levaram tudo , som, roupas,celulares, minhas compras,...

Vcs acham que fui na Delegacia dar parte?

Para que?

Pereder 8 hs de burocracia sabendo que não vou reaver os meus pertences.

O pior muitas vezes somos vítimas de risadas e deboches por parte dos Inspetores.

Onde vamos chegar?????

Anônimo disse...

É Cabral assim !!!!!!!!!
Ainda quer mais 4 anos?????

Anônimo disse...

Sei que a insatisfação com o nosso governador é geral, mesmo assim nós servidores temos que ter respeito com a nossa população.

Não temos direito de fazer isso.

Lutemos pelos nossos direito sim, mas sem prejudicar a população que já sofre tanto.

Marcelo Bessa disse...

Coisas assim realmente acontecem.

Anônimo disse...

Esse tema abordado é verdadeiro e bem oportuno. Já passei por isso lá e não foi por falta de pessoal não, tinha bastante gente lá e ninguém trabalhando. Me parece que eles fazem essa embromação para desestimular as pessoas a registrar queixas, e o manterem os índices de violência roubo e furto sempre abaixo do real, passando uma falsa imagem de boa atuação da polícia.

Renato.

O olho que tudo vê disse...

Assim sendo, conforme relatado na matéria, aproveito para vaiar veementemente os funcionários da referida delegacia, pois os mesmos, acham-se acima da Lei e conforme seu comportamento jocoso, assinalam a forma nada profissional, ética e moral a qual a Justiça é feita em nosso País.

ÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ......

Tenho dito.

Anônimo disse...

Sabe o que causa isso tudo?

ESTABILIDADE

É uma inversão total de valores, o SERVIDOR PÚBLICO, que o próprio nome diz deveria SERVIR ao público, acha que faz um grande favor só de estar ali, afinal, segundo seu pensamento tacanho, ele estudou e passou justamente pra não precisar nunca mais trabalhar, apenas cumprir horário.


Comparem: se você reclama com um atendente de empresa, ele faz de tudo pra contornar a situação e tentar melhorar o que está errado; se você reclama com um servidor público, ele diz pra você parar, porque "desrespeitar" ao servidor é crime e você será processado por isso..

É nisso que dá um país que não estimula o empreendorismo, e as empresas privadas tem que se virar pra sobreviver..cria-se a falsa ilusão que o serviço público é a solução dos problemas...

Infelizmente hoje temos uma geração que prefere tomar cafezinho o dia todo do que encarar um trabalho de verdade, é a geração do emprego não do trabalho!
E só vai piorar..basta ver a quantidade de cursinhos pra virar servidor...

Anônimo disse...

Prof. Roberto,
Prof. Marcelo Bessa.
Prezados do Blog,

Sou Policial Militar CB-PM, no momento estou destacado numa CIA que tem como área de atuação praias da Região de SFI. Acompanho sempre que tenho tempo este Blog por ser de pessoas cultas e por muitas vezes nos trazer informações de todo cunho.

Sobre o comentário citado logo acima, não vou ser hipóclita em dizer que é mentira, pois acontece sim, principalmente na época de verão, em que o PM está doido para terminar o ser horário de serviço e ir descansar com a sua família.

Infelizmente tem situações que vc têm que ser prudente e pensar, vale a pena perder meu horário de descanso com a minha família para ter que ficar horas e horas numa Delegacia aguardando atendimento de Inspetores e muitas vezes do próprio delegado.

O pior é que muitas vezes por causa de uma ocorrência têm viaturas que ficam até 8 hs paradas na porta da delegacia, tempo em que poderiam estar sendo utilizadas na seguração de nossa população ou em outra operação qualquer.

Sei que não depende dos PC, pois a uma carência muito grande e sim de boa vontade política, o que não esta existindo po parte desse governador.

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Acho q esse péssimo atendimento não vem em protesto a qualquer Governo. Qdo eles se sentem insatisfeitos realmente, fazem greve e ponto final. Entendo q esse comportamento dos funcionários públicos da Delegacia, vem de uma cultura implantada não só lá dentro, com em vários outros órgãos públicos da "LEI DO CARIMBASSO". Contribui q vc é atendido dignamente...

Anônimo disse...

Prezados freqüentadores do blog, infelizmente é verdade mesmo. Sei porque já precisei registrar uma ocorrência e se não fosse o "jeitinho brasileiro" teria permanecido dentro da elegacia por pelo menos oito horas seguidas. Felizmente conheço um detetive que me socorreu agilizando a ocorrência. Recuperar meus objetos furtados, nem pensar..., ou melhor, nem tentaram. Me senti constrangido para aceitar aquela ajuda, afinal, eu furaria fila num claro desrespeito a quem aguardava pacientemente sua vez. Mas aceitei porque a penalidade era muito grande, seriam mais de oito horas de espera e eu sairia com o dia amanhecendo ou amanhecido. Além do mais o Inspetor que me atendeu nem trabalha no atendimento, logo, não furei a fila.
Espero não precisar ir à Delegacia novamente, mas só irei se for obrigado mesmo. Para registrar furto, nunca mais.
E pretendo me lembrar disso na eleição do ano que vem.
o tempo de espera é tão longo que inviabiliza qualquer ação imediata da polícia.

Marins2012 disse...

Uma pouca vergonha, quando alguem reclama da demora ai que fica pior, o cidadão ainda ouve esculacho de um prestador de serviço que esta ali para atender com "educação"coisa que pouco se ve dentro de uma DP,mas quando chega alguem "conhecido" do fulano de tal que trabalha no setor é logo encaminhado para a mesa do tal, ja vi muito isso acontecer, e é por isso que a violencia impera, os bandidos sabem que o povo não tem mocinhos para lhe defender!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentarista das 11:53AM.
O péssimo atendimento na Delegacia naum tem nada haver com o Governo. Naum é pq o Governo eh ruim q farei mal o meu trabalho. Imaginem se todo o Funcionário Público pensar assim???
O problema está nas pessoas lá de dentro msm, falta td: respeito, vontade, caráter, ...
Imaginem vcs q há um tempo atrás um menor bateu na traseira do meu carro; qdº fui à delegacia fzr o BO, vi os próprios policiais q me socorreram na rua e me acompanharam ateh lá, pedirem dinheiro pra mãe do menor para liberarem a moto, pois a msm estava toda errada, com documentação atrasada, sem freio, etc
Ou seja, a falta d caráter desses policiais é culpa do Governo tbm???!!! Se for, pq entaum eles trabalham pra ele???
E assim acontece durante todo o dia lá na porta da Delegacia, a propina corre solta, soh naum vê, quem naum quer!!!!

Anônimo disse...

Não é só a população que sofre com o mau atendimento dentro da DP. Os PMs (que ganham mal e trabalham mais) também ficam horas esperando a boa vontade dos Policiais Civis para registrar uma ocorrência.

Marcelo Bessa disse...

Acho que má qualidade no atendimento não tem nada a ver com este ou aquele governo (não estou defendendo ninguém): tem a ver com a consciência de quem está lá para atender, pois quem paga o salário do servidor é a pessoa que está do outro lado do balcão, que tem DIREITO de ser bem atendida.
Por isso, convém lembrar ao anônimo das 10:24 que nem todo servidor público acha que "faz um grande favor só de estar ali, afinal, segundo seu pensamento tacanho, ele estudou e passou justamente pra não precisar nunca mais trabalhar, apenas cumprir horário.":
Eu sou servidor público e não posso aceitar tamanha generalização: estudei para passar sim e não vou me culpar por isso, como parecem querer alguns. E há repartições públicas onde a qualidade no atendimento ao cidadão é a regra: eu não abro mão disso no meu trabalho e enquanto me couber alguma responsabilidade nisso é assim que vai ser. E não tem essa de "cafezinho" nem de "carimbaço", não.
Só que a educação e a atenção que o servidor tem que ter para com o cidadão é uma via de mão dupla: quando eventualmente alguém acha que repartição pública é a "casa da mãe joana" só por ser pública, é DEVER do servidor não permitir que o cidadão exagere e lembrar a esse cidadão que existe ordem no país (liberdade é uma coisa e bagunça é outra... por isso há o crime de desacato previsto no Código Penal).

Anônimo disse...

É UMA PENA ROBERTO QUE TODA ESSA POLÊMICA FIQUE SÓ AQUI NO SEU BLOG, POIS É TUDO VERDADE, VAI CHEGAR UM QUE NINGUÉM VAI QUERER IR A UMA DELEGACIA, CANSADO DE VER TANTO DESCASO E O PESSOAL ESQUECEU DE CITAR QUE SE FOR MULHER E BONITA ELES AINDA FICAM DE PIADINHAS, DESFILANDO COM AS ARMAS PRA LÁ E PRA CÁ, SE ACHANDO E A MOROSIDADE APENAS PARA FAZER UMA OCORRÊNCIA É ENORME PORQUE RESOLVER ELES NÃO VÕ MESMO, NEM SE ABALAM. É UMA VERGONHA A QUE PONTO ESTAMOS CHEGANDO...

Fábio Gentil disse...

Assino embaixo do que disse o colega Marcelo Bessa: é um dever do servidor público atender - BEM! - o seu "cliente", que está do outro lado do "balcão", pois o administrado/jurisdicionado é quem paga o salário do servidor!
O próprio nome já diz: "servidor público" = é para servir ao público!
Tb sou servidor público e prezo pela excelência no atendimento ao público na repartição a qual sou lotado!
"Cafezinho"? Eu que ofereço!!! Mas é café mesmo! E pago do meu bolso o pó + filtro + açúcar + gás + fósforo!
Quanto à 134ª DP, sugiro ao Prof. Roberto Moraes levar o caso aqui exposto, diante da gravidade e de tantos comentários, ao Dr. JARDIEL SANTOS DE MÉLO, Delegado Titular.
Aliás, a todos os que aqui comentaram: se não me engano, no site da Polícia Civil-RJ tem o e-mail dele!!!
Apesar de residir em São Fidélis/RJ, conheço-o, pessoalmente (já foi titular aqui da 141ª DP), e posso afirmar, sem sobejar dúvidas: ele (que assumiu recentemente a titularidade da 134ª DP) não deve estar sabendo disso!
Trata-se de um jovem, íntegro, talentoso e competente Delegado, que é bastante operacional e esmera-se no cumprimento do seu mister!
Ah quão bom seria se ele retornasse aqui para a 141ª DP!