65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
Caro Roberto:
Como sou vascaíno, ou as linhas abaixo serão sumariamente ignoradas por muitos ou tentarão me linchar (rsrsrs), mas vamos lá:
As fórmulas mirabolantes eram comuns naquela época. Sempre discordei delas, pois sou a favor da simplificação: os pontos corridos evitam discussões desse tipo.
Mas quem jogou a Libertadores de 1988 foi o Sport e quem a CBF tem como campeão daquele ano é o Sport. Logo...
No fim de sua fala, Kfouri disse algo que deveria encerrar o assunto: a Justiça deu ganho de causa ao Sport e, como a sentença já transitou em julgado, não é possível reverter a situação.
Isso só é debatido, ainda, porque envolve o clube de maior torcida do país. Não fosse isso e a questão teria sido esquecida. Mas como esse clube ganhou o Brasileirão deste ano é normal que sua torcida queira falar em "hexa", embora ele de fato não exista.
Repito: a Justiça, em decisão irrecorrível, foi a favor do Sport. Por que não encerrar o assunto, já que não tem mais jeito?
Escrevi sobre isso em
http://marcelobessa.blogspot.com/2009/07/paulo-o-que-e-de-paulo.html
e em http://marcelobessa.blogspot.com/2009/07/paulo-o-que-e-de-paulo-2-ma-imprensa.html
Cordiais saudações.
OBS: como o tema desperta paixões, que fique registrado que abordei o assunto sem ofender ninguém. Espero que um eventual debate acerca do assunto se mantenha no nível da boa educação.
Prof. Roberto, gosto muito de futebol e sou torcedor do Galo mineiro. Tenho um grande respeito pelo Juca Kfouri, acho que ele entende muito de futebol, mas discordo dele. Na minha opinião e de todos aqueles que analisam o futebol de forma imparcial, sabem muito bem que o Campeão de 1987 foi o SPORT CLUBE RECIFE e vários amigos meus que são torcedores do Flamengo aceitam isso. Ele disse inclusive que esse nosso futebol é uma bagunça. Concordo com ele nesse sentido, mas o que todos tem que saber, é que o time que mais se beneficiou com essa bagunça foi o próprio Flamengo, pois a Libertadores da qual o Flamengo ganhou, não contou com a participação de times uruguaios e apenas o River da argentina aceitou participar. E tem mais, o mundial que o Flamendo novamente jura ter ganho, não foi em cima do campeão europeu daquele ano, o Liverpool não era. Acho linda a grande torcida e a festa maravilhosa que fazem, mas não podem se iludir. O time tem grandes conquistas, mas tem que ter os pés nos chão!!!
Abraços, Professor
Vários flamenguistas aceitam isso? hahaha. Tenta convencer quem com essa mentira?
O Flamengo foi o campeão de direito daquele torneio. De fato, é óbvio que foi o Sport por motivos que são explicados no vídeo.
Acho infeliz que o quesito justiça seja relegado, ainda mais por um advogado.
Tal advogado torceu contra, mas o Roberto e tantos outros torceram em 87 como foi no domingo. Flamengo campeão, estádio lotado, Inter vicecampeao. Em todo o Brasil, Flamengo tetra, festa nas ruas.
E o argumento da Libertadores é simplesmente ridículo. Se a CBF deu o título ao Sport, ele quem iria a Libertadores. É óbvio. O mesmo Sport que sequer terminou a final do Módulo Amarelo nos pênaltis contra o Guarani (desistiram na grandíssima final quando estava 11x11, risos).
Por esse argumento, o mesmo Sport que foi rebaixado em 1986, jogou a segundona em 1987. Não é?
Mas prefiro nem citar isso. Porque o Juca mesmo revela tudo.
Prefiro simplesmente o quesito justiça, o quesito razoabilidade. O Flamengo não é considerado campeão daquele ano pela CBF por questões POLÍTICAS.
A Fifa, o povo, a imprensa, todos já reconheceram o nosso Hexa.
"E ninguém cala.."
Entao o Flamengo tem que jogar com o Vasco agora para decidir quem eh campeao desse ano ??
Dor de cotovelo eh dureza mesmo...
Me apresente UM, APENAS UM flamenguista de verdade que diga que o Fla eh penta e nao hexa...
Depois do video do Juca, so desenhando mesmo para quem nao entender.
Essa da disputa de penalties eu nunca vi nem no jogo do Goita...
Dos times grandes, so mesmo os bambis nao reconhecem o titulo de 1987, apesar do presidente da epoca ter dito o contrario a vida inteira, como tambem aponta o video do Juca.
O que vale eh o hexa agora... e segura o hepta ano que vem...
Uma correção ao meu comentário acima: o Flamengo que foi campeão de fato, Sport, de direito.
Prova maior de que o Flamengo foi campeao em 87 (e a CBF, se nao reconhece, teme pelo contrario) está no fato de que desde 1993 a taça entregue ao Campeão é esta horrenda que levantamos na segunda-feira à noite.
Isso porque o combinado era de que quem levasse 5x o caneco ficaria em definitivo com ele. O SP, que nunca a levantou, reinvindica essa taça sem sucesso justamente porque nao se tem coragem de dar ponto final nessa historia sem um advogado no meio (outra prova de que nossa justiça anda cambalida de credibilidade e moral pra impor suas decisões).
Eu nao ligo de dividir titulo com Sport. So nao aceito que digam que nao ganhamos a primeira divisao daquele torneio.
Ja li ate de vascainos e afins que o caso se assemelha ao da Copa Joao Havelange, em 2000, quando o Vasco venceu batendo o campeao da 3a. Divisao, o São Caetano. Acontece que aquele campeonato previa tal cruzamento (o q ninguem previa é q o campeao da terceirona vencesse o da primeira nas oitavas de final e fosse ate o fim). Em 87 o regulamento foi alterado na marra e isso nao justifica a "abusante" imposiçao.
Em suma: eu vou contar 6 pra qualquer um que vir me falar. Se o Flamengo nao foi campeão de 87, o Sport foi EMPATANDO nos penaltis? Façam-me o favor...
Aos desinformados: a CBF já tinha reconhecido o penta do Fla, antes de ganhar o hexa, quando o Zé Carlos faleceu, a mesma colocou uma nota em sua pagina oficial, citando o goleiro como campeão brasileiro de 1987, já sabia que muitos anti-flamenguistas iriam voltar com esta conversa fiada, o que acho graça, é que temos assuntos como a virada de mesa do Flu em 2000 e o bacalhau levando o caneco no mesmo ano com o nome de Copa João Havelange, será que também é válido ?
Em 1987 o Galo tinha um timaço, liderava e era a barbada do ano. Na verdade, a semifinal que o Fla ganhou 3x2 foi a final antecipada, todos consideraram isso à época. Foi um excelente campeonato, muito disputado e emocionante. Lendo agora sobre este assunto do Sport, fico me perguntando: o que importa as questões políticas da CBF? Ninguem viu jogo nenhum do Sport em 1987! Quem comemorou o título e o fez por merecer foi o Flamengo, e fim de papo. Nem sei pq estou escrevendo isso, já que nem sou torcedor do flamengo! Vamos aprender a perder com dignidade e respeitar a conquistas dos rivais!
O flamengo foi campeao de direito tambem, porque a justica comum nao é reconhecida pela Fifa.
Só nos resta o comentário: QUE TORCIDA É HEXA !!!!!!!!!!!
Questões desportivas devem ser resolvidas na Justiça Desportiva, assim define a FIFA e o bom senso.
Portanto,NAÇÂO RUBRO-NEGRA, ano que vem RUMO AO HEPTA e ao MUNDIAL!!!!
Em tempo: "Se quiserem podemos representar o nosso Brasil na África do Sul".
Nao se preocupe. O Sport agora ta na segunda divisao, da mesma maneira que em 1987.
Aos apaixonados que tudo acreditam..
Sport Campeão
Em 1986, o campeonato BRASILEIRO foi decidido entre São Paulo e Guarani, com o SP sagrando-se campeão.
Naquele tempo, o campeonato era disputado por muitos times e os clubes dos grandes centros, os maiores em termos de títulos e torcida, resolveram se unir e criar um campeonato exclusivo com eles, os doze maiores do Brasil: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro. O Bahia, que era dirigido por um homem com muita força no futebol, o Paulo Maracajá, e sempre atraía grandes públicos para a Fonte Nova, brigou muito, fez pressão e conseguiu sua inclusão, nascendo assim o famigerado Clube dos Treze.
Eles procuraram a Rede Globo, que gostou da idéia, e conseguiram com a Coca-cola o patrocínio do torneio, com a Coca colocando sua marca na camisa de todos os times, nos prismas principais dos estádios e nas transmissões da Rede Globo.
A CBF foi contrária pelo fato de que, apesar dos clubes se acharem os maiores do Brasil, e alguns realmente eram, no campo e na bola jogada no ano anterior, muitos ficaram mal classificados: o Vasco, por exemplo, tinha caído para a 2ª divisão. Então, a CBF fez ver ao Clube dos 13 que qualquer clube que se achasse prejudicado entraria com ação judicial e ganharia.
Sport, o Campeão
Protesto contra a Coca-cola
Então, o “Clube dos 13″ teve uma “brilhante” idéia: um campeonato com todos os 32 clubes da primeira divisão, divididos em dois módulos, com 16 clubes cada.
O verde, com os clubes pertencentes a ele, os dois clubes não participantes do “Clube dos 13″ melhores classificados no ranking da CBF (Goiás e Curitiba) e o Santa Cruz, que entrou no bolo por causa da pressão política exercida por Marco Maciel e pela amizade pessoal que o seu presidente tinha com Marcio Braga, presidente do Flamengo e primeiro presidente do “Clube dos 13″; e o módulo amarelo, composto pelos demais clubes que tinham direito adquirido em campo de jogar a Primeira Divisão do futebol Brasileiro.
Cada módulo teria sua disputa, jogando todos contra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º colocados de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.
A segunda divisão também seguiu o mesmo critério, divididos em módulos azul e branco (as cores dadas aos módulos foram em homenagem a bandeira do Brasil).
Sendo assim, deu-se início ao Campeonato Brasileiro de 1987. Aí veio a grande SAFADEZA, típica atitude de abuso de poder das elites que acham que tudo podem em nosso País.
Continuando..
Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o “Clube dos 13″ convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento: não haveria mais a realização do quadrangular final e o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.
Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porque além de contar com a unanimidade dos votos dos membros do módulo verde, alguns capachos do módulo amarelo também votaram a favor, como o Náutico, que objetivou claramente prejudicar o inimigo local, o SPORT, melhor time do Módulo Amarelo.
Mas aí veio o grande erro do “Clube dos 13″, que não era comandado por pessoas tão inteligentes quanto os mesmos se achavam.
O Regulamento do Conselho Arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDADO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.
Esta norma existia justamente para evitar que os times com maior poder pudessem se unir e usar deste poder em favor de si mesmos, durante uma competição.
Este erro foi decisivo para que o Flamengo e seu “inteligente” presidente perdessem, no futuro, todas as tentativas jurídicas de conseguir o título de campeão brasileiro de 1987.
A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua maquinada pelos mafiosos que na época estavam à frente do “Clube dos 13″, confirmando a realização do quadrangular final.
As primeira e segunda rodadas foram marcadas, mas Flamengo e Inter não apareceram e a CBF acabou marcando dois jogos entre SPORT e Guarani, sendo o primeiro em Campinas, com empate de 1X1, e o segundo na ILHA, 1X0 para o SPORT, com gol de Marco Antônio.
O fato da Globo não ter transmitido os jogos deu-se em virtude do boicote que os clubes integrantes do Módulo Amarelo fizeram à Rede Globo e à Coca-cola, que juntamente com o “Clube dos 13″ se achavam donas do futebol brasileiro e só patrocinaram os clubes do Módulo Verde.
Homero Lacerda, presidente do SPORT Recife na época, proibiu a entrada de profissionais da Rede Globo na Ilha e fechou a transmissão do jogo pelo SBT, eterna emissora rival da Rede Globo. O mesmo fez o presidente do Guarani.
O Flamengo tentou de todas as formas anular a decisão da CBF e perdeu em todas as instâncias judiciais, no âmbito desportivo e também da Justiça Comum, sendo inclusive ameaçado de punição pela FIFA, que também reconhece o título de 1987 como sendo do Sport.
Por fim, SPORT e Guarani foram homologados campeão e vice-campeão brasileiros de 1987, tendo inclusive representado o Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 1988.
Como se pode ver, o SPORT derrotou a todos que se dignaram a enfrentá-lo nos gramados (como o vice-campeão brasileiro do ano anterior: O Guarani) e nos tribunais (os que não tiveram decência de enfrentá-lo nos gramados, como Flamengo e Internacional).
Algumas mentiras que se repetem até hoje:
” SPORT e Guarani eram da segunda divisão.”
Mentira: Como poderia ser o Guarani da segunda divisão se era o vice campeão de 1986?
A segunda divisão foi disputada com os Módulos Azul e Branco.
“A CBF mudou o regulamento.”
Mentira: Quem tentou mudar regulamento, após o início da competição, foi o Clube dos 13, mas não teve êxito, pois isto só seria LEGAL com a UNANIMIDADE dos votos dos membros do Conselho Arbitral, o que não ocorreu.
” O Flamengo recebeu a taça.”
Mentira: A taça foi entregue ao SPORT e está na Ilha do Retiro, na sala de troféus do SPORT.
Enfim, foi um golpe que tentaram dar e saiu pela culatra. E ao comentarista acima, a FIFA em seu site oficial informa que o Flamengo possui 5 titulos nacionais (incluindo é claro o de 2009).
Enfim, respeito a torcida, mas ganhar as coisas no grito é típico de um país que queremos esquecer...
Prof Roberto, esse assunto do campeonato Brasileiro de 1987 deixa a torcida do Flamengo irritadinha, mas a verdade é uma só: O São Paulo é o 1º e único Hexa Campeão Brasileiro e o Sport Clube Recife é o LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987. Notas publicadas, comentários opiniões etc... Tudo isso não vale de nada, pois como foi dito no comentário acima, a decisão transitou em julgado, nem a Fifa, nem a CBF e nem mesmo o Clube dos 13, que não possui legitimidade alguma, poderá mudar a decisão. Portanto acho que seria melhor os flamenguistas deixarem um pouco a paixão de lado e aceitar a realidade.
A REALIDADE é que o Flamengo foi CAMPEÃO EM 1987 porque venceu o torneio que reunia os melhores clubes de futebol da época. Simples assim!
Por questões de ordem política os clubes do chamado módulo amarelo ficaram de fora da Copa União por não fazer parte do chamado clube dos 13 (que reune os grandes clubes do país) organizador inicial do torneio.
O fato de que o melhor seria um campeonato desde sempre organizado pela CBF que incluisse a todos é indiscutível.
Agora, imaginar que a solução mais JUSTA para o problema seria um cruzamento dos vencedores da Copa União (torneio com os melhores do país) com os vencedores de um outro torneio (dos demais) é uma piada! A emenda fica pior que o soneto, pois o nível de dificuldade dos dois torneios é imensamente diferente.
Moral da história:
Pelas circunstâncias políticas da época chegamos a situação muito bem definida por um dos comentarístas acima:
SPORT: CAMPEÃO DE DIREITO
FLAMENGO: CAMPEÃO DE FATO.
Portanto, para além dos filigramas jurídicos que, sinceramente, pouco me interessam, o FLAMENGO merece o reconhecimento de sua conquista de 87 e de seu HEXA campeonato.
O que passa disso é dor de cutuvelo dos adversários...
MENGÃO HEXACAMPEÃO! E PONTO.
Os torcedores do arco-iris FC estao bem ativos neste fim de ano !! :-D
Por que os bambis nao levaram a taca de bolinhas ainda ? Porque a CBF tem VERGONHA de dar o titulo de 1987 ao Sport. Na propria festa de melhores do ano apareceram 6 estrelas la !!
Eh o que io Juca disse... o campeao de FATO eh o Flamengo. O Sport eh campeao pela justica, sim... aquela mesma que disse que Collor e Maluf nao sao corruptos, e nao a justica desportiva.
Agora aguentem meus amigos... o mengao nao tem culpa que o Palmeiras e SP foram iguais ao safety car, so ficaram na frente enquanto nao valia nada !!
O clube dos 13 não tem autonomia de dar título brasileiro a nenhum time. Se fosse assim, seria criado o clube dos 2, 3, 4 ,5... faria um campeonato e sairia o campeão brasileiro.
Realmente discutir qualquer coisa com flamenguista..não conseguem enchergar um palmo a frente..tsc tsc tsc..
Manoel Caetano: Não foi a CBF que propos os cruzamentos, eles foram ACORDADOS antes do início do campeonato, e os clubes do módulo amarelo não ficaram de fora da copa união não.
A verdade é que o clube dos 13 quis mudar as regras. Ou seja: tentaram dar um golpe (com todo apoio da Globo). E se deram mal, o tiro saiu pela culatra e o título DE FATO foi para o Sport.
Mas eu entendo teu lado..é aquela história, uma mentira contada varias vezes, vira verdade..
Agradeça isso ao Sr. Márcio Braga, afinal, essa será uma mancha eterna ao clube. E não há mais nada o que fazer. Visite o site da Fifa que você verá..
Pra encerrar, o campeonato de 2000 também teve regras bem malucas, e foi chamado de "Copa João Havelange" em homenagem ao mesmo. No fim, o Vasco acabou enfrentando na final um clube da 3a. divisão (São Caetano) o qual ninguém esperava que chegasse.
Veja bem, se o Vasco, com o nefasto Eurico Miranda, com todo apoio do clube dos 13, se declarasse campeão porque ganhou dos clubes da 1a. divisão, seria considerado campeão nacional daquele ano?
Seria? Me respondam, seria?
Enfim, o Vasco cumpriu as REGRAS ACORDADAS, e jogou a final.
Não dei este exemplo pelo Vasco ser o arquirival do Flamengo, apenas citei porque é um exemplo bem parecido, porém com um final onde todas as partes foram respeitadas.
O passado ja era, o Sport é o Campeão Nacional de 1987. O Flamengo ganhou apenas o módulo verde da Copa União, se duvida, basta ver o site da Fifa.
E mais uma vez, parabéns ao Flamengo pelo 5o. título nacional, principalmente porque foi merecido.
Não fale besteira, último anônimo, pega mal. Pesquise um pouquinho.
Quem organizou aquele campeonato foi o Clube dos 13, porque a CBF estava em maus lençóis, política e economicamente. Quem se intrometeu e tentou mudar as regras no meio do campeonato foi a CBF. Todos os clubes pertencentes ao Clube dos 13 foram unânimes na rejeição a isso, inclusive todos da torcida arco-íris.
Eu sei que a segunda divisão afeta o raciocínio de alguns, mas tente se esforçar.
Bom, se a Copa União vale como Brasileiro, se a João Havelange vale como brasileiro: o Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil também. Logo, o maior campeão brasileiro é o Palmeiras, que é Octa.
Logicamente, como os dois citados nunca foram ganhos pela tríade Corinthians, Flamengo e o neonato-modinha São Paulo, ninguém fala nada.
Postar um comentário