65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, fevereiro 27, 2010
DataFolha: Serra cai 5%, Dilma sobe 5%
Em pesquisa do Datafolha, que está publicada na edição deste domingo do jornal "Folha de São Paulo", aponta que o governador José Serra caiu de 37% para 32% e a ministra Dilma Roussef subiu de 23% para 28%.
Assim a diferença entre ambos foi reduzida em 10%, de 14% para 4% de dezembro para hoje. A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro com 2.623 eleitores maiores de 16 anos.
Com o resultado pode-se dizer que eles estão tecnicamente empatados já que a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.
PS.: Atualizado às 00:32 de 28-02: Ciro Gomes, do PSB, foi de 13 para 12, e Marina Silva, do PV, manteve os mesmos 8 pontos da pesquisa anterior.
No cenário sem Ciro: Serra fica com 38% (tinha 40% neste cenário sem Ciro na pesquisa de dezembro); Dilma atinge 31% (26% neste cenário sem Ciro da pesquisa anterior em dezembro); e Marina Silva fica com 10% (tinha 11% na pesquisa de dezembro).
A conclusão que se tira destes resultados sem a presença de Ciro é que cada vez mais o voto de Ciro vai migrando para Dilma e diminuindo para Serra, o que faz compreender que a retirada paulatina da candidatura dele pareceu ser uma ótima estratégia para o PT.
Num eventual 2º turno a diferença é também de 4%: 45% das intenções de voto para Serra e 41% para Dilma. Em dezembro este números eram: Serra 49%, Dilma, 34%. Ou seja, na simulação de 2º turno a redução da diferença desceu de 15% para 4%.
Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%; seguido de Dilma com 23%; Ciro, com 21%; Aécio, com 20%; e Marina, com 19%.
Ainda na pesquisa Datafolha, o índice de aprovação do presidente Lula ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de dezembro, este índice foi de 72%, o mais alto patamar de popularidade apurado pelo Datafolha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário