65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, novembro 22, 2009
"A vida em outras cores"
Com este título é iniciada a matéria sobre o Plano de Urbanização de favelas no Rio de Janeiro "que vai mudando usos e costumes que pareciam destinados a ser cariocas para sempre".
A reportagem dos jornalistas Carla Rodrigues e Felipe Wircker no suplemento "Eu e fim de semana" do jornal Valor desta sexta, que ajuda a explicar o alto índice de aprovação do governo Lula.
A matéria começa assim:
"Josélia da Silva Calheiro trocou o interior de Alagoas pelo Rio de Janeiro ainda criança e sempre viveu no Complexo do Alemão, conjunto de favelas e bairros de Ramos, Penha, Olaria, Inahúma e Bonsucesso, zona norte do Rio onde moram cerca de 85 mil pessoas. Hoje ela tem 47 anos anos e, com o marido e a filha caçula, foi uma das primeiras famílias a ocupar 0s 48 metros quarados de um dos 152 apartamentos que, espalhados em concos blocos, formam o conjunto Itaóca, 1.174, na parte de baixo do complexo. No fundo do condomínio há uma pracinha, um campo de futebol e uma quadra poliesportiva, área muitp parecidacom a dos condomínios das áreas nobres da cidade, não fosse pela oferta de cusos gratuitos para bombeiro hidráulico, eletricista predil, manicure, pedicure e gastronomia. Completam o cenário bucólico tr}es mesas para jogos de xadrez e dama. Tudo, resultado das obras de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, que está alterando a cara de três grandes favelas do Rio de Janeiro."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
é... mas quando o bicho pega, lulinha tira o barrigão de fora
O comentário não é sobre a matéria. É para mostrar a nossa indignação com a Prefeitura de São Francisco: fomos aprovados no último concurso, realizado em 2008 e até agora o concurso não foi sequer homologado. Enquanto isso a prefeitura estar cheia de contratados. Até quando perdurará tamanha injustiça?
Postar um comentário