65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, dezembro 03, 2009
Escola Freudiana realizará Encontro Nacional em Campos
Quem escreveu pedindo a publicação foi o jornalista Chico Aguiar:
"Seção Campos do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise se prepara para Encontro Nacional"
"A III Jornada do Corpo Freudiano – Psicanálise: clínica e conexões será realizado pela seção Campos dos Goytacazes do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise no dia 5 de dezembro, das 8h30 às 14h, no auditório do prédio sede do Polo Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, na Rua José do Patrocínio, 71, no Centro. O evento é preparatório para o II Encontro Nacional do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise - histeria, obsessão e fobia: a neurose em análise, marcado para acontecer em setembro de 2010.
Na abertura a professora e psicanalista Elizabeth Chacur Juliboni fará a saudação aos participantes. Em seguida haverá a conferência de Marco Antônio Coutinho Jorge, da seção Rio de Janeiro, sobre H. Deutsch e as personalidades 'como se‘: elementos para o diagnóstico diferencial entre neurose e psicose.
A programação completa
De 9h40 às 11h acontecerá a mesa 1 com participações de Kátia Fisch Marconi, da seção Rio de Janeiro (vai falar sobre Manejos do gozo na clínica das toxicomanias: dos novos sintomas ao sintoma analítico), Denise Maciel Gondim, da seção Campos dos Goytacazes (
A palavra que cala e o silêncio que faz falar), Carmem Aguiar Cruz, também de Campos dos Goytacazes (Eu curei meu cérebro: uma leitura psicanalítica) e Eleonora Naked, ainda da seção Campos dos Goytacazes (O manejo da transferência na neurose obsessiva).
A mesa 2 será de 11h30 às 12h20 com palestras de Sônia Leite, da seção Rio de Janeiro (Questões sobre o diagnóstico diferencial na prática do psicanalista na Emergência Psiquiátrica), Cristina da Mota Amaral, da seção Campos dos Goytacazes (Entre a urgência e o desamparo: a presença do analista no CTI) e Elizabeth Juliboni, também de Campos dos Goytacazes (Pânico e Angústia).
Por fim, a mesa 3, das 12h30 às 13h20, terá as presenças de Germano Quintanilha Costa, da seção Campos dos Goytacazes (O infantil na estrutura da neurose), Antônio Carlos Borges Campos, da seção Rio de Janeiro (Matemática e psicanálise) e Valesca do Rosário Campista, de Campos dos Goytacazes (Psicanálise, clínica e transmissão).
O Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, com sede no Rio de Janeiro, é uma instituição de ensino e transmissão da psicanálise. O Conselho Diretor de Campos tem a seguinte formação: direção, Elizabeth Chacur Juliboni; coordenação de ensino, Carmem Aguiar Cruz e Denise Maciel Gondim; coordenação administrativa e financeira, Eleonora Dib Chacur Naked; coordenação de divulgação e evento, Germano Quintanilha Costa e Paulo Cristóvão de Oliveira; coordenação de cartéis e transmissão, Valesca do Rosário Campista.
A inscrição custa R$ 20,00 e pode ser feita na secretaria do Corpo Freudiano (Rua Conselheiro Otaviano 84, sala 801, ou no local do evento). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2723-2948."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
O que esta destruindo a sociedade judaico-crista eh justamente o casamento entre Freud e Marx!
Ninguem fala da escola de Frankl, que pode nos ser muito mais util do que a de Freud.
Novos nomes hoje no DO p FENORTE:
Roberto Barbosa
Hum, Roberto, será que vão abordar sobre isso? Seria muito bom!
Roberto, o link é esse:
http://ultimato.com.br/blogs/cartas_freud_pfister/o-que-disseram/
Seria bom que fosse tratado este assunto neste encontro.
Desculpa-me, o link enviado anteriormente foi por equívoco.
Obrigada.
Postar um comentário