65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, dezembro 27, 2009
1.867 municípios não têm atendimento de urgência pelo SUS
Os dados fazem parte do estudo Presença do Estado no Brasil: Federação, Suas Unidades e Municipalidades, divulgado na semana passada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
A população de 1.867 municípios brasileiros (33,5% de um total de 5.562) não conta com estabelecimentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de urgência.
A Região Sudeste concentra a maioria dessas cidades (31,7%).Em seguida, vêm o Nordeste (29%), o Sul (24,2%), o Centro-Oeste (9,2%) e o Norte (5,9%).
O mais estarrecedor é saber que em 428 municípios do país, não há médicos que atendem pelo SUS. É preciso olhar para além de nossos umbigos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário