65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, fevereiro 25, 2010
Análise do presidente do Vox Populi sobre a eleição presidencial
O sociólogo Marcos Coimbra, presidnete do Vox Populi fez uma interessante análise sobre o quadro da eleição presidencial publicada no blog do Noblat que vale sua leitura. Ela começa assim:
"À medida que a eleição presidencial vai se aproximando, fica mais claro o projeto de Lula para vencê-la. A menos de oito meses de sua realização, é mais fácil (talvez até para o próprio presidente) entender aonde ele quer chegar.
A ideia de fazer da eleição de 2010 um plebiscito foi explicitada por Lula ainda em 2007, quando anunciou que queria que nela o eleitorado comparasse seu governo ao de Fernando Henrique. Quem achasse que seus oito anos foram melhores, que votasse na candidatura governista. Quem preferisse os de seu antecessor, na oposição."
E termina assim:
"Se acontecer como ele pensa, seria a primeira eleição genuinamente partidária de nossa história política, em vez das disputas personalistas que sempre tivemos.
Não importa quem vença. O importante é que teremos, de um lado, um bom e legítimo candidato do PSDB (paulista, ex-intelectual, integrante do governo FHC) e, de outro, uma boa e legítima candidata do PT (técnica do setor público, ex-militante de esquerda, integrante do governo Lula).
Sem a combinação de ilusão e medo (como a que deu a vitória a Collor), sem mágicas (como a do Real, que elegeu Fernando Henrique), sem carismas (como o de Lula).
Não era isso que queríamos, uma política onde os partidos são mais importantes que as pessoas?
Se desejar ler o artigo na íntegra clique aqui."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Genuinamente partidária em relação ao PSDB, mas o outro lado é o lulismo e não o Partido dos Trabalhadores, portanto, a figura de Lula como liderança e a máquina que estão do lado oposto. Aos que votarem em Serra, votarão em razão também do PSDB, mas os que votarem em Dilma não votarão por ela ou o PT, mas sim no lulismo.
Boa dica, fui lá e li o artigo, gostei muito.
Valeu pela postagem e dica.
Abraco
Roberto
Hoje as enfermarias do HGG estão insuportáveis nenhum dos condicionadores de ar está funcionando. E até as 12 horas de hoje nenhum dos diretores do hospital estava presente, para tomar providencia. Os funcionários não estavam conseguindo permanecer nas enfermarias. Imagina os pacientes que estão internados e não podem se locomover!
É assim, que a saúde vai muito bem no município, de acordo com as palavras do Dr. Paulo Hirano , Secretario de saúde deste município.
Funcionarios do HGG
Professor Roberto,
Realmente os partidos existem e as pessoas que fazem parte do mesmo, não !
Aproveita e publica então:
" Mais uma vez Lula demonstra que é um governate só de discurso, e de dois discursos.
No Brasil, pousa de defensor da democracia e dos direitos humanos.
Em Cuba, se curva diante para um dos mais facínoras ditadores do planeta ainda vivo.
Não há o que se relevar desta vez.; e não se trata de apenas mais uma gafe.
O presidente Lula deu uma demonstração inequívoca de desrespeito aos direitos humanos e aos mais básicos fundamentos da Democracia. Desdenhou de uma tragédia ocorrida sob o patrocínio da ditadura cubana, que ele e seus assessores tanto celebram e defendem.
Enquanto o cidadão cubano Orlando Zapata Tamayo morria dentro de um hospital do governo cubano, Lula e seu assessor de imprensa se fotografavam com o ditador Fidel Castro.
Personificando uma indignação burocrática, Lula ainda criticou os dissidentes de seu ídolo por não terem protocolado um pedido de audiência, como se numa ditadura o poder permitiria tal gesto.
Indignada está a nação brasileira. Indignados estamos nós dos Democratas, que não aceitamos essa agressão gratuita à democracia e exigimos uma retração do presidente Lula ao povo cubano e ao povo brasileiro.
Temos orgulho de nossos valores democráticos e humanistas, de nossa índole solidária e de nossa fé e convicção nas liberdades individuais e dos direitos básicos do ser humano.
Lula não representa o povo brasileiro. Só o envergonha.
Deputado Paulo Bornhausen (SC)
Líder dos Democratas "
Postar um comentário