65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
28 comentários:
Esse Deus Gracioso...
Tem um texto que diz que Deus age na Compaixão. Verdade.
Sabe, Roberto, sem nenhuma pretensão, mas quando vi no seu blog a foto de Campos com uma tempestade à vista, peguei minha xicara de café com pão e fui para a varanda dos fundos olhar o céu. Lembrei do céu de Campos, Lembrei do meu povo, e me deu um nó na garganta. Falei assim: Deus Todo Poderoso... não deixa cair esta tempestade na Cidade Formosa, não... e nem conseguia tomar o café... E agora... vejo sua Boa Notícia... E olha, não foi jejum e nem oração... Foi compaixão mesmo. Ali, com minha xicara de café, nó na garganta... Jesus é Lindo! Sua palavra é Verdade.
A foto é linda, exatamente por causa das cores.
Estamos tão acostumados a ver cores mais fortes em fotos profissionais, do que essa, em tom pastel.
Parece uma pintura.
Parabéns professor!
Rosângela, não seja hipócrita, pois "Deus" também é arquiteto das inundações, das nevascas e das chuvas de granizo, das explosões vuncânicas e dos asteróides e meteoros que sempre nos visitaram, dos incêndios florestais causados por raios, dos tsunamis e outros fenômenos, cada um com sua respectiva causa e efeito.
Acho que você tem que levar em consideração que as chuvas e tempestades servem para abastecer a terra de nutrientes para a alegria dos lavradores e também, para abastecer de água onde a mesma falta.
Agora, se por puro egoísmo e capricho pessoal, você se acha no direito de pedir a "Deus" para que o mesmo interfira nos fenônemos climáticos pura e simplesmente para acalentar seu egoísmo pessoal dotado de um enorme fanatismo, você acaba por se revelar como alguém enormemente egoísta e distante dos planos de "Deus" para a coletividade.
Comentarista Rosângela: assista ao Discovery Channel e informe-se mais com relação aos fenômenos naturais, pois os mesmos não podem ser medidos e descritos pelos dogmas religiosos aos quais você tanto defende.
Instrua-se e liberte-se das algemas da ignorância!
JESUS CRISTO É O SENHOR. E sem pretensão, pedi. Ele atendeu... Não foi bom? Queriam que viessem uma tempestade para arrazar a Cidade. Só um anônimo para fazer tal coisa.
Cada um contribui com o que tem. Procuro cotribuir com o que Tenho! Na verdade, eu nem orei.. pensei com meu coração cheio de compaixão... Conversei com Jesus e Ele, Bondoso, atendeu. Não foi bom? Nem fiz jejum... estava tomando café e olhando para o Céu... conversando com o Pai de Amor... Só isso...Nâo posso? è proibido? Por quê?
JESUS É LINDO! E É BOM DIA BONITO ASSIM, NÃO?
UM... olha a palavrinha:
terpe
É só Ter Pé. Pé de Jesus. Eu tÔ no Pé de Jesus Lindão. Esta é minha contribuição. Entende? Não tenho tempo de ver televisão porque estou envolvida com os PÉS... dEle... de Jesus Lindão Rei Grandão!
( Incrível, como tem gente querendo ver o "mal em Campos, Estado do Rio de Janeiro e Brasil")Quem manda aqui é Jesus Rei das Nações o ÚNICO DEUS TODO PODEROSO.
Amém.
Eu que sou hipócrita? Quem está no anonimato? Você pode mencionar meu nome... mas você quem é?
Graças Deus sou ignorante dos "conhecimentos do mundo". Só quero mesmo a Verdade e conhecimento de Jesus CRISTO ÚNICO DEUS VIVO NA MINHA VIDA.
palavrinha:
xitis
Deus é arquiteto de TUDO. Até deste momento que Ele me deu. ELE ARQUITETOU EU ESTAR NA VARANDA TOMANDO CAFÉ E PEDINDO A ELE ALGO QUE ELE JA IA FAZER...
Não posso?
Quanto aos fenômenos naturais eu me informo também nos Registros Fidedignos. Muito bom também o Discovery. Realmente, nada passa fora dos propósitos do TODO PODEROSO.
Poxa Roberto, para de aceitar postagens dessa Rosângela!!! Ela está poluindo esse blog. Eu to deixando de postar no blog por causa dessa Rosangela. Para de aceitar os posts desta fanatica religiosa. Você vai perder seguidores.
Rosângela, tú és tão inconsistente em seus comentários e aprsenta tanta desorganização mental que ao invés de fazer apenas um coentário, enche o espaço de asneiras irrefutáveis e indeléveis.
Seja mais profissional, ou pelo menos, tente ser, pois seus comentários tem servido somente para aumentar a audiência do blog do Moraes, pois há pessoas que acessam o mesmo somente para ter um momento de alguns risos com suas anedotas literárias.
Rosângela é chacota da cidade!!!! Roberto Moraes, faça um favor aos seus leitores e a você mesmo e seu blog. Faça uma enquete e peça para as pessoas votarem se permitem que a Rosângela continue postando (bostando) no seu blog...
Quantas vezes deixo de comentar pq essa anta (ou jumenta) já comnetou algo nada a ver...
FORA ROSÂNGELA!!!!!!!!
Fora Rosângela!!!!
Essa Rosângela é um pé no saco mesmo. Teve um cara aí que falou tudo: desorganização mental. E esse joguinho de palavras idiota que ela faz? Por favor...
A Bíblia diz que se pedirmos ao Pai com fé, Ele atende nossas orações. Assim como Elias orou e não choveu por tres anos e meio, a leitora Rosangela tem o direito de pedir ao Pai, para que Ele interfira no tempo. Hoje mesmo de man´hã eu orei a Deus pedeindo que o tempo melhorasse, pois eu estava trabalhando no rua e a tarde Ele atendeu minha oração, o tempo mudou, chouveu um pouco e uma gosta brisa foi percebida. A Ele toda glória, honra e louvor. E aproveito este espaço para confessá-lo publicamente!
Comentarista Daniel:
Deixe de ser superficial como a Rosângela e aproveite o espaço do blog para interferir inteligentemente com seus comentários.
Orar por chuvas ou para que as mesmas parem de ocorrer é puro inbróglio, visto que se assim fosse, orações bastariam para que um time ganhasse ou perdesse um jogo ou campeonato.
Se orações tivessem verdadeiramente o poder de transformar as coisas, o trabalho perderia sua função existencial e estaríamos a orar copiosamente apenas esperando que as coisas venham a ocorrer.
Não seja tão consonante com a Rosângela, pois fatalmente, os dois estarão a sustentar comentários cheios de alegorias literárias, proveniente pela falta de informação e desconhecimento das leis que regem a natureza e seus elementos.
Permita-se a pensar melhor, pois a vida transcende os limites da imaginação humana.
O mal daqueles que são evangélicos é achar que os que não são da mesma religião, devem, obrigatoriamente, ouví-los e seguir seus ensinamentos, entretanto, a Constituição Federal roga que a todos é vedada a liberdade de manifestação religiosa e para que haja uma boa convivência e tolerância entre os homens, o respeito deve ser dado para poder ser recebido.
Assim sendo, as tentativas da Rosângela e do recém comentarista "Daniel" anulam-se pois os interesses da coletividade estão acima dos interesses ideológicos particulares dos mesmos.
Roberto Moraes, você e seus colaboradores que liberam as postagens de comentários são culpados pela exibição de comentários insustentáveis e voláteis como os que a senhora Rosângela faz e torna a fazer.
Um blog sério é um blog que dá mais atenção ao conteúdo proposto que aos comentários inconsistentes e imaturos.
Sinto-me no direito de falar sobre isso, pois acho que você força muito a barra em troca de uma possível audiência, pois os leitires sérios são provocados com os comentários da Rosângela fundamentalista e preconceituosa.
Tome uma atitude condizente com a seriedade que seu nome representa na história da educação de nossa cidade.
Duvido que se a Rosângela fosse sua aluna ela teria a palavra todas as vezes que viesse com esses sofismas na sala de aula.
Pense nisso, pois liberdade de expressão é justo sim, mas intolerâncias religiosas e preconceituosas frutos de um fundamentalismo monastérico não são aceitáveis na sociedade moderna.
Os leitores do seu Blog merecem ser respeitados e se não me engano, tú mesmo em postagem pretérita afirmou que os comentários da Rosângela outrora "Jumentinha" e "zebulom" seriam banidos do seu blog e sem explicações ou respeito aos leitores, resolveu liberar os mesmos, causando não mais a alegria de acessar o blog pelos conteúdos de utilidade e de construção de uma mentalidade voltada ao crescimento de nossa região e país, mas agora, em determinados momentos, há grande asco em acessar o mesmo e deparar-se com comentários tão depreciosos de intelectualidade.
Roberto, libere os comentários feitos contra a Rosângela, pois você os está retendo e temendo pela publicação dos mesmos.
Onde está o respeito por aqueles que acessam seu blog?
Respeito a opinião de todos. Voces podem ou não concordarem com meu ponto de vista. Agora dizê-lo que é errado, já uma ofensa. Mas não vou brigar nem causar confusão, pois isso já estava escrito na Biblia há tempos. Jesus disse:"Antes de rejeitarem a ti, primeiro foi a Mim que rejeitaram..." então, vocês acham que eu vou discutir este assunto com vocês? Nem um pouco. Com relação ao Prof. Barros, em nenhum momento disse algo em favor de minha religião, primeiro porque religião é coisa de homem, apesar de fazer parte de uma denominação evangélica, isso não quer dizer que sustento a "causa" evangelica (como instituição, mas sustento a causa de Jesus. O seu mal é que você ainda não o conhece, isso é fácil perceber, pelo monte de besteiras que foram ditas nesta parte do Blog. Nem os mais renomados cientistas da atualidade como do passado como Darwin, puderam esclarecer cientificamente que o Universo foi uma criação do acaso! Ainda bem que o sr. nunca foi meu professor, mas se fosse você iria testemunhar das verdades Biblicas, contra qual, não há argumentos humanos. Outra coisa, o sr. falou da Constituição, mas não está respeitando-a, pois, qualquer pessoa de qualquer religião pode expressar-se da forma que quiser, no Brasil, há o livre culto. Com relação ao "O olho que tudo vê", a oração em si não é poderosa, mas o poder vem daquele a quem a oração é dirigida, ou seja, a Jesus. Da mesma forma como vocês tem o direito de publicar seus pontos de vista, eu tambem tenho o meu, quer gostem ou não. Éee, só Jesus mesmo. Mas, Jesus disse: "Aquele que se arrepender de seus pecado, Eu o perdoarei"..ainda há tempo para conhecer a Jesus.Ele disse que não vai demorar a voltar. Agora, mais uma coisa sobre a oração; ninguem pode fazer com eu não a faça! Vou orar por vocês, pelo Prof. e pelo anonimos e pelo "Olho que tudo vê".
Daniel,
Assim sendo, use do referido espaço para proferir comentários "laicos", pois vocês adoram impor seus ideais aos outros, mas quando são questionados, são os primeiros em falar em "liberdade de religião", "Bíblia" e "Jesus", sem ao menos, deixar que as outras pessoas possam expressar-se, esquecendo-se que Jesus não tinha nem mesmo uma religião e jamais levantou "bandeira" de qualquer uma.
Com relação aos cientistas, afirmastes que os mesmos não exclareceram cientificamente que "o Universo foi uma criação do acaso". Pergunto a tí: E eles exclareceram que tudo foi criado segundo os ensinamentos que tanto serviram somente para semear o ódio, a discórdia e a ignorância entre os homens? Eles provaram que tudo foi criado conforme as alegorias e influências políticas e culturais daqueles que manipulavam o que, posteriormente foi denominado de Bíblia?
Me poupe rapaz, me poupe.
Seja "Laico" meu caro e aproveite o espaço do Moraes para colocações inteligentes sobre os temas propostos nas postagens, ok.
Assim seremos felizes, ao menos, sem sua doutrinação imposta num espaço que não a requer.
Se queres falar de religião, por favor, crie um blog apropriado e exprima suas impressões filosóficas, pois o seu direito termina onde começa o meu e vice-versa.
Abraçus Fraternus!
Daniel meu filho, aprenda a cantar e procure a "som livre" para gravar um CD.
Quem sabe vc estoura nas paradas?
Roberto, libere minha tréplica ao Daniel, ok.
Grato.
O que eu disse já está dito. Se as pessoas não tem a capacidade para entender o que escrevi, não posso fazer nada. E depois querem dar uma de laicos pra cima da gente, vejam só! Criar um blog com finalidades evangélicas, ainda não é o tempo, mas quando fizer, pode deixar que eu os convido. Com relação a ser cantor, nem respondo, prefiro ficar no meu direito de silêncio!
Fiquem na paz de Cristo!
"pois o seu direito termina onde começa o meu e vice-versa."
Já que este blog permite que eu fale de religião, vou continuar falando, quer gostem ou não.
Genesis 1 diz: "no principio criou Deus os ceus e a terra..." se não acreditam nisso, só lamento, eu creio e respeito quem não crê, então não venham me dar aula sobre estes assuntos, onde vocês deterpam aquilo que eu digo em favor da "verdade" de voces. Poupem a mim!
Daniel,
Creia no que quiser acreditar e aprenda a exercer o respeito à liberdade individual de cada um.
Busque um espaço apropriado para as suas defesas teológicas, pois acho que estás equivocado com relação à utilização do espaço para fundamentações de ordem teológico-pessoais.
Quem deve, verdadeiramente exercer atitudes "laicas", pelo visto, é tú mesmo, visto que acima de tudo, tem apresentado atitude fundamentalista diante de suas apreciações sobre a condição filosófica-religiosa de terceiros.
Ponha, pelo menos, tente por os conhecimentos adquiridos em seu círculo religioso em prática, pois pelo visto, estás muito distante daquilo que potencialmente contribui para a fraternidade entre os homens, igualando-se às hordas fundamentalistas que tanto escravizam os homens.
Não apenas cite Jesus, encarne-o em sua plenitude, pois estás a muito distante dos reais preceitos tanto defendidos e praticados pelo mesmo.
Afirmastes que:
"Genesis 1 diz: "no principio criou Deus os ceus e a terra..." se não acreditam nisso, só lamento, eu creio e respeito quem não crê, então não venham me dar aula sobre estes assuntos"
Agindo assim, provastes mais uma vez que não estás respeitando a liberdade individual constitucional de cada um, tentando impor o que defendes sobre a ótica alheia, como se sua ótica fosse a única e verdadeira a ser adotada e seguida entre os homens, num mundo com tantas divergências culturais e tantas opções.
Pense nisso, pois não sei se sabes, mas há no mundo, o catolicismo, o espititismo, o brahmanismo, o confucionismo, o taoísmo, o budismo, o protestantismo, o xintoísmo, o muçulmanismo, hinduísmo, o judaísmo e muitas outras e acho que é muita pretenção de sua parte tentar impor uma condição única num mundo repleto de diversidades.
Se verdadeiramente, sintetizarmos tudo num único exemplo a seguir, então, creio que seguindo apenas o Cristo Jesus, estaremos juntos como irmãos, irmãos em Cristo.
Abraços Fraternos.
Roberto,
Por favor, peço que libere minha réplica ao Daniel, pois julgo importante que a mesma seja vista por ele.
Agradeço pela atenção.
Religião mata! Jesus Cristo é amor e Vida. Só amor e Vida. Até quando o ódio será a marca de uma busca de verdade? Verdade não é uma mistura de opiniões nascidas de idéias humanas onde cada um faz o que quer. A Verdade é uma Pessoa onde a Causa primeira e o Fim último é o próprio Jesus Cristo.Todas as pessoas em todas as religiões estão em Busca desta Pessoa Verdade e Vida para onde convergirá tudo, no final.
Ou em Cristo, ou anticristo. Não há outra verdade. O que há, é uma lacuna dentro do coração destes religiosos cheios de boas intenções e de busca da Verdade. E muitos dos que estão dentro destas religiões nem sabem que os aproveotadores destes querem mais que Jesus não esteja no contexto pois, Jesus é o ÙNICO que não exige nada de religiosidade de ninguém e nem cobra nada, apenas Amor, dar as mãos e ir carregando cada um a sua própria cruz.
Gostaria de pedir ao professor Roberto Moraes que expusesse este comentário, visto que o comentarista expõs algo que não é verdade, isto é, disse que Jesus e estas religiões estão no mesmo contexto. Não. Não estão. Jesus é a causa primeira, como Luz que veio ao mundo. E fim último, como a Caminho para a casa do Pai. Não precisaremos matar, não precisaremos fazer sacrifícios e nem adorar a natureza, pois Jesus já fez tudo na Cruz.
Espero que o professor Roberto Moraes esponha este comentário, pois não estamos aqui de forma agressiva estamos falando a VERDADE que liberta. As religiões são culturas para serem buscadas.Jesus é a Verdade, a Luz e a Vida para ser recebida.
Muito obrigada, professor Roberto.
Evanisa Duarte
Hum! Perdão! Exponha é com x.
Querida comentarista "Evanisa Duarte":
Afirmastes que declarei a seguinte afirmação:
"o comentarista expõs algo que não é verdade, isto é, disse que Jesus e estas religiões estão no mesmo contexto."
Por favor, não confunda as coisas e não faça a colocação de palavras na boca de terceiros, pois interpretar o que foi dito é tarefa para poucos abastados e através de sua afirmação citada, confirmaste que não detém capacidade de interpretar as afirmações alheias.
Informe-se antes de tecer comentários desprovidos de veracidade, pois interpretações feitas às pressas contribuem e sempre contribuíram para a discórdia entre os homens.
Pense niso e faça a diferença dentre tantos que pensam interpretar mas não chegam perto da verdade inegável.
Tenho dito!
Postar um comentário