"Exposição ABSTRAÇÃO GEOMÉTRICA
Abertura: 02 de dezembro (quarta-feira) às 19h
Visitas mediadas: 4ª, 5ª e 6ªf, de 03 a 18 de dezembro
Agendar com Vera (22) 8117-5398
(foto no anexo)
O projeto Arte Brasil – Um giro em nossa história, iniciativa do SESC Rio, constitui um panorama didático da arte brasileira ao longo dos séculos XIX e XX. Depois de apresentar as exposições sobre o Academismo e o Modernismo, a instituição retorna agora com a Abstração geométrica, dando seqüência aos principais movimentos e períodos da produção artística nacional.
Até os anos 1950, o Brasil ainda estava às voltas com a compreensão da herança das vanguardas artísticas modernas. Essa década marca uma torção definitiva em nossa história da arte, quando passamos a produzir obras sintonizadas com o verdadeiro espírito moderno.
Os artistas abstratos-geométricos acreditavam na geometria como uma arte universal, de fácil compreensão por todas as culturas, e na força da comunicação estética enquanto transformação social.
Esse momento brasileiro é crucial para o surgimento de uma consciência aguda de modernidade, não só nas artes, mas em diversos campos da atividade humana.
Obras dos artistas: Ivan Serpa, Waldemar Cordeiro, Luís Sacilotto, Geraldo de Barros, Franz Weissmann, Amílcar de Castro, Willys de Castro, Hércules Barsotti, Lygia Pape, Aluísio Carvão, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Sérgio Camargo, Milton Dacosta, Alfredo Volpi.
SESC Campos
Av Alberto Torres, 397, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ
Fone (22) 2725-1210
Vera L. Pletitsch vera_plet@yahoo.com.br veralpz@uenf.br (22) 2723-5593 (22) 8117-5398
(22) 2724-3471 (Pólo Regional Arte na Escola - UENF - CCVM)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário