O Datafolha ouviu 11.429 pessoas entre os últimos dias 14 a 18 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Além dos percentuais do título, os votos em branco seriam 9% e 10% de indecisos. No cenário sem o nome de Ciro, Serra vai a 40% e Dilma, 26%. Marina Silva atingiria 11%. Ou seja, os votos de Ciro se dividem praticamente por igual, 3% para cada um dos outros três candidatos. Isto reafirma a distância de 14% entre os dois candidatos.
Em relação à última pesquisa do Datafolha realizada em agosto, Serra subiu um 1% (tinha 36%), Dilma subiu 6% (tinha 17%), Ciro desceu 1% (tinha 14%) e Marina subiu 5% (tinha 3%). Nesta pesquisa de agosto a pesquisa mostrava a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) com 12%.
Quatro primeiras observações: a primeira que se confirma é que eleição está cada vez mais plebiscitária. Hoje Ciro é a garantia de que haverá 2º turno. Se Dilma tirar votos de Serra a diferença é a metade (7%), porque 1% que saiu de um e vaai para outro passa a valer dois. Se Ciro sair da disputa Dilma não tem outro caminho que não seja tirar os votos de Serra. Para isso, o caminho é São Paulo.
Fonte: Folha Online.
PS.: Atualizado às 00:32 e às 13:52 para inserir a ilustração que é contribuição do Maurício Faez para o blog.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Que engraçado!
A pesquisa CNT/Sensus, que consegue o fenômeno estatístico de derrubar Serra em todos os cenários no primeiro turno, ao mesmo tempo em que mantém sem alteração (dentro da margem de erro) a sua folgada vantagem em todos os cenários do segundo turno.
É como se os eleitores dissessem: nós vamos votar em Serra no segundo turno, mas a gente só quer dar mais emoção à eleição. Uma palhaçada que mostra o CNT/Sensus com chapa-branca.
FANTÁSTICA A ANÁLISE
PESQUISA CNI/IBOPE: NÚMEROS MANIPULADOS PARA FAVORECER JOSÉ SERRA
google:
"www.luisnassif.com PESQUISA CNI/IBOPE: NÚMEROS MANIPULADOS PARA FAVORECER JOSÉ SERRA"
Postar um comentário