65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, fevereiro 27, 2010
Conselho Consultivo do Parque do Desengano
Quem informa sobre o assunto ao blog é o professor Luiz Pinedo, do mestrado em Engenharia Ambiental do IFF:
"Caro Roberto Moraes,
No dia 24/02 ocorreu a posse do Conselho consultivo do Parque do Desengano, em Santa Maria Madalena, na reunião teve como pauta a exposição do Diretor de Biodiversidade e Áreas protegidas, André Ilha que foi muito importante para entendermos as ações deste departamento nos parques estaduais.
Nesta ele mostrou o empenho do INEA de concretizar a política de preservação e também de
discutir as formas de uso dos Parques Estaduais. O Parque do Desengano é a mais antiga unidade criada no Estado do Rio de Janeiro além de ser a maior reserva de Mata Atlântica preservada no Estado do Rio de Janeiro.
O conselho que tomou posse vai atuar junto com a direção do Parque no sentido de ampliar o envolvimento da sociedade civíl no processo de difundir o bem ambiental e torná-lo algo efetivo na vida da população do Estado e no Norte fluminense. O parque do Desengano tem 60 por cento de sua área no município de Campos, mas é muito pouco conhecido na cidade. Existe uma falsa visão de que o Parque ocupa só o município de Santa Maria Madalena, ele também ocupa uma área no município de São Fidélis.
O conselho possui entidades representativas destas cidades como Crea-RJ, UENF, IFF, Polícia Florestal, Ongs, Associação comercial de São Fidelis, INEA, Prefeitura de Campos dos Goitacazes, de Santa Maria Madalena e São Fidélis. Hoje a receita de Santa Maria está vínculada a atividade turística e em segundo lugar a atividade agropecuária.
André Ilha colocou na reunião que o ponto importânte é rever o atual Plano de Manejo que só possui uma trilha, quando na realidade o parque tem vária trilhas que precisam ser discutidas no novo plano.
Vamos conhecer melhor a Mata Atlântica no Estado do Rio.
Luiz de Pinedo-Representante do IFF no Parque do Desengano."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário