Do Diário Oficial de 11 de Fevereiro. Vale uma conferida para saber quanto e onde está sendo investido o dinheiro público na saúde, pela prestação de serviços não atendidos pela rede municipal:
Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.
6 comentários:
Por estas informações a lei 8080/90, que instituiu o SUS, foi modificada ou mesmo revogada e não fomos informados. A rede privada, preferencialmente as instituições filantrópicas, entraria como complementar na rede de saúde. O que vemos é o sucateamento dos hospitais próprios do SUS, no município, ao mesmo tempo que esses contratos são firmados.
Lógica perversa:laboratórios públicos são terceirizado e os privados credenciados
O nosso secretário de saúde o Dr. Paulo Hirano diz que tá tudo ótimo. Ninguém falou pra ele que é preciso competência pra administrar a saúde das pessoas?
Cai fora Paulo Hirano. Além de incompetente, é arrogante. Esta prefeitura tá nem aí pra saúde. Olha o que os vereadores da prefeita fizeram com o Hospital da Baixada. NEGARAM. PIOR PRA ELES QUE VOTARAM NELA.
Tudo em nome de uma maracutaia aqui outra ali. A SAUDE DE CAMPOS MORREU E NÃO FOI ENTERRADA.
Estamos vendo uma total inversão de valores.
Eles estão se lixando pra saude. Que morram os pobres e só vivam eles mesmos.
As leis, os valores não existem pra eles. Passam por cima de tudo e de todos.
Seria bom uma substituição de secretários de saúde. Creio que o Dr. Chicão esteja mais apto para administrar a saúde em Campos que o Dr. Paulo Hirano.
Queremos o Hospital da Baixada, queremos qualidade nos Hospitais Ferreira Machado, no Hospital de Travessão, no Hospital São José, no HGG, nos postos. Queremos atendimento digno, direito a fazer exames, cirurgias. Nossas crianças estão doentes, nossos idosos estão sem atendimento, morrendo rápido.
É isso o que vocês querem? O Laboratório Plínio Bacelar vai fazer exames do SUS? Poi deveria.
Não são só os ricos que tem direitos dona prefeita. Os pobres é que dão o voto pra se eleger, viu?
Roberto Moraes
Ao ler o seu postado “Repasses para prestação de serviços de Saúde pela PMCG” surgiu-me algumas duvidas, que gostaria que alguém me respondesse.
Qual o motivo que leva a prefeitura a sucatear o HGG, inclusive o seu laboratório, que é o maior e mais bem equipado do interior fluminense?
O laboratório do HGG conta com pessoal técnico e equipamentos em numero suficiente para atender toda a demanda do município, e está ocioso. Esse laboratório possui capacidade de realizar todos os exames laboratoriais da rede pública do município (não é necessário terceirizar um só exame). Inclusive o que estão colocando como modernidade (a coleta feita nos postos de saúde) já era feita pelo HGG, a quatro anos atrás, tendo dois veículos somente para recolher o material nos postos e entregar os resultados.
A quem interessa terceirização da saúde publica em Campos e em particular, os exames laboratoriais da rede pública? E porquê?
Porque foi feito contrato de prestação de serviços, se a lei determina que seja realizada licitação?
Porque a prefeitura não investe em manutenção dos equipamentos de diagnostico, como tomógrafo, raio X, endoscópios, etc., que estão quebrados ou com funcionamento precário desde o inicio do governo Rosinha?
Porque investem tanto dinheiro nos hospitais filantrópicos, e deixam os hospitais púbicos serem sucateados e abandonados?
Porque não realizam a manutenção dos equipamentos de ar condicionados das enfermarias do HGG?
Que neste verão senegalês está impondo aos pacientes e funcionários um verdadeiro calvário para enfrentar o calor dentro das enfermarias. Inclusive essas condições insalubres de trabalho poderão acarretar aos profissionais que ali trabalham uma serie de doenças infecciosas, (motivadas pela falta de ventilação nas enfermarias e o uso de ventiladores).
É importante ressaltar que para os pacientes as conseqüências são ainda mais graves. O calor acarreta desidratação e o uso de ventiladores permite o aumento de infecção cruzada, ou seja, os germes que estão em um paciente são levados para o paciente ao lado, que inicialmente não era portador, piorando assim o seu estado geral. É bom lembrar que a maioria dos pacientes são de idosos, que desidratam facilmente e estão em sua maioria com a imunidade baixa.
Devido às condições insalubres, torna-se necessário uma visita urgente da vigilância sanitária e de um médico e de um engenheiro do trabalho, as enfermarias, para atestarem as condições precárias que estão sendo impostas a pacientes e funcionários. Para evitar pareces “chapa branca” é importante ressaltar que tanto a vigilância sanitária quanto o médico e o engenheiro do trabalho devem ser independentes.
Sugiro que os órgãos de classe e/ou entidades sindicais dos enfermeiros e médicos contratem profissionais para elaborarem esses laudos e solicitem a visita da vigilância sanitária federal ou estadual.
Infelizmente por motivos óbvios não poderei me identificar.
Um abraço
Postar um comentário