65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, dezembro 08, 2009
Petrobras mais em Santos que em Macaé
A Petrobras comprou um terreno da prefeitura do município, no litoral paulista, por R$ 15 milhões, e lá vai instalar um complexo com três torres, com capacidade de abrigar até 7.500 funcionários, mais do que os 6.800 que trabalham na base de Macaé. Em 2006 a base da Petrobras em Santos tinha uma sala com quatro mesas, hoje são 800 empregados e 1.100 estações de trabalho. A presente informação está na primeira página na edição de hoje do jornal Valor Econômico.
PS.: Atualizado às 18:02: A previsão e que a construção do complexo se incie em 2010 e seja concluído para inaugauguração em 2012. A base logística offshore da Bacia de Santos deve ficar na base aérea de Santos em Guarujá e terá um porto, aeroporto, instalações de armazenamento de produtos e um centro de defesa ambiental. Apenas, a unidade de gás de Cabiúnas em Macaé poderá ser usada como rota alternativa para o escoamento da produção de gás natural da bacia de Santos.
Segundo o gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso, "a Bacia de Santos está planejanda para produzir 1,8 milhão de barris de petróleo leve em 2020 (90% da atual produção brasileira) e representará um novo salto de patamar da indústria de petróleo do país. A bacia de Camnpos permitiu ao Brasil alcançar a autosuficiência. A bacia de Santos vai consolidar estsa autossuficiência e permitir ao país tornar-se um exportados líquidoi de óleo".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário