65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, março 10, 2010
Opinião do leitor sobre a questão dos royalties
Por e-mail o blog recebeu do Eber Ferreira de Azevedo a seguinte ponderação:
"Roberto,
me encanta ver que há alguns campistas que defendem a redistribuição!
Estes usam como principal argumento a corrupção ou mal uso que se faz da provisão oriunda do petróleo extraído na região.
Recentemente, tive oportunidade de afirmar a uma amiga que argumentava da mesma forma, dizendo que esta situação é similar ao pai de família que descobre que a doméstica em sua casa está roubando ou consumindo os produtos comprados para seus filhos e resolve parar de comprar as guloseimas para que a sua empregada não mais roube o que não lhe pertence... quando o correto seria demissão, e até cadeia, conforme o caso.
Que são, os governantes senão empregados da população, como administradores da coisa pública!!!
Demissão e cadiea para com eles, então, e não torcer para que os royalties cessem, ora essa!
--
Eber Azevedo."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Meu caro Eber!!
Ca...oq?
Ah!!! Vc disse cadeia??
Colarinho branco na cadeia??
Compra-se com o dinheiro dos royaltes o direito de não ser preso, ou vc mora em outro mundo?
Me desculpe, esse argumento não convence quem vive da realidade.
A cadeia pode até servir para a empregada, mas para eles, não!!
Que comparação mais surreal.
Então faça o seguinte:
Continue achando que:
1.os royalties serão bem usados
2.quem roubar vai preso
3.eles estão interessados nos royalties em prol da cidade
4. papai noel e saci-pererê existe.
Já que fez a comparação, daqui a pouco vão argumentar que furtar royalties seria enquadrado como furto famélico ou no princípio da bagatela.
Bicho Possuído
"comedor de royalties"
Caros,
talvez esteja sonhando e almejando utopias, contudo entendo que erros devem ser punidos, e boa parte da não punição de nossos maus políticos é a imobilidade da sociedade.
Não acho de forma alguma que metáforas sejam regras, são simplemsmente ilustrações simples que permitem o entendimentos de algo mais complexo.
De maneira nenhuma considero que será fácil colocar na cadeia corruptos. Mas considero que o que é correto dxeve ser buscado.
Devemos sim cobrar aos nossos políticos que o uso dos royalties sejam feitos a partir de uma discussão ampla com a sociedade (intelectuais, associações, representantes de classe como OAB, CREA, CRESS, CRM e etc).
Afirmo antes de mais nada que amo esta terra e devo defende-la, seja de maus políticos seja daqueles que querem roubar o que é nosso (sejam nossos governantes, deputados com interesses escusos ou de pessoas outras que porum interesse ou outro não desejam que os royalties sejam aplicados aqui).
Amo esta cidade, não nasci aqui mas sou campista de coração.
A propósitos, os senhores de onde são?
Hahahhahah
Essa foi boa! Coitado do Eber... muito inocente.
NEM A OPOSIÇÃO!
Adbu Neme (PSB), Dante Pinto Lucas (PDT) e Jorge Pé no Chão (PT do B). Estes foram os três vereadores que, mesmo se dizendo de oposição, se negaram a apoiar a criação da Câmara a CPI dos Royalties. Proposta pela vereadora petista Odisséia Carvalho e exigida pela esmagadora maioria da população de Campos, para finalmente se saber onde e como este e outros governos municipais aplicaram e aplicam os recursos do petróleo, o requerimento da CPI contou com o apoio apenas do vereador Marcos Bacellar (PT do B).
Sem a presença de Rogério Matoso (PPS), que estava em Brasília, levando a questão dos royalties ao Supremo Tribunal Federal (STF), e com a estranha vacilação de Abdu, Dante e Pé no Chão, Odisséia foi obrigada a se contentar com o requerimento de uma audiência pública, aprovado, mas ainda sem data. O “prêmio de consolo” da audiência foi decidido um pouco antes antes da sessão de ontem, numa reunião da bancada de “oposição”, noticiada com exclusividade pelo blog (aqui). Marcada inicialmente para hoje, a nova reunião da “oposição” foi adiada para a tarde da próxima sexta, dia 12, visando aguardar a chegada de Matoso, que ficou em Brasília para acompanhar hoje a votação da proposta de emenda constitucional para partilha dos royalties, na Câmara Federal.
NOTA OFICIAL DO GABINETE DA VEREADORA ODISSÉIA CARVALHO DO PT.
Por odisseia, em 10-03-2010 – 15h55
Na iminência de perdermos significativa quantia dos royalties, que causaram extremo sacrifício a nossa comunidade, o Gabinete da Vereadora Odisséia do PT, comunica a todos e todas que recorrerá a todos os meios políticos e jurídicos para que se instale na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para apurar as denúncias de que esses recursos foram desperdiçados ao longo de 20 anos.
É fato determinado que essa cidade possui um dos piores índices de IDH do Estado e do País, e o fato de haver milhares de famílias inscritas em programas de renda mínima, tanto municipais(cheque-cidadão), quanto federais(bolsa-família)é prova irrecusável de que o dinheiro(mais de 6 bilhões de reais, nos últimos 10 anos), não prestou ao fim o qual deveria se destinar, o bem da população, principalmente, os mais carentes.
É fato determinado que a municipalidade não desenvolveu ou incentivou, como todo esse dinheiro, a criação de empregos, ou alternativas sustentáveis de desenvolvimento, limitando-se a entregar esse dinheiro a fundo perdido em aventuras empresariais como fábricas de fraldas e macarrão, dentre outras, que nunca reverteram em tributos e em postos de trabalho, os milhões ali alocados.
É fato determinado que as mesmas empresas denunciadas nos esquemas da Campos Luz, Fundação da Infância e Juventude e Fundação Zumbi, continuam a contratar com o poder público municipal, ainda que pesem suspeitas das licitações que participaram, o que configura por si só, um ato de que põe em risco o erário.
É fato determinado que até hoje, com quase um ano de funcionamento, a sociedade não saiba quantos milhões são repassados às empresas de transporte coletivo, no programa Cartão Cidadão.
É fato determinado que o atendimento de saúde não é condizente com uma cidade que tem orçamento aproximado de 1.4bilhão de reais.
É fato determinado que a terceirização da merenda, com o valor por aluno dez vezes superior ao que era destinado a alimentação, que inclusive foi premiada, nacionalmente, é um indício de que os recursos estão a serviço de alimentar outros interesses.
O que precisamos, então, determinar, é quem, onde, quando e por que, recebemos bilhões, e vivemos de esmolas.
Conclamamos a sociedade civil organizada, sindicatos, associações de moradors, universitários, estudantes secundaristas, conselhos de classe, e todos os que desejam romper de uma vez com os laços do atraso e do passado.
A CPI é o instrumento onde podemos sacudir as entranhas deste “monstro devorador de verbas públicas” que se tornou as nossas administrações,demonstrando total irresponsabilidade com o dinheiro público.
Temos a responsabilidade e o dever de lutar pela transparência do uso desses recursos,sabermos como e onde estão sendo aplicados.
Quem não luta por seus direitos, vive à espera de favores.
Odisséia Carvalho,
Vereadora do PT/Campos dos Goytacazes
Ora, quem apareceu...Odisséia.
Ela deve saber muiiito sobre a matéria, pois fez parte do (des)governo Arnaldo Viana...Assim, vamos perder os royaltes e muito mais...
Eber, eu estava pensando desta forma e acho que você me convenceu também do contrário. Precisamos então ver como se dará esta questão prática do IMPECHEAMENT DOS LADRÕES EM QUESTÃO.
Só pra verificar o vislumbre de tal pessoa acabei de ver no comentário sobre a reunião deles hoje em Brasília onde ela diz: " que a federação está quebando e falindo os municípios"... que cara de pau. Alguém pode dar uma coça de gurumbumba nesta hipócrita?
Vamos mesmo para as ruas. Parece que muitas pessoas estão pensando assim. Então a hora é essa. Independente deste dinheiro vir ou não. Não existe competência nesta prefeitura. É só dar uma passadinha rápida pelos hospitais, tá bom, não precisamos ir tão longe, vamos aos postos de saúde...
E me digam o que estão vendo. QUEREMOS SABER SENHORA ONDE APLICOU OS MILHÕES QUE ENTRARAM ATÉ AGORA?
Que decepção ester opositores da prefeita. O que está acontecendo? Queremos o impecheament já. Ou fechamos as portas, ou fechamos a sportas desta imundície que está a prefeitura de Campos.
Já não basta a corja deles terem votado contra o Hospital da Baixada e agora mais essa. Tá todo mundo com o rrrrrbo preso? Qual é?QUE DECEPÇÃO. DEPOIS VOCÊS QUEREM OS NOSSOS VOTOS. TÃO COM MEDO DE QUE?
Todos comprometidos, todos em cima do muro. Quem vai governar Campos no caso de um IMPEACHMENT? Temos que começar a pensar seriamente nisso? Chicão?
Voto por novas eleições, que interditem o município de Campos. Principalmente depois deste escândalo dos bons, que foi só o começo... Tem muito vindo por aí. Outras empreiteiras investigadas do Rio, essa tal Oriente que surgiu por aqui agora já vem acompanhando o casal desde 2001 e muitas outras.
Postar um comentário