65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, fevereiro 01, 2010
Rosinha vai ao STF em defesa dos royalties
O blog recebeu a informação através de release enviado pela assessoria do deputado Geraldo Pudim:
"O deputado Federal Geraldo Pudim (PR-RJ) acompanhou, na tarde desta segunda-feira (1º), a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, numa audiência com a Ministra Ellen Garcie, relatora do Mandado de Segurança impetrado pelo parlamentar em dezembro último no Supremo Tribunal Federal (STF). O Mandado tem por objetivo suspender a votação do Projeto de Lei que trata do pré-sal, ao qual foi apresentada emenda de plenário modificando o critério de cálculo para distribuição dos royalties.
“A emenda está eivada de inconstitucionalidade e prejudica os municípios produtores de petróleo, pois, caso o Congresso aprove a emenda, trará perdas significativas nos royalties, pagos aos municípios”, alertou Pudim. Na audiência desta terça-feira, a prefeita de Campos participou como presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).
Na audiência, Rosinha solicitou à Ministra que desse celeridade à apreciação do pedido de liminar contido no Mandado de Segurança. “O PL, além de ferir o Pacto Federativo, levará os municípios produtores a um colapso”, observou a prefeita de Campos. Por enquanto, está marcado para a próxima quarta-feira a votação do projeto do Governo que modifica a forma de distribuição dos royalties do petróleo.
O projeto do Governo, que está para ser votado, destina parte dos royalties aos estados e municípios não produtores. Pudim argumenta que a propriedade da União sobre petróleo e gás natural é limitada. A ação aponta voto do ministro Eros Grau em outro julgamento no Supremo, no qual ele afirma que é um “erro nefasto” confundir “recursos minerais — inclusive os do subsolo, que são bens da União — com o que se extrai (deles)”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Só adianta Rosinha?Onde está Riverton?Carla?Armando? e os demais?.
Onde está nossos senadores(Ambos na minha opinião não trabalham),nossos deputados (que também na minha opinião não trabalha).
Chegou a hora de unirmos nossas forças,RUIM COM ELE PIOR SEM ELE.
Ela tem que fazer isso mesmo.Abriu mão do IPTU como se fosse a grande salvadora da pátria.No dia que acabar a mamata, a senhora Prefeita vai aumentar e muito os impostos.Aguardem.
Gente, pra quê mais royalties?
Já temos o bastante.
O que falta é vergonha na cara desses sem-vergonhas pra administrar direito e parar de dizer que só tem uma casinha na lapa.
Que se dane os royalties. Pra quê?
Eles não fazem nada mesmo.
Nos negaram o direito ao Hospital da Baixada, acho que o valor de 14 milhões é pouco demais pra eles.
Nossa saúde agoniza. Vá a um hospital com seu idoso ou com seu filho doente pra ver onde eles estão colocando os royalites.
Postar um comentário