65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, março 10, 2010
Divergências na interpretação da possível aplicação da Emenda do Ibsen
Há divergências de interpretação sobre o alcance da aplicação da Emenda do deputado gaúcho, Ibsen Pinheiro, que reparte a receita dos royalties para todos os estados e municípios do país. Há quem garanta que ela passaria a valer tanto para o petróleo do pré-sal, quanto o do pós-sal, de águas menos profundas.
Há outros, especialmente da Petrobras, que garantem que o que está em discussão é a questão do regime de partilha, para o petróleo do pré-sal, daí que qualquer decisão hoje, no Congresso Nacional, só valeria para estas novas jazidas.
A Presidência da República e o governo estadual ficam com esta segunda interpretação. Dúvidas, sobre o caso, suscitaria também uma demanda judicial semelhante à da constitucionalidade já levantada.
O blog, que ainda não teve tempo de se esmiuçar na legislação para emitir opinião sobre as duas interpretações, abre o espaço, para o debate de quem está acompanhando o caso de perto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário