65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, novembro 07, 2009
Pesquisa divulgada pela Veja pode reforçar tendência plebiscitária
A edição que já circula hoje nas capitais, divulga uma pesquisa nas intenções de voto para presidente da República. Fechada na última segunda-feira, pelo Instituto Vox Populi, a pesquisa dá liderança para o governador, José Serra com 40%, o 2º lugar para a ministra, Dilma Rousseff com 15%, seguida de Ciro Gomes com 12% e Marina Silva com 5%. Neste cenário, Serra ganharia no 1º turno, acima da margem de erro.
Dois fatos novos: Serra voltando a subir, já que nas diversas últimas pesquisas ele vinha gradualmente perdendo intenções de voto e a Dilma ultrapassando Ciro Gomes nas intenções de voto.
Nesse novo cenário, a ser confirmado ou não, com a divulgação prevista para os próximos dias, dos resultados de novas pesquisas Ibope e Datafolha duas tendências tenderão a se consolidar: a confirmação de Serra como candidato do PSDB e a tendência da eleição se tornar plebiscitária entre PT e PSDB como sempre desejou o presidente Lula. A emoção a onze meses da eleição tende a aumentar neste final e e início de novo ano.
PS.: Atualizado às 15:16: Provavelemente nesta linha e aproveitando as provocações contra sua pessoas feita diretamente por FHC e Caetano Veloso o presidente Lula afirmou ontem em discurso em São Paulo:
"Um intelectual ficar assistindo a um operário que tem o 4º ano primário ganhar tudo o que ele queria ter ganhado e não ganhou por incompetência é muito difícil mesmo - disse Lula, sob aplausos no congresso do PCdoB. - O outro presidente pôde ficar três anos estudando na Sorbonne. Eu não. Eu tinha que provar a todo instante que podia governar o país. Se fracassasse, iríamos levar mais 150 anos para um operário governar novamente este país..."
"...Um país governado por um analfabeto vai terminar realizando um governo que mais investiu em educação. Vamos terminar nosso governo com 14 novas universidades federais. Estamos fazendo uma vez e meia o que eles não fizeram em um século. Sei que isso é intragável. O Fernando Henrique Cardoso achava que nós seríamos um fracasso e que ele poderia voltar."
Assim, parece que a oposição está chamando a disputa exatamente para onde o presidente sempre desejou. E ainda há aqueles que desprezam o feeling político do Lula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Roberto, vale ressaltar que esta mesma pesquisa, quando apresenta o nome de Aécio, este ultrapassa pela primeira vez a Ministra Dilma. Será que o PT vai mudar o candidato? Só o Lula quer a Dilma e tenta "empurrá-la guela abaixo". A maioria do PT e aliados não querem a "Dilminha-não-decola".
Numa linguagem popular e metafórica como só o nosso presidente sabe usar.Eu diria que o Caetano Veloso levantou a bola pro Lula cortar e foi uma "medalha" no peito.
Levante agora Caetano...
Esta psquisa foi "ajeitada" pelo PT. Assim, Serra é o candidato que o PT quer. Vai ser Lula x FHC. A Dilma leva mole...
Eu não acredito no lula.. votei uma vez, e me arrependo amargamente.
JAMAIS NA HISTÓRIA DESSE PAÍS... (frase do lula).. e Mensalão ? ele continua não vendo nada?
Serra 2010!
Caro professor. Para fechar os 100% faltam 28% que devem ser os indecisos, brancos e nulos.Historicamente, os brancos e nulos deverão somar cerca de 10%e 18% deverão migrar para os candidatos .Para o governo ganhar as eleições no primeiro turno , estes 18% terão que migrar integralmente para a ministra Dilma e ela ainda terá que retirar mais 12% de Ciro e Mariana juntos.Isto é praticamente impossível- mesmo que Ciro desista da sua candidatura- porque a ministra Dilma não tem carisma como o presidente Lula e a candidatura de Marina tende a crescer-por se identificar mais com o povo que a ministra e também deverá atrair os votos do PSOL de Heloisa Helenana que na eleição de 2006 obteve 6,85% dos votos.Logo, se mantido este cenário, o governo deixará a idéia de eleição plebicitária para o segundo turno, quando serão apenas o candidato do governo e o da oposição. Para levar a eleição para o segundo turno, Lula investirá numa segunda candidatura da base do governo e, é nesta tese que o PSB de Ciro está apostando.
É O VASCÃO NA PRIMEIRONA!!!
Postar um comentário