65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, janeiro 29, 2010
Rosinha suspende o IPTU 2010 e critica secretário
Em entrevista agora, a prefeita Rosinha, confirmou o cancelamento do IPTU 2010. Na fala da prefeita ela disse que “os que pagaram serão ressarcidos e novos carnês com os valores do ano passado serão emitidos”. Junto da confirmação da suspensão da correção do IPTU para o ano 2010, a prefeita criticou a posição da Secretaria de Fazenda.
PS.: Atualizado às 11:12:
Ainda na entrevista coletiva, a prefeita informou que emitirá um decreto que será publicado na próxima segunda, em que constará apenas a correção de 4,59 % em relação à cobrança de 2009. Este percentual é referente ao IPCA de janeiro a dezembro do ano passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
O povo NÃO é otário.
Olha o "cabeção" fazendo loucuras!
Assim não dá!
Pasmei-me...
Tô pink de raiva.
Caro Professor Roberto,
A situação seria cômica, senão fosse trágica.
Esse episódio nos traz muitas lições, que revelam o "caráter" de nossa classe média, o nível de improviso e instabilidade do governo, e por derradeiro, a fragilidade das instituições.
É estranho ver setores que se aproveitam do dinheiro público, como meios de comunicação e entidades da sociedade civil(empresariais)que vivem a tungar algum sempreque podem, se irmanarem a setores médios da comunidade, como se os motivos que os movem fossem os mesmos.
Não são, ou pelo menos, não deveriam.
O que os donos dos jornais e associações da elite não dizem(s sequer usam a expressão elite para se identificarem)é que a classe média e os pobres pagariam muito menos impostos se os ricos(eles)pagassem na proporção dos privilégios que têm, e dos bens que acumularam(na maioria das vezes, com "atalhos" fiscais e subsídios).
Ou seja, a classe média é usada como justificativa, e por sua vez, cumpre seu papel de sempre discutir e reivindicar pautas que sde limitem a seus interesses imediatos e privados.
O governo, por sua vez, faz o costumeiro papel. Jgou o "barro" na parede, mas não "colou".
Perguntamos: se o aumento foi discutido e aprovado pela Câmara, na elaboração da Lei Orçamentária, como revogar agora?
Afinal, era ou não era necessário?
A prefeita apenas quer governar com aplausos e teme qualquer desgaste?
É isso alguma espécie de "populismo tributário"?
Onde estão as justificativas do que foi proposto e aprovado pelos vereadores?
Ou tudo não passou de mais um "improviso"?
E a Câmara? Qual se papel nisso tudo? Vai aceitar que o que é debatido seja modificado, sem qualuer intervenção ou participação da Casa de Leis?
Com certeza assistiremos aos meios de comunicação e essas entidades de "classe" arvorarem-se de vencedores por terem "emparedado" a prefeita.
Mas não há dúvidas,mais uma vez todos perdemos.
Aqui em Campos dos Goytacazes, até as mobilizações são para o desastre.
É trágico que se discuta 5% do Orçamento(o que representam o IPTU), e esqueçamos, como você mesmo já lembrou, de todo o resto, que fica a mercê dos mesmo predadores que se arvoram defensores da classe média.
O Campista não pode reclamar, pois sempre reelegem a turma de Rosinha e Garotinho.
Com um minimo de bom senso o secretario Dr Esquef deveria pedir demissão.
É uma vergonha .
Parabens, Roberto, por ter estimulado o debate desse assunto tao importante e tambem por ter estimulado os leitores a refletir e apresentar opinioes sobre o aumento do IPTU.
Parabens a rede blog, pelo interesse comum, pela divulgacao de protestos e manifestacaoes contrarias ao abuso que foi a aprovacao pelos vereadores do aumento de tal imposto.
Parabens, campistas, por uma vitoria conquistada pela vontade de mudar. Continuemos com a guarda erguida, preparados para outros golpes, aprendendo a nos defender e atacar quando convier.
Que isso sirva de licao para os vereadores omissos, que aprendam que o povo unido, jamais sera vencido.
ou seja ,queM foi o re o a reu confesso(a) nessa historia????
ELA OU ELE???
Eles queimam todos em nome dos próprios erros. Como parece que o secretário tem rabo preso e quer continuar na mamata, assume o erro, toma um pito, e ela ainda vai tirar proveito da situação, como sendo muito boa, honesta, etc, etc.
Quem pagou adiantado, deve pedir ressarcimento em dobro.
Se é que algum puxa-saco teve a coragem de pagar antecipadamente, duvido.
São todos farinha podre de um saco que não para de encher...
A parte especifica do novo IPTU foi explicada pelo sr. sec. finanças francisco esqueff, como o realinhamento de areas que à 20 anos atras eram quase que rurais, aonde surgiram-se belos condominios,a atualização da pelinca desde 1990 passou a ser a meca da especulação imobiliaria de campos, onde a elite ganha milhões.salvo algumas distorções que realmente deveriam ser revistas o caminho é este, o de realinhar os verdadeiros tributos do municipio esquecidos pelos fartos bilhões dos royaltes que entram todos os anos, e que um dia vai acabar.
MAS O QUE MAIS ME ENTRIGA É QUE NIGUEM FALA DO "VACILO" COMETIDO PELA PROCURADORIA DO MUNICIPIO QUE
É A RESPONSAVEL POR UMA LEI IR A VOTAÇÃO NA CAMARA DE VEREADORES DE FORMA INCONSTITUCIONAL OU SEJA FERINDO A CONSTIUÇÃO NACIONAL.
SE LIGA SR. ESQUEFF COM GENTE ASSIM DO LADO NINGUEM PRECISA DE INIMIGO HEHEHEHEHEH!!!!!!!!!
Fiquei "rosa chiclete" com a mega demonstração pública de total falta de comando e, mais ainda, com a constatação de que ao poder, tudo, a dignidade fica para depois!...Toma vergonha na cara,Secretário, pede demissão! Por que não compra um nariz vermelho, tipo palhaço?!
Postar um comentário