"Esta aeronave que provavelmente decolou do Rio de Janeiro, fez uma curva em cima de Campos e voltou para o Rio. O que será que aconteceu? Sei que o tempo estava ruim neste horario no Rio. Ouvi na escuta aérea do controle Galeão, controlador informando que a pista estava molhada, a cabeceira em uso para pouso era a 28, o teto estava em 700 pés e a visibilidade em 3km. "
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Amigos do Blog:
Estava eu a sair de casa e observei tal ocorrência digamos, curiosa.
A referida aeronave estava deslocando-se, acho, de Oeste para Leste e fez sim uma tremenda arremetida para Noroeste.
Tudo muito rápido, entretanto, observei que ao mesmo tempo, em sentido contrário, outra aeronave deslocava-se de Leste para Oeste, e a mesma, também arremeteu, ligeiramente para Sudeste, alterando seu rumo aproximando-se mais do litoral.
Acho que as mesmas devem ter sido orientadas a realizar tal procedimento por motivos de segurança, pelo risco de uma colisão, pois poderiam estar na mesma altitude ou em altitudes muito próximas.
Abraços aos amigos do Blog.
Geralmente, as aeronaves que decolam do Rio, seja no Santos Dumont como no Galeão, quando estas se dirigem às regioes Nordeste do Brasil, a Vitória e ao exterior (Europa), utilizam a aerovia que passa por cima de São Fidélis. No sentido contrário, as aeronaves passam em cima de Campos. Pois raramente, uma aeronave a jato, passa por cima de Campos (indo para o Nordeste, etc), sempre é ao contrário. As aerovias que passam aqui (depois eu pego minha carta aérea e vejo o nome dela)são de mão unica ou de mão dupla. A que passa em cima de Campos é de mão unica até certa altura, acho que é a G67. Tambem vi a aeronave que estava em sentido contrário, ele provavelmente foi instruida pelo controle Rio a ruma para o VOR de Macaé, isso também é comum.
São coisas desse mundo fascinante que é a aviação.
Aproveito o espaço para divulgar o Blog do Aeroporto de Campos. O endereço é: http://aeroportodecampos.blogspot.com
Abraços a todos.
Postar um comentário